Site icon Ciclismo Mundial

Lenny Martinez bate João Almeida no Thyon 2000 e é o novo líder do Tour de Romandie!

THYON 2000, SWITZERLAND - MAY 03: (L-R) Lenny Martinez of France and Team Bahrain Victorious celebrates at finish line as stage winner ahead of Joao Goncalves Almeida of Portugal and UAE Team Emirates XRG during the 78th Tour De Romandie 2025, Stage 4 a 128.3km stage from Sion to Thyon 2000 (2091m) / #UCIWT / on May 03, 2025 in Thyon 2000, Switzerland. (Photo by Dario Belingheri/Getty Images)

O francês Lenny Martinez (Bahrain Victorious) venceu a quarta etapa do Tour de Romandie, uma ligação de 128km entre Sion e Thyon 2000, batendo ao sprint o português João Almeida (UAE Team Emirates – XRG). O italiano Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team) fechou o pódio a 29s. Martinez somou a sua segunda vitória da temporada e é o novo camisola amarela com 2s de vantagem sobre Fortunato e de 3s sobre Almeida.

Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar

A quarta etapa do Tour de Romandie começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 14, Ben Zwiehoff (Red Bull – Bora – hansgrohe), Louis Barré (Intermarché – Wanty) e Julien Bernard (Lidl – Trek) atacaram e formaram a fuga do dia. 8km depois, na primeira contagem do dia, Zwiehoff foi o primeiro a passar no topo. O trio da frente conseguiu uma vantagem de cerca de 1:30 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates – XRG. Alguns kms depois, na segunda contagem do dia, Zwiehoff foi novamente o primeiro a passar no alto.

Ao km 63, no primeiro sprint intermédio do dia, Bernard somou a pontuação máxima. 13km depois, na terceira contagem do dia, Zwiehoff foi o primeiro a passar no topo. A UAE Team Emirates – XRG seguia no comando do pelotão e a fuga tinha uma vantagem de 2:00. A 44km do fim, Zwiehoff foi o primeiro a passar no alto da quarta contagem do dia. Logo a seguir, o alemão decidiu tirar pé e esperou pelo pelotão.

Corrida começa a partir no Thyon 2000

A 20.2km do fim, os ciclistas entraram na subida final, o Thyon 2000, que tem uma pendente média de 7.7%. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) abriu para o lado depois de um grande trabalho na frente do pelotão. 4km depois, Alex Baudin (EF Education – EasyPost) e David Gaudu (Groupama – FDJ) perderam o contacto com o pelotão. Louis Barre também deixou de ter capacidade para seguir Julien Bernard e foi alcançado.

A 14km do fim, Julien Bernard foi alcançado. 3km depois, Aleksandr Vlasov (Red Bull – Bora – hansgrohe) perdeu também o contacto com o pelotão. A 8km da meta, João Almeida aumentou o ritmo e o pelotão começou a partir. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) foi uma das primeiras vitimas do ritmo do português e o belga tentava ajudar o seu colega de equipa William Lecerf a minimizar as suas perdas. Poucos kms depois, Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG) acelerou e foi seguido por Almeida, Lenny Martinez, Lorenzo Fortunato, Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels) e Juan Pedro Lopez (Lidl – Trek).

Lenny Martinez bate João Almeida na subida final

A 6.5km da meta, Cristian Rodriguez e Juan Pedro Lopez perderam o contacto com o grupo da frente. Jay Vine acelerou novamente, mas Lenny Martinez não o deixou ganhar um espaço importante. 2.5km depois, João Almeida acelerou e foi apenas seguido por Lenny Martinez. A 3.5km da meta, Almeida acelerou. Martinez passou dificuldades, mas conseguiu manter-se na roda do português. 1.5km depois, Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) estava a fazer uma excelente subida a ritmo e fez a ponte para Jay Vine e Lorenzo Fortunato. Os três estavam a 30s dos dois da frente.

A 1.7km da meta, João Almeida tentou largar Lenny Martinez, mas não teve sucesso. 1km depois, o português aumentou novamente o ritmo, mas o francês manteve-se na sua roda. Nos metros finais, Martinez lançou o sprint final e saiu na frente da última curva. Almeida tentou, mas não conseguiu passar o francês que venceu assim a etapa rainha do Tour de Romandie. Lorenzo Fortunato largou Jay Vine e Carlos Rodriguez, nos últimos metros, para ser terceiro a 29s. Remco Evenepoel foi 11º a 1:29.

Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 71º a 21:31 e Ivo Oliveira 95º a 31:41.

Lenny Martinez é o novo líder da geral do Tour de Romandie e parte para o contrarrelógio final com 2s sobre Lorenzo Fortunato, 3s sobre João Almeida e 32s sobre Jay Vine. Remco Evenepoel é 9º a 1:41 e não deve ser descartado da luta pelo pódio. Martinez lidera também agora a juventude. Jay Vine segue líder dos pontos e Ben Zwiehoff da montanha.

Lenny Martinez é o novo camisola amarela do Tour de Romandie

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Exit mobile version