O italiano Ludovico Mellano (Seleção da Itália) venceu a segunda etapa do Orlen Nations Grand Prix, uma ligação de 144km entre Jaroslaw e Arlamow, batendo ao sprint o seu compatriota Filippo Turconi (Seleção da Itália) e o austríaco Marco Schrettl (Seleção da Áustria). Com a vitória na etapa, Mellano subiu assim à liderança da geral.
Corrida bastante ofensiva desde os kms iniciais
A segunda etapa do Orlen Nations Grand Prix começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 30, Stef Koning (Seleção dos Países Baixos) e Storm Ingebrigtsen (Seleção da Noruega) atacaram e formaram a fuga do dia. Os dois conseguiram uma vantagem de 1:10 sobre o pelotão.
A cerca de 75km do fim, Sacha Bergaud (Seleção da França) fez a ponte para os dois da frente. Os ataques continuaram e Hugo Aznar (Seleção da Espanha), Anders Sorensen (Seleção da Dinamarca), Edoardo Zamperini, Filippo Turconi, Ludovico Mellano e Dario Belletta (Seleção da Itália) Oliver Peace (Seleção da Grã-Bretanha), Otto van Zanden (Seleção dos Países Baixos), Nicola Schleuniger e Roman Holzer (Seleção da Suíça), Benjamin Eckerstorfer e Marco Schrettl (Seleção da Austria) e Patryk Goszczurny (Seleção da Polónia) tentavam fazer a ponte para o trio da frente. Koning cedeu e foi alcançado pelotão.
A 55km do fim, Ingebrigtsen e Bergaud tinham uma vantagem de 50s sobre os oito perseguidores e de 2:00 sobre o pelotão. Poucos kms depois, Bergaud sofreu uma queda e foi alcançado pelo grupo perseguidor. 20km depois, Ingebrigstsen seguia isolado, mas só tinha uma vantagem de 20s sobre os perseguidores.
Ludovico Mellano triunfa em Arlamow
A cerca de 20km da meta, Ingebrigstsen foi alcançado pelo grupo perseguidor. O pelotão seguia a mais de 2:00. Poucos kms depois, ataques aconteceram na dianteira e Ludovico Mellano, Filippo Turconi, Oliver Peace, Marco Schrettl e Otto van Zanden acabaram por se isolar. Dario Belletta, Edoardo Zamperini, Roman Holzer, Hugo Aznar e Benjamin Eckerstorfer juntaram-se na perseguição grupo da frente.
A 5km da meta, os cinco da frente tinham 50s de vantagem sobre os perseguidores e 1:50 sobre o pelotão. 3.4km depois, os ciclistas entraram na subida final de 1.6km a 6.9%. Oliver Peace e Otto van Zanden acabaram por perder o contacto com o grupo da frente. Nos metros finais, Ludovico Mellano foi mais forte ao sprint que Edoardo Zamperini e Marco Schrettl para conquistar assim a etapa 2 do Orlen Nations Grand Prix.
Lucas Lopes (Seleção de Portugal) foi o melhor português em 27º a 1:45. Duarte Domingues (Seleção de Portugal) foi 36º a 2:05. Tiago Santos (Seleção de Portugal) foi 86º a 11:11 e João Martins (Seleção de Portugal) 118º a 11:12.
Ludovico Mellano é assim o novo líder da classificação geral do Orlen Nations Grand Prix. A Seleção da Itália lidera agora coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Orlen Nation Grand Prix
