Bruno Silva (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados) venceu a primeira etapa do GP Douro Internacional, uma ligação de 117.7km com partida e chegada em Tabuaço, batendo Ricardo Vilela (W52 – FC Porto) por 3s e André Cardoso (ABTF Betão – Feirense) por 9s.
Tal como era de esperar, a corrida do Douro está a dar destaque aos trepadores e as classificações comprovam isso mesmo. A fuga do dia foi formada por Hugo Nunes (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) e José Mendes (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho). Foi à passagem da segunda subida do dia, logo aos 18km, que a fuga ganhou forma e durou até à passagem dos 100. Os três corredores nunca tiveram muito mais que 2:30 de vantagem, com o pelotão a controlar as operações. A movimentação que acabaria por deixar este trio na discussão da primeira etapa do Grande Prémio Douro Internacional aconteceu a cerca de 15km da meta, quando ainda havia uma primeira categoria para ultrapassar.
Bruno Silva é o primeiro líder da geral e da classificação por pontos. André Cardoso lidera na montanha, Hugo Nunes lidera nos sprints intermédios, Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor) é o melhor jovem e a W52 – FC Porto lidera coletivamente.
Esta sexta-feira, a segunda etapa terá Armamar como palco de partida e chegada, na Praça da República (início às 12h e chegada prevista para as 15h). Os 122.6km que esperam o pelotão contam com uma segunda categoria à passagem dos 35km, mas o destaque irá para a chegada em alto. É uma primeira categoria que poderá ser importante para os pretendentes à vitória, sendo que sábado haverá um contrarrelógio individual de 29km.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
