O francês Pierre Gautherat (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a terceira etapa do 4 Jours de Dunkerque, uma ligação de 154km entre Valenciennes e Famars, após surpreender com um ataque a 1.5km da meta. O pelotão ainda fechou o espaço, nos últimos metros, com o britânico Jake Stewart (Israel – Premier Tech) a ser segundo. O francês Axel Zingle (Team Visma | Lease a Bike) fechou o pódio e segue líder da geral.
Forte ritmo desde os kms iniciais
A terceira etapa do 4 Jours de Dunkerque começou com um ritmo e, logo nos primeiros kms, alguns cortes aconteceram no pelotão. Ao km 18, no primeiro sprint intermédio do dia, Raul Garcia Pierna (Arkea-B&B Hotels) foi o mais forte. 8km depois, Abram Stockman (Unibet Tietema Rockets) foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. Poucos kms depois, Antoine Huby e Casper Pedersen (Soudal Quick-Step), Javier Ibanez (Caja Rural – Seguros RGA) e Killian Théot (Van Rysel – Roubaix) atacaram e formaram a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 3:00.
A 61km do fim, a fuga do dia foi alcançada. Logo a seguir, William Blume Levy (Uno-X Mobility) saltou do pelotão e conseguiu uma vantagem de 30s. A 52km do fim, Fernando Gaviria (Movistar Team), Samuel Leroux (Team TotalEnergies), Cedric Beullens (Lotto), Michael Schwarzmann (Israel – Premier Tech), Ceriel Desal (Wagner Bazin WB) e Kenny Molly (Van Rysel – Roubaix) fizeram a ponte para Blume Levy. 4km depois, o grupo da frente acabou por ser alcançado.
A 43km do fim, Ben Swift (Ineos Grenadiers), Alec Segaert (Lotto) e Matis Louvel (Israel – Premier Tech) atacaram e conseguiram uma vantagem de 50s. 13km depois, Ben Swift perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. A 28km do fim, os dois da frente foram também alcançados. 7km depois, Gil Gelders (Soudal Quick-Step) saiu do pelotão e conseguiu uma pequena vantagem. A 12km da meta, o jovem belga acabou por ser alcançado. 4km depois, novos ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso.
Grande ataque de Pierre Gautherat
A 2.5km da meta, Alberto Bettiol (XDS Astana Team) conseguiu um ligeiro espaço, mas foi rapidamente alcançado. Os ataques continuaram, mas nenhum ciclista estava a conseguir isolar-se. 1km depois, Pierre Gautherat aproveitou a marcação no pelotão para atacar e ganhou um espaço importante. O jovem francês aguentou o forte sprint de Jake Stewart, nos últimos metros, para conquistar assim a etapa 3 do 4 Jours de Dunkerque. Axel Zingle foi mais forte que Tobias Lund Andresen (Team Picnic PostNL) e Lewis Askey (Groupama – FDJ) para fechar o pódio.
Ruben Guerreiro (Movistar Team) chegou no pelotão e foi 24º.
Axel Zingle manteve a liderança da classificação geral e dos pontos do 4 Jours de Dunkerque. Kenny Molly segue líder da montanha e Pierre Gautherat é o novo líder da juventude.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images
