O dinamarquês Tobias Svarre (Seleção da Dinamarca) venceu a terceira etapa do Orlen Nations Grand Prix, uma ligação de 138.6km entre Ustrzski Dolne e Arlamow, batendo ao sprint o esloveno Erazem Valjavec (Seleção da Eslovénia). O polaco Mateusz Gajdulewicz (Seleção da Polónia) completou o pódio a 7s. O austríaco Marco Schrettl (Seleção da Áustria) foi quarto a 13s e é o novo líder da classificação geral.
Aventura da fuga do dia
A terceira etapa do Orlen Nations Grand Prix começou com Dawid Lewandowski (Seleção da Polónia), Mil Morang (Seleção do Luxemburgo), Stef Koning (Seleção dos Países Baixos), Anders Sorensen (Seleção da Dinamarca), Jaka Marolt (Seleção da Eslovénia), Markus Maeuibo (Seleção da Estónia) e Ville Merlow (Seleção da Suécia) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia.
Ao km 28, Maeuibo foi o mais forte no sprint intermédio do dia. Poucos kms depois, Colin Savioz (Seleção da França) e Eivind Fougner (Seleção da Noruega) chegaram ao grupo da frente. A fuga do dia conseguiu uma vantagem de 1:50 sobre o pelotão. A cerca de 50km do fim, Lewandowski, Marolt e Savioz atacaram e conseguiram uma vantagem de 50s, o resto dos ciclistas que estavam na fuga do dia foram alcançados.
A cerca de 30km do fim, Lewandowski e Savioz deixaram de ter capacidade para seguir Marolt. 10km depois, Lewandowski e Savioz foram alcançados. O pelotão impunha um forte ritmo e começava a perder elementos. Poucos kms depois, Marolt foi também alcançado.
Tobias Svarre é o mais forte na subida final e Marco Schrettl sobe à liderança
A cerca de 10km da meta, Tobias Svarre e Marco Schrettl atacaram e ganharam um espaço importante. Erazem Valjavec e Mateusz Gajdulewicz também saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o dinamarquês e o austríaco. A 6km da meta, os dois perseguidores fizeram a ponte para o duo da frente. 2km depois, o reduzido pelotão estava a 50s dos quatro da frente.
A 1.6km da meta, os ciclistas entraram na subida final que tem uma pendente média de 6.9%. Tobias Svarre e Erazem Valjavec conseguiram largar Mateusz Gajdulewicz e Marco Schrettl. Nos metros finais, Svarre foi mais forte ao sprint que Valjavec para conquistar assim a etapa 3 do Orlen Nations Grand Prix. Gajdulewicz foi terceiro a 7s e Schrettl quarto a 13s.
Lucas Lopes (Seleção de Portugal) fez uma excelente etapa e foi 12º a 59s. Duarte Domingues (Seleção de Portugal) foi 24º a 1:10. Tiago Santos (Seleção de Portugal) foi 64º a 8:39 e João Martins (Seleção de Portugal) 98º a 11:11.
Marco Schrettl é o novo líder da geral e parte para a etapa final do Orlen Nations Grand Prix com 40s sobre Ludovico Mellano (Seleção da Itália) e 44s sobre Filippo Turconi (Seleção da Itália).
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Orlen Nations Grand Prix
