Site icon Ciclismo Mundial

Irá António Morgado vencer a Figueira Champions Classic pelo segundo ano consecutivo!

O calendário nacional começa este ano com uma das provas mais aguardadas da temporada, a Figueira Champions Classic! A quarta edição da clássica portuguesa conta com várias estrelas do pelotão internacional, que prometem dar um grande espetáculo nas estradas portuguesas. Em 2025, a vitória sorriu a António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) que estará presente para defender o seu título. Poderá o jovem português ser o primeiro ciclista a vencer a Figueira Champions Classic por duas vezes?

Perfil

A Figueira Champions Classic apresenta um percurso de 192.7km com partida e chegada na Figueira da Foz. A primeira metade da corrida é bastante tranquila e a fuga é bem capaz de se formar, mas os ciclistas terão de estar atento, pois o vento será forte e poderá haver echelons.

A 88.5km da meta, os ciclistas entram no circuito final de 29.5km ao qual darão três voltas. O circuito é marcado por duas subidas a Rua Parque Florestal, com 2.3km a 7.8%, e a Enforca, com 0.8km a 7.3%. As duas subidas são bastantes explosivas e deveremos ver vários ataques para tentar partir a corrida. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

O perfil da 4ª edição da Figueira Champions Classic

Favoritos

António Morgado parte como principal favorito para a 4ª edição da Figueira Champions Classic. Morgado começou o ano com excelentes resultados nas clássicas espanholas, nos quais se destacou a vitória no Trofeo Calvià. O português conhece muito bem esta corrida e tanto pode vencer em solitário como ao sprint num pequeno grupo.

Toms Skujins (Lidl – Trek) e Alex Aranburu (Cofidis) são os maiores adversários de António Morgado. Skujins tem aqui uma clássica ao seu estilo. O letão costuma se dar bem nestas clássicas imprevisíveis e é mais um ciclista que tanto pode vencer em solitário como ao sprint num pequeno grupo. Aranburu tem se mostrado cada vez melhor neste tipo de subidas explosivas. O espanhol pretende testar de imediato a sua forma com o objetivo de somar pontos UCI para a Cofidis.

Brandon McNulty é mais uma arma da UAE Team Emirates – XRG para vencer no dia de hoje. O americano tem aqui também uma clássica ao seu jeito e é um ciclista que deve estar bastante ativo na corrida. Marc Hirschi não teve a temporada de estreia que pretendia pela Tudor Pro Cycling Team. O suíço pretende voltar aos grandes resultados e tem aqui uma boa corrida para o fazer. Riley Sheehan (NSN Cycling Team) mostrou-se num belo nível na Volta Comunitat Valenciana. O americano parece estar a dar-se cada vez melhor neste tipo de subidas e poderá surpreender os grandes favoritos.

Max Poole (Team Picnic PostNL) e Jarno Widar (Lotto – Intermarché) são dois jovens talentos que já mostraram dar-se bem neste tipo de subidas. Os dois pretendem testar a forma atual em que estão e terão de mexer na corrida para tentar vencer. Carlos Canal (Movistar Team) tem se também mostrado cada vez melhor neste tipo de dificuldades. O espanhol pode muito seguir as principais movimentações e pode impor-se ao sprint num grupo reduzido. Marijn van den Berg (EF Education – EasyPost) pode lutar pela vitória ao sprint num grupo reduzido, mas tudo dependerá do ritmo que a corrida tiver.

Nota ainda para Lorenzo Finn (Red Bull – Bora – hansgrohe), Fabio Christen e Thomas Gloag (Pinarello – Q36.5 Pro Cycling Team), Pau Marti (NSN Cycling Team), Diego Pescador (Movistar Team) e Mathieu Kockelmann (Lotto – Intermarché) que poderão terminar entre os 10 primeiros.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ António Morgado
⭐⭐⭐⭐ Toms Skujins e Alex Aranburu
⭐⭐⭐ Brandon McNulty, Marc Hirschi e Riley Sheehan
⭐⭐ Max Poole, Jarno Widar, Carlos Canal e Marijn van den Berg
⭐ Lorenzo Finn, Fabio Christen, Thomas Gloag, Pau Marti, Diego Pescador e Mathieu Kockelmann

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão em direto na Eurosport 2 e e na SportTV5 a partir das 15:00.

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Exit mobile version