Site icon Ciclismo Mundial

Juan Ayuso vence primeira chegada em alto do Giro d’Italia! Primoz Roglic é o novo líder!

O espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates – XRG) venceu a sétima etapa do Giro d’Italia, uma ligação de 168km entre Castel di Sangro e Tagliacozzo, após protagonizar um grande ataque a cerca de 600 metros da meta. O mexicano Isaac Del Toro impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para ser segundo a 4s e completar a dobradinha da UAE Team Emirates – XRG. O campeão colombiano Egan Bernal (Ineos Grenadiers) fechou o pódio. O esloveno Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) foi quarto a 4s e é o novo Maglia Rosa.

Começo ofensivo, mas fuga consegue formar-se

A sétima etapa do Giro d’Italia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 7, na primeira contagem do dia, Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale), Christian Scaroni (XDS Astana Team), Alessandro Tonelli (Team Polti VisitMalta), Gianmarco Garofoli (Soudal Quick-Step) e Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacaram e formaram a fuga do dia.

Ao km 20, Paul Double (Team Jayco-AlUla) e Gijs Leemreize (Team Picnic PostNL) fizeram a ponte para o grupo da frente. 19km depois, Alessandro Tonelli foi o mais forte no primeiro sprint intermédio do dia. Os sete da frente conseguiram uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão que era comandado pela Red Bull – Bora – hansgrohe. Ao km 70, na segunda contagem do dia, Paul Double foi o primeiro a passar no topo. O ritmo do pelotão baixou ligeiramente e a vantagem da fuga aumentou para 3:00.

Problemas para Romain Bardet e David Gaudu e fuga é alcançada já na subida final

A 64km do fim, na terceira contagem do dia, Paul Double foi o primeiro a passar no alto. 11km depois, Alessandro Tonelli foi o mais forte no segundo sprint intermédio do dia. A 41km do fim, Romain Bardet (Team Picnic PostNL) e David Gaudu (Groupama – FDJ) ficaram envolvidos numa queda. O pelotão impunha agora um forte ritmo e não iria ser fácil para os dois franceses reentrar no pelotão. Poucos kms depois, Christian Scaroni teve um problema mecânico, mas conseguiu reentrar no grupo da frente.

A 29km do fim, Romain Bardet conseguiu reentrar no pelotão. 10km depois, David Gaudu também conseguiu reentrar no pelotão. A 13km da meta, Manuele Tarozzi conquistou a pontuação máxima no km red bull. 1.1km depois, os ciclistas entraram na subida final em Tagliacozzo, com uma pendente média de 5.5%. Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) mostrava-se muito bem no pelotão a proteger Antonio Tiberi e Damiano Caruso. Mads Pedersen (Lidl – Trek) rapidamente perdeu o contacto com o pelotão.

A 10km da meta, Gijs Leemreize, Paul Double e Christian Scaroni cederam e foram alcançados. Cerca de 5km depois, os quatro da frente foram alcançados. Afonso Eulálio aumentou o ritmo do pelotão em prol de Antonio Tiberi. A 4km da meta, o português abriu para o lado, depois de um grande trabalho. 1km depois, Romain Bardet não estava no seu melhor por causa da queda e acabou por ceder.

Poderoso ataque de Juan Ayuso

A 2km da meta, no início da fase mais dura da subida, a UAE Team Emirates – XRG impunha um forte ritmo no pelotão. Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) e David Gaudu começava a passar dificuldades. Cerca de 800 metros depois, Giulio Ciccone (Lidl – Trek) atacou, mas Egan Bernal não deixou o italiano ganhar um espaço importante. Primoz Roglic estava no grupo principal, mas não seguia bem colocado.

A 800 metros da meta, Egan Bernal atacou e Isaac Del Toro fechou o espaço. 200 metros depois, Juan Ayuso atacou e ninguém teve capacidade para seguir o jovem espanhol que acabou por conquistar assim a etapa 7 do Giro d’Italia. Isaac Del Toro bateu ao sprint Egan Bernal e Primoz Roglic para ser segundo a 4s. Giulio Ciccone, Antonio Tiberi, Damiano Caruso e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) também chegaram a 4s. Max Poole (Team Picnic PostNL) fez uma bela subida e chegou com Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) e Simon Yates (Team Visma | Lease a Bike) a 8s. Tom Pidcock perdeu 34s e David Gaudu 51s.

Afonso Eulálio foi 72º a 7:02.

Primoz Roglic é o novo líder da geral do Giro d’Italia e tem 4s de vantagem sobre, o melhor jovem, Juan Ayuso e 9s sobre Isaac Del Toro. Mads Pedersen segue líder dos pontos e Lorenzo Fortunato da montanha.

Primoz Roglic volta a envergar a Maglia Rosa no Giro d’Italia

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Giro d’Italia

Exit mobile version