Site icon Ciclismo Mundial

Irá Mathieu van der Poel vencer a E3 Saxo Classic pelo terceiro ano consecutivo?

Hoje é dia da E3 Saxo Classic, a grande corrida na antecâmara da Ronde van Vlaanderen. A 69ª edição da clássica belga conta com um pelotão de luxo, com várias figuras do pelotão no paralelo a medirem forças pouco antes do segundo monumento do ano. Em 2024 e 2025. a vitória sorriu a Mathieu van der Poel (Alpecin – Premier Tech) que estará presente para defender o seu título. Irá o neerlandês erguer os braços em Harelbeke pela 3ª vez consecutiva ou será alguém capaz de o bater?

Perfil

A E3 Saxo Classic apresenta um percurso de 208,5 km com partida e chegada em Harelbeke. O dia contará com 10 setores de pavê e 16 muros. A partir do km 92.5, a corrida não irá parar até chegarmos ao km 188.5, onde se completará o último muro, para depois se cumprirem 20.5km quase sempre a rolar até à meta.

Este ano a corrida conta com uma nova edição, onde ao km 123, sobe o Oude Kwaremont por um lado diferente do habitual. Os grandes pontos de interesse da corrida estão ao km 166 com Paterberg e ao km 170 com a segunda passagem no Oude Kwaremont, mas desta vez pelo lado habitual. Poderemos ter uma chegada ao sprint num pequeno grupo ou um ciclista a cruzar a meta em solitário.

O perfil da E3 Saxo Classic

Favoritos

Mathieu van der Poel parte como principal favorito para a E3 Saxo Classic. Van der Poel tem se mostrado em grande forma esta temporada. O neerlandês ainda está a recuperar de uma pequena lesão na mão provocada na queda na Milano Sanremo, mas ainda assim, tem aqui uma grande chance para fazer história em Harelbeke.

Mads Pedersen (Lidl – Trek) e Jasper Stuyven (Soudal Quick-Step) são os maiores adversários de Mathieu van der Poel. Pedersen ainda está a subir de forma, após ter regressado à pouco tempo de lesão. O dinamarquês tem dado boas sensações e poderá conseguir aqui um grande resultado. Stuyven tem aqui a sua primeira corrida de pavê esta temporada. O belga dá-se bem nesta corrida e procura ajudar a Soudal Quick-Step a regressar às vitórias nas clássicas belgas.

Christophe Laporte é o líder da Team Visma | Lease a Bike para o dia de hoje. O francês está em boa forma e tem aqui uma chance para conseguir um excelente resultado. Gianni Vermeersch (Red Bull – Bora – hansgrohe) tem tido mais liberdade na equipa alemã. O belga tem aqui uma clássica ao seu jeito e pretende subir ao pódio numa clássica importante do pavê. Florian Vermeersch e António Morgado são as armas da UAE Team Emirates – XRG para o dia de hoje. O belga e o português entraram bem na temporada e têm aqui uma oportunidade para conseguirem um grande resultado.

Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) continua a mostrar uma boa evolução ano após ano. O norueguês é um ciclista que gosta de mexer na corrida e é bem capaz de o fazer para tentar terminar num lugar do pódio. Tim van Dijke e Laurence Pithie são mais duas cartas da Red Bull – Bora – hansgrohe para o dia de hoje. O neerlandês e o neozelandês têm se mostrado num ótimo nível neste início de temporada e são dois nomes que poderão tentar surpreender os grandes favoritos.

Nota ainda para Romain Grégoire (Groupama – FDJ United), Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Tobias Lund Andresen (Decathlon CMA CGM Team), Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) e Mike Teunissen (XDS Astana Team) que poderão terminar entre os 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Mathieu van der Poel
⭐⭐⭐⭐ Mads Pedersen e Jasper Stuyven
⭐⭐⭐ Christophe Laporte, Gianni Vermeersch e Florian Vermeersch
⭐⭐ António Morgado, Jonas Abrahamsen, Tim van Dijke e Laurence Pithie
⭐ Romain Grégoire, Matej Mohoric, Tobias Lund Andresen, Matteo Trentin e Mike Teunissen

Portugueses em Prova

Rui Oliveira e António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #152 e #157, respetivamente.

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 a partir das 15:00.

Foto de Capa: UCI

Exit mobile version