O neerlandês Danny van Poppel (Red Bull – Bora – hansgrohe) venceu a primeira etapa do Tour de Hongrie, uma ligação de 210km entre Budapest e Gyor, batendo ao sprint o alemão Tim Torn Teutenberg (Lidl – Trek) e o seu compatriota Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla). van Poppel regressou aos triunfos quase 2 anos depois e é assim o primeiro camisola amarela.
Aventura da fuga do dia
A primeira etapa do Tour de Hongrie começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 20, Siebe Deweirdt (Team Flanders – Baloise), Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines), Matteo Ambrosini (MBH Bank Ballan CSB) e Janos Pelikan (Team United Shipping) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão. 24km depois, na primeira contagem do dia, Deweirdt foi o primeiro a passar no topo. Ao km 100, no primeiro sprint intermédio do dia, Pelikan foi o mais forte.
A cerca de 60km do fim, Rui Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) ficou envolvido numa queda, mas o português reentrar no pelotão. 20km depois, Deweirdt foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. A 15km do fim, Pelikan foi o mais forte no segundo sprint intermédio do dia. Logo a seguir, Vanthourenhout e Pelikan perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançados. A 6km da meta, os dois sobreviventes da fuga do dia foram também alcançados. Frederik Wandahl (Red Bull – Bora – hansgrohe) ficou envolvido numa queda e tentava perder os menos segundos possíveis.
Poderoso sprint de Danny van Poppel
Nos kms finais, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) mostrava-se muito bem e tentava manter Sebastian Molano (UAE Team Emirates – XRG) bem colocado. A cerca de 300 metros da meta, após a última curva, Danny van Poppel lançou o sprint e conseguiu um espaço importante. Ninguém conseguiu fechar o espaço para o neerlandês que venceu assim a etapa 1 do Tour de Hongrie. Tim Torn Teutenberg foi mais forte que Dylan Groenewegen para ser segundo.
Ivo Oliveira e Rui Oliveira chegaram no pelotão e foram 21º e 110º, respetivamente.
Danny van Poppel é assim o primeiro líder da classificação geral e dos pontos do Tour de Hongrie. Siebe Deweirdt é o primeiro líder da montanha e a Lidl – Trek lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Vanik Zoltán / Tour de Hongrie
