O italiano Giovanni Lonardi (EOLO – Kometa) venceu a 27ª edição da Clàssica Comunitat Valenciana 1969, após 175km de corrida entre La Nucia e Valencia, batendo ao sprint o belga Amaury Capiot (Arkea Samsic) e o britânico Chris Lawless (TotalEnergies) para conquistar a primeira corrida UCI da temporada em território europeu!
A corrida começou com uma rápida formação da fuga do dia, composta por nove elementos, entre eles Sandy Dujardin e Alan Jousseaume (TotalEnergies), Xabier Azparren (Euskaltel-Euskadi), Alessandro Verre (Arkea – Samsic), Filippo Zana (Bardiani CSF Faizane), Eugenio Sanchez e Roger Adria (Kern Pharma), Daniel Hoyos (Electro Hiper Europa – Caldas) e Marton Dina (EOLO – Kometa), que conseguiram ganhar uma vantagem que chegou aos três minutos de diferença, sempre controlados pela Caja Rural e pela Burgos.
Dujardin foi o mais forte na primeira contagem de montanha do dia, logo ao km 25, e venceu depois o sprint intermédio ao km 61. Zana foi o mais forte na segunda e última contagem, com 82km para a chegada. A partir daí a corrida assumia um perfil praticamente plano e também a Kometa aparecia na dianteira do pelotão, com Daniel Viegas a ser um elemento fundamental de trabalho!
A 36km a fuga partiu, com Dujardin, Adria e Verre a escaparem dos colegas de fuga e a ganharem uma vantagem que os permitiu não mais serem alcançados pelos restantes escapados, que eram absorvidos pelo pelotão a 21km da chegada.
A 9km do final, os últimos resistentes da fuga foram alcançados, e o pelotão encaminhou-se para o esperado final ao sprint com a Caja Rural, a Burgos, a Kometa e a Total Energies muito bem colocadas com os seus comboios já a assumirem a dianteira. Com a estrada um pouco molhada e a tornar-se cada vez mais estreita e sinuosa, o pelotão acabou por ficar nervoso e as quedas aconteceram inevitavelmente, a primeira com 3.6km para a meta e a segunda já nos últimos 400m, acabando por fracionar inevitavelmente o pelotão.
A Arkea comandou o que restava do pelotão até à entrada no km final, onde a EOLO – Kometa surgiu para lançar o sprint para Albanese. A 400m da chegada, o italiano Niccolo Bonifazio (TotalEnergies) foi ao chão, levando com ele mais uns quantos ciclistas, mas o seu lançador, Chris Lawless, não se apercebeu e continuou a acelerar para o lançar. Lonardi e Capiot estavam na sua roda, com os restantes cortados, e a 200m perceberam que iam sprint os dois pelo triunfo. Os dois lançaram o sprint ao mesmo tempo, mas foi o italiano a levar a melhor e a conquistar a vitória.
O português Iuri Leitão acabou por ser vítima numa dessas quedas, perdendo a hipótese de discutir o sprint na sua estreia com as cores da Caja Rural, fechando na 83ª posição, a 3:52. Daniel Viegas foi 75º a 2:50 após um dia de muito trabalho que resultou no triunfo da equipa italiana.