Site icon Ciclismo Mundial

Tim Wellens vence pela quarta vez o Trofeo Serra de Tramuntana!

O belga Tim Wellens (Lotto Soudal) venceu o Trofeo Serra de Tramuntana, uma clássica de 158.9km com partida e chegada em Lloseta, batendo ao sprint o espanhol Alejandro Valverde (Movistar Team) e o australiano Simon Clarke (Israel – Premier Tech).

A prova começou com diversas tentativas de ataques com Sven Burger (Beat Cycling), Sander De Pestel (Sport Vlaanderen – Baloise), Raúl Garcia (Equipo Kern Pharma), Julen Irizar (Euskaltel Euskadi), Jacopo Mosca (Trek – Segafredo), Jokin Murguialday (Caja Rural – Seguros RGA) e Kévin Vauquelin (Team Arkéa – Samsic) a formarem a fuga do dia. Diego Rosa (EOLO – Kometa Cycling Team) estava a 14s do grupo da frente, mas não conseguiu lá chegar e, juntamente com Burger, que perdeu o contacto com a frente da corrida, foram alcançados pelo pelotão que estava a 1:14 da fuga.

A 127km do fim, Mosca foi o mais forte no primeiro sprint intermédio do dia. 3km depois, deu-se uma queda no pelotão, na qual ficou envolvido Aurélien Paret-Peintre (AG2R Citroen Team), que acabou por abandonar a prova. A 120km do fim, a fuga tinha 3:20 de vantagem sobre o pelotão. 5km depois, na primeira contagem do dia, Mosca foi o primeiro a passar no alto.

A 90km do fim, a vantagem da fuga era de 3:00 sobre o pelotão. 5km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Mosca foi novamente o mais forte. A 80km do fim, a fuga tinha 3:52 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Movistar Team e pela Lotto Soudal. A 72km do fim, na segunda contagem do dia, Mosca foi novamente o primeiro a passar no alto. 9km depois, o pelotão decidiu aumentar o ritmo e reduziu a vantagem da fuga para 2:40.

A 60km do fim, a vantagem da fuga diminuiu para 1:44 devido ao forte ritmo da Movistar. 8km depois, na terceira contagem do dia, Vauquelin foi o primeiro a passar no alto. A fuga tinha 1:28 de vantagem sobre o pelotão e começava a perder unidades, com De Pestel e Murguialday a não terem pernas para seguir na frente da corrida. A 46km do fim, no terceiro sprint intermédio do dia, Irizar foi o mais forte. O pelotão estava a 40s da fuga. 2km depois, Mosca e Irizar cederam e a frente da corrida ficou reduzida a dois ciclistas, Vauquelin e Garcia.

Perfil do Trofeo Serra de Tramuntana

A 40km do fim, em plena subida para o Col de Puig Major, Ben Zwiehoff (Bora – Hansgrohe) e Elie Gesbert (Team Arkéa – Samsic) atacaram e passaram diretos pela dois sobreviventes da fuga, que depois foram alcançados pelo pelotão. Enric Mas (Movistar Team) foi o único que conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente. Valverde saiu do pelotão e foi acompanhado por Wellens, Emanuel Buchmann (Bora – Hansgrohe), Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Warren Barguil (Team Arkéa – Samsic), Clarke e Kobe Goosens (Intermaché – Wanty – Gobert). Mas atacou e seguiu isolado na frente, enquanto Zwiehoff e Gesbert foram alcançados pelos perseguidores.

A 35km do fim, Zwiehoff e Barguil perderam o contacto com o grupo perseguidor, enquanto Mas era alcançado pelo mesmo e de imediato impunha ritmo para o seu líder Valverde. Gesbert perdeu o contacto e mais tarde foi alcançado por Zwiehoff e Barguil que estavam a 24s. A 20km do fim, na última contagem do dia, Mas foi o primeiro a passar no alto. Gesbert perdeu o contacto com o grupo perseguidor que estava a 36s.

A 15km da meta, a Movistar começou com as suas jogadas e Mas atacava, mas não conseguia ganhar vantagem. Barguil e Zwiehoff reduziram a diferença para o grupo da frente para 24s. A 8km da meta, Mas continuou a atacar, mas não teve sucesso. 3km depois, no último sprint intermédio do dia, Wellens foi o mais forte.

A 2km da meta, estavam sete na luta pela vitória. Mas foi o primeiro a ceder após um excelente trabalho. Nos metros finais, Valverde e Wellens ganharam uma boa vantagem e no sprint final Wellens foi mais forte e venceu o Trofeo Serra de Tramuntana, apesar de que o belga fechou Valverde na reta final, num sprint que poderia muito bem ter sido considerado à margem das leis. Clarke foi o mais forte dos restantes e ficou com o último lugar do pódio

Daniel Viegas (Eolo – Kometa Cycling Team) foi 114º e André Domingues (Burgos – BH) 135º, ambos a 19:23.

Os metros finais

Resultados Completos

Exit mobile version