O francês Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a Tro-Bro Leon, uma clássica de 203km com partida e chegada em Lannilis, após cruzar a linha de meta lado a lado com o seu compatriota e colega de equipa Pierre Gautherat (Decathlon AG2R La Mondiale). Valentin Madouas (Groupama – FDJ) completou o pódio francês a 19s. Tronchon confirmou o seu bom momento de forma e regressou aos triunfos quase 3 anos depois.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A Tro-Bro Leon começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 20, Alex Aranburu (Cofidis) acabou por abandonar a corrida. O espanhol sofreu uma queda feia ontem no GP de Plumelec-Morbihan e de certeza que não estava nas melhores condições. Cerca de 15km depois, Rudy Molard (Groupama – FDJ), Victor van de Putte (Lotto), Baptiste Vadic (Team TotalEnergies), Fabien Lienhard (Tudor Pro Cycling Team), Sergio Meris (Unibet Tietema Rockets), Hugo de la Calle (Burgos Burpellet BH) e Axel Mariault (CIC U Nantes) atacaram e formaram a fuga do dia.
Por volta do km 60, Kevin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) teve um problema mecânico, mas conseguiu reentrar no pelotão. A fuga do dia tinha uma vantagem de cerca de 4:00 sobre o pelotão. 40km depois, a chuva intensificou e deixou os setores de sterrato ainda mais difíceis. O ritmo do pelotão aumentou e Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) e Iván Garcia Cortina (Movistar Team) acabaram por ceder.
Corrida bastante partida e fortes nomes começam a mexer
A 80km do fim, Rudy Molard perdeu o contacto com o grupo da frente por causa de um furo. Valentin Madouas também sofreu um furo, mas conseguiu reentrar no pelotão. 9km depois, Molard foi alcançado. A 69km do fim, Madouas sofreu novo furo. O francês chegou a estar mais de 1:30 atrasado, mas conseguiu reentrar novamente no pelotão. 14km depois, Bastien Tronchon atacou e fez a ponte para o grupo da frente. Vadic acabou por ser ceder e foi alcançado.
A 50km do fim, Riley Sheehan (Israel – Premier Tech) e Aubin Sparfel (Decathlon AG2R La Mondiale) sofreram uma queda e perderam o contacto com o pelotão. 2km depois, Bastien Tronchon acelerou e foi apneas seguido por De la Calle. O resto dos ciclistas que estavam na dianteira acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, Cees Bol (XDS Astana Team) atacou e tentava fazer a ponte para o duo da frente. A 46km do fim, De la Calle cedeu e recebeu a companhia de Bol. 4km depois, Tronchon cometeu um erro e foi pelo lado errado do percurso. O francês acabou assim por ser alcançado por De la Calle e Bol.
Furos e problemas mecânicos começam a ter ainda mais impacto na corrida
A 35km do fim, Tronchon, De la Calle e Bol foram alcançados por um reduzido pelotão. 8km depois, Fred Wright (Bahrain Victorious) atacou e conseguiu um pequeno espaço. A 23km do fim, Valentin Madouas fez a ponte para o britânico, mas os dois foram rapidamente alcançados. Logo a seguir, Kevin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) atacou e conseguiu isolar-se.
A 18km da meta, Fredrik Dversnes (Uno-X Mobility) passou direto por Vauquelin. O francês sofreu um furo e teve de esperar pelo carro da sua equipa, que estava atrás de um pequeno grupo que era composto por Valentin Madouas e Lewis Askey (Groupama – FDJ), Cees Bol, Hugo de la Calle, Lucas Eriksson (Tudor Pro Cycling Team), Vlad Van Mechelen (Bahrain Victorious), Pierre Gautherat, Rasmus Tiller (Uno-X Mobility), Fred Wright e Florian Dauphin (Team TotalEnergies). Vauquelin ainda teve de trocar de bicicleta e recebeu a companhia de Bastien Tronchon, que tentava também reentrar no grupo perseguidor, depois de ter sofrido um problema mecânico.
Azar da Fredrik Dversnes dá dobradinha à Decathlon AG2R La Mondiale na Tro-Bro Leon
A 9km da meta, Kevin Vauquelin e Bastien Tronchon reentraram no grupo perseguidor. Fredrik Dversnes seguia isolado e tinha uma vantagem de 30s. 1.5km depois, Tronchon e Pierre Gautherat aceleraram no grupo perseguidor e foram apenas seguidos por Anthony Turgis e Valentin Madouas. Poucos metros depois, Turgis e Madouas deixaram de ter capacidade para seguir os dois ciclistas da Decathlon AG2R La Mondiale que conseguiram fazer a ponte para Dversnes.
A 5km da meta, Fredrik Dversnes sofreu uma queda e perdeu assim as suas chances de lutar pela vitória. Valentin Madouas e Anthony Turgis perseguiam agora Pierre Gautherat e Bastien Tronchon, mas não estavam a conseguir fechar o espaço. Os dois da frente mantiveram um forte ritmo e deram assim a dobradinha à Decathlon AG2R La Mondiale na Tro-Bro Leon com a vitória a ficar com Tronchon! Madouas bateu ao sprint Turgis para fechar o pódio a 19s. Dversnes ainda conseguiu fechar o top5 a 32s.
Cees Bol surpreendeu ao fazer uma enorme corrida e bateu ao sprint Rasmus Tiller, Fred Wright, Lucas Eriksson e Kévin Vauquelin para ser sexto a 38s. Destaca-se também a excelente corrida do jovem belga Vlad Van Mechelen que foi 11º a 45s.
O português Ruben Guerreiro (Movistar Team) não terminou a corrida.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: ASO
