Site icon Ciclismo Mundial

Demi Vollering vence em Donostia e conquista Itzulia Women!

A neerlandesa Demi Vollering (FDJ-Suez) venceu a última etapa da Itzulia Women, uma ligação de 112.6km com partida e chegada em Donostia, após isolar-se a 14km da meta. A canadiana Sarah Van Dam (Ceratizit Pro Cycling Team) foi segunda e a belga Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team) terceira, ambas a 55s. Vollering confirmou o seu grande momento de forma e fez história ao vencer pela terceira vez a Itzulia Women.

Etapa com ritmo alto desde os kms iniciais

A última etapa da Itzulia Women começou com um ritmo alto e nenhuma ciclista tentou sair do pelotão. Ao km 34.5, as ciclistas entraram no Jaizkibel, com 7.9km a 5.6%. O ritmo da corrida aumentou e o pelotão ficou reduzido a cerca de 30 ciclistas. Amanda Spratt (Lidl – Trek) acabou por ser a primeira a passar no topo da subida. Após a subida, o ritmo baixou e várias ciclistas conseguiram reentrar no pelotão.

A 54km do fim, Celia Le Mouel (Ceratizit Pro Cycling Team) e Sara Martin (Movistar Team) atacaram e formaram a fuga do dia. As duas conseguiram uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão. 17km depois, Sara Martin foi a mais forte no primeiro sprint intermédio do dia. Stina Kagevi (Team Coop – Repsol) saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para as duas da frente. A 32km do fim, a jovem sueca foi alcançada. Poucos kms depois, Sara Martin foi novamente a mais forte no último sprint intermédio do dia.

Corrida parte na Mendizorrotz

A 18km da meta, as duas da frente foram alcançadas. 1.6km depois, as ciclistas entraram no Mendizorrotz, com 6.4km a 5.2%. Léa Curinier (FDJ-Suez) impunha um forte ritmo no pelotão. Logo a seguir, Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) acelerou e foi seguida por Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM zondacrypto) e Demi Vollering. A 15km da meta, Vollering aumentou o ritmo e Mavi acabou por ceder. Poucos metros depois, Niedermaier também deixou de ter capacidade para seguir a neerlandesa.

A 10km da meta, Demi Vollering foi a primeira a passar no alto da última contagem do dia. A neerlandesa tinha uma vantagem de 50s sobre Antonia Niedermaier. Um grupo composto por Mischa Bredewold (Team SD Worx – Protime), Dilyxine Miermont e Sarah Van Dam (Ceratizit Pro Cycling Team), Justine Ghekiere, Mavi Garcia, Evita Muzic (FDJ-Suez), Isabella Holmgren e Amanda Spratt (Lidl – Trek), Thalita De Jong (Human Powered Health), Karolina Perekitko e Nadia Gontova (Winspace Orange Seal), Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck), Urksa Zigart (AG Insurance-Soudal Team), Maud Oudeman (Team Visma | Lease a Bike) e Petra Stiasny (Roland) estava a 1:10 da frente da corrida.

Super Demi Vollering em Donostia

O terceiro grupo acabou por partir na descida e, a cerca de 3km da meta, Sarah Van Dam, Justine Ghekiere, Evita Muzic, Thalita De Jong, Mischa Bredewold, Mavi Garcia e Amanda Spratt conseguiram fazar a ponte para Antonia Niedermaier. Demi Vollering manteve o seu ritmo e conquistou assim a última etapa da Itzulia Women. No km final, Van Dam e Ghekiere saltaram do grupo perseguidor e a canadiana conseguiu ser mais forte ao sprint que a belga para ser segunda a 55s.

Demi Vollering é assim a grande vencedora da Itzulia Women, batendo Mischa Bredewold por 48s e Sarah Van Dam por 1:01. Vollering também ganhou a montanha e Bredewold ganhou os pontos. Antonia Niedermaier foi a melhor jovem e a Ceratizit Pro Cycling Team a melhor equipa.

O pódio da Itzulia Women com Mischa Bredewold, Demi Vollering e Sarah Van Dam (Foto: SprintCyclingAgency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Exit mobile version