Site icon Ciclismo Mundial

Cat Ferguson conquista Navarra Elite Classics após sprint demolidor!

PAMPLONA, SPAIN - MAY 14: Cat Ferguson of Great Britain and Movistar Team celebrates at finish line as race winner during the 5th Navarra Women's Elite Classics 2025 a 134.4km one day race from Pamplona to Pamplona on May 14, 2025 in Pamplona, Spain. (Photo by Szymon Gruchalski/Getty Images)

A jovem britânica Cat Ferguson (Movistar Team) venceu a Navarra Elite Classics, uma clássica de 134,4km com partida e chegada em Pamplona, batendo ao sprint a italiana Soraya Paladin (Canyon//SRAM zondacrypto) e a americana Ruth Edwards (Human Powered Health). Ferguson confirmou mais uma vez o seu grande talento e somou a sua primeira vitória da temporada.

Ritmo alto desde os kms iniciais

A Navarra Elite Classics começou com um ritmo alto. A Lidl – Trek e a UAE Team ADQ mostravam-se ativas na frente do pelotão. Giorgia Vettorello (Roland) conseguiu sair do pelotão e ganhou uma vantagem de cerca de 1:00. A 80km do fim, a italiana acabou por ser alcançada. Alguns kms depois, o ritmo da corrida aumentou e o pelotão começava a perder elementos.

A 53km do fim, Eukene Larrarte (Massi Baix Ter Women’s Team) e Nicole Steinmetz (Eneicat – CMTeam) atacaram e conseguiram uma vantagem de 1:30. 12km depois, Steinmetz atacou e conseguiu um pequeno espaço. A 37km do fim, Larrarte juntou-se novamente à americana na frente da corrida. 9km depois, as duas da frente acabaram por ser alcançadas. Logo a seguir, vários ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante. O ritmo seguiu elevado e o pelotão ficou reduzido a cerca de 30 ciclistas.

Jovem talento britânica regressa às vitórias

A 17km da meta, Monica Colonel (Liv AlUla Jayco) atacou e foi seguida por Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM zondacrypto), Paula Patino (Movistar Team) e Ane Santesteban (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi). As quatro conseguiram uma vantagem de cerca de 15s. 4km depois, as quatro acabaram por ser alcançadas. Logo a seguir, Nadia Gontova (Winspace Orange Seal) atacou, mas não conseguiu isolar-se. A chuva estava cada vez mais forte e começava a ter cada vez mais impacto na corrida.

A 9km da meta, Paula Blasi (UAE Team ADQ) atacou a descer e conseguiu um ligeiro espaço. 1km depois, a jovem espanhola sofreu uma queda e foi obrigada a abandonar a corrida. Poucos kms depois, alguns ataques aconteceram no reduzido pelotão, mas a Movistar Team e a Human Powered Health não deixaram nenhuma ciclista ganhar um espaço importante.

Nos metros finais, Cat Ferguson lançou o sprint final e não deu hipótese para conquistar assim a sua primeira vitória da temporada na Navarra Elite Classics! Soraya Paladin foi mais forte que Ruth Edwards e Caroline Andersson (Liv AlUla Jayco) para ser segunda. Destaca-se a boa corrida da jovem sueca Karin Soderqvist (Massi Baix Ter Women’s Team) que foi 14ª.

O pódio da Navarra Elite Classics com Soraya Paladin, Cat Ferguson e Ruth Edwards

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Exit mobile version