Site icon Ciclismo Mundial

Daan Hoole surpreende e conquista etapa 10 do Giro d’Italia!

PISA, ITALY - MAY 20: Daan Hoole of Netherlands and Team Lidl - Trek competes during the 108th Giro d'Italia 2025, Stage 10 a 28.6km individual time trial stage from Lucca to Pisa / #UCIWT / on May 20, 2025 in Pisa, Italy. (Photo by Dario Belingheri/Getty Images)

O campeão neerlandês Daan Hoole (Lidl – Trek) venceu a décima etapa do Giro d’Italia, um contrarrelógio de 28.6km entre Lucca e Pisa, após marcar um fantástico tempo de 32:30. Hoole bateu os britânicos Joshua Tarling (Ineos Grenadiers) e Ethan Hayter (Soudal Quick-Step) por 7s e 10s, respetivamente, para estrear-se a vencer no World Tour. A chuva marcou o contrarrelógio dos candidatos à geral, mas o mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) manteve a Maglia Rosa.

Tempo canhão de Daan Hoole

A décima etapa do Giro d’Italia começou com Alexander Krieger (Tudor Pro Cycling Team), mas o alemão acabou por ser ultrapassado por Jensen Plowright (Alpecin – Deceuninck) que registou o primeiro tempo na meta de 35:44. Michael Hepburn (Team Jayco-AlUla) conseguiu marcar um bom tempo de 33:20. Ethan Hayter mostrou-se muito bem e conseguiu marcar um excelente tempo de 32:40. Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team) registou também um bom tempo de 33:24.

Edoardo Affini (Team Visma | Lease a Bike) ficou um pouco abaixo das expectativas, mas ainda marcou um belo tempo de 32:54. Daan Hoole vinha a voar e acabou por registar o melhor tempo do dia de 32:30. Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) registou também um bom tempo de 33:14. Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike) ficou abaixo das expectativas e marcou apenas o tempo de 33:39.

Vento começa a ter impacto no contrarrelógio

Joshua Tarling entrou com tudo no contrarrelógio, mas a mudança do vento pode não ter ajudado o campeão britânico na fase final. Tarling ainda marcou um excelente tempo de 32:37, mas ficou a 7s de Daan Hoole. Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG) perdeu algum tempo por causa de um problema mecânico. O australiano foi obrigado a trocar de bicicleta, mas ainda marcou um belo tempo de 33:07. Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) registou o tempo de 37:06.

Marco Frigo (Israel – Premier Tech) mostrou-se num ótimo nível e conseguiu marcar o tempo de 33:17. Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step) tinha também um bom percurso para si e conseguiu registar um belo tempo de 32:53. Depois do tempo perdido no sterrato, Max Poole (Team Picnic PostNL) tentava recuperar alguns lugares e marcou um bom tempo de 33:34. Derek Gee (Israel – Premier Tech) tentavam também ganhar lugares na geral e registou uma boa marca de 33:30.

Chuva aparece e dificulta ainda mais o contrarrelógio dos candidatos à geral

Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) tentava minimizar as perdas e marcou o tempo de 34:58. Mathias Vacek (Lidl – Trek) não teve o dia que pretendia e registou apenas o tempo de 35:21. Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) ainda conseguiu marcar um bom tempo de 33:58. Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) tentava também minimizar as perdas e marcou o tempo de 35:03.

Mesmo com a chuva cada vez mais forte, Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) sabia que tinha uma excelente oportunidade para recuperar alguns segundos. O esloveno mostrou-se muito bem e conseguiu marcar um bom tempo de 33:45. Adam Yates e Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG) registaram os tempos de 34:57 e 34:53, respetivamente. Egan Bernal (Ineos Grenadiers) sofreu uma queda na fase inicial do contrarrelógio. O campeão colombiano tinha agora de minimizar as perdas e acabou por marcar o tempo de 35:28.

Isaac Del Toro consegue segurar a Maglia Rosa

Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike) parece estar a entrar num bom momento de forma. O britânico defendeu-se muito bem e conseguiu registar o tempo de 34:13. Giulio Ciccone (Lidl – Trek) e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) tentavam minimizar as perdas e marcaram os tempos de 35:18 e 35:22, respetivamente. Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) e Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) defenderam-se bem na chuva e marcaram os tempos de 34:23 e 34:04, respetivamente. Isaac Del Toro foi o último a partir e registou o tempo de 34:52.

Afonso Eulálio foi 150º a 4:36.

Isaac Del Toro manteve a liderança da classificação geral e da juventude do Giro d’Italia. O mexicano tem agora 25s de vantagem sobre Juan Ayuso e 1:01 sobre Antonio Tiberi. Primoz Roglic é agora 5º, na geral, a 1:18. Mads Pedersen (Lidl – Trek) segue líder dos pontos e Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) da montanha.

Isaac Del Toro segue o Maglia Rosa do Giro d’Italia (Foto: Giro d’Italia)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Exit mobile version