Os Campeonatos da Europa chegam hoje ao fim com a prova dos elites masculinos! A corrida conta com várias estrelas do pelotão mundial que prometem dar um enorme espetáculo na luta pelo Título Europeu. Em 2024, a vitória sorriu ao belga Tim Merlier, que não estará presente para defender o seu título. Tadej Pogacar vem de uma dominante vitória nos Campeonatos do Mundo em Kigali e tem o grande favoritismo. Será o esloveno capaz de fazer história em Guilherand-Granges?
Perfil
A prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos da Europa apresenta um percurso de 202,5km entre Privas e Guilherand-Granges. As três passagens na Saint Romain de Lerps, com 7km a 7.2%, prometem começar a partir a corrida e alguns fortes nomes até poderão tentar mexer de longe. A cerca de 59km do fim, os ciclistas entraram no circuito final e irão passar por quatro vezes no Val d’Enfer, com 1.6km a 9.7%. Esta subida explosiva promete ser atacada e em qualquer uma das passagens se pode decidir a corrida. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
Tadej Pogacar parte como principal favorito para a prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos da Europa. Pogacar tem feito uma enorme temporada. O esloveno conseguiu revalidar o Título Mundial de fundo e pretende tornar-se Campeão da Europa pela primeira vez na carreira.
Jonas Vingegaard (Seleção da Dinamarca) e Remco Evenepoel (Seleção da Bélgica) são os maiores adversários de Tadej Pogacar. Vingegaard e Evenepoel parecem ter marcado esta corrida para esta temporada. Os dois vão tentar surpreender Pogacar para tentarem conquistar o Título Europeu, mas não terão uma tarefa fácil pela frente.
Juan Ayuso (Seleção da Espanha) parece a subir de forma. O espanhol tem aqui uma boa corrida para si e poderá tentar surpreender os grandes favoritos. Mattias Skjelmose dá-se muito bem neste tipo de corridas. O dinamarquês é bem capaz de estar ao serviço de Jonas Vingegaard, mas pode ser também uma arma da Dinamarca para tentar conquistar o Ouro. Christian Scaroni tem sido uma das revelações desta temporada. O italiano parece dar-se bem neste tipo de corridas e poderá conseguir um grande resultado.
João Almeida (Seleção de Portugal) parece não estar na sua melhor fase da temporada, mas ainda assim, o português poderá conseguir um excelente resultado. Paul Seixas, Pavel Sivakov e Romain Grégoire são as armas da França para o dia de hoje. Seixas e Sivakov dão-se bem neste tipo de subidas e são dois ciclistas que poderão mexer na corrida para tentar conquistar uma medalha para a Seleção da Casa. Grégoire também pode estar na luta pelas medalhas, mas tudo dependerá do ritmo que a corrida tiver nas três passagens na Saint Romain de Lerps.
Nota ainda para Junior Lecerf e Maxim van Gils (Seleção da Bélgica), Toms Skujins (Seleção da Letónia) e Marc Hirschi e Jan Christen (Seleção da Suíça) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel
⭐⭐⭐ Juan Ayuso, Mattias Skjelmose e Christian Scaroni
⭐⭐ João Almeida, Paul Seixas, Pavel Sivakov e Romain Grégoire
⭐ Junior Lecerf, Maxim van Gils, Toms Skujins, Marc Hirschi e Jan Christen
Portugueses em prova
João Almeida, Rui Costa, António Morgado e Tiago Antunes são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #50, #51, #52 e #53, respetivamente
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1 a partir das 14h00.
Foto de Capa: Cor Vos