O dinamarquês Henrik Pedersen venceu a etapa 1 do Tour du Pays de Vaud, uma ligação de 135.8km entre Paudex e Mathod, batendo nos metros finais o neerlandês Menno Huising e o norueguês Johannes Kulset, ambos por 4s, após um quarteto, também com o neerlandês Max van der Meulen ter escapado e resistido à perseguição dos adversários.
O sucesso deste quarteto partiu de uma numerosa fuga, que escapou no início da etapa, mas apenas os quatro conseguiram resistir ao forte ritmo do pelotão. Com dois elementos, os Países Baixos tentaram jogar a sua cartada para a vitória, mas não tiveram hipótese perante a força de Pedersen, que somou assim a sua quinta vitória da temporada, marcando posição perante os rivais do escalão júnior!
António Morgado foi o melhor português, encabeçando o grupo de doze ciclistas que terminou 43s depois, na quinta posição. Nesse grupo também se incluíam outros grandes nomes como o alemão Emil Herzog ou o checo Pavel Novak. Daniel Lima e Gonçalo Tavares foram 24º e 25º, chegando no grupo seguinte a 1:35, enquanto Tiago Santos e Rafael Barbas foram 55º e 56º, a 4:51, e Ruben Rodrigues foi 65º, a 5:48.
Na classificação geral, Pedersen lidera com 22s sobre Kulset e 25s sobre Huising, com Morgado a ser o melhor português, na nona posição, a 50s. Pedersen lidera também nos pontos, enquanto o estadunidense Jesse Maris lidera na montanha. O neerlandês Mees Vlot é o melhor jovem.
