Disputa-se hoje a décima sexta etapa da La Vuelta a España que nos promete um excelente espetáculo na luta pela vitória. A fuga pode ter aqui uma nova chance para vingar nesta La Vuelta e poderemos ter uma corrida bastante animada de início ao fim. A jornada de hoje é mais dura do que aparenta e os favoritos à geral poderão mexer na corrida. Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) é um dos ciclistas a ter em atenção para o dia de hoje. Poderá o colombiano somar a sua 4ª vitória da temporada?
Perfil
A etapa 16 da La Vuelta a España apresenta um percurso de 167.9km entre Poio e Mos.Castro de Herville. O dia contará com um sprint intermédio, uma contagem de terceira categoria, duas contagens de segunda categoria e uma contagem de primeira categoria. A etapa promete começar com um forte ritmo com vários ciclistas a tentarem entrar na fuga do dia. O Alto de San Antoñino, com 8.9km a 4.1%, e o Alto de Groba, com 11.4km a 5.4%, conta com várias rampas explosivas e a corrida é bem capaz de começar a partir.
A 37km do fim, os ciclistas têm uma subida não categorizada de 3.7km a 6.9%, que pode favorecer novos ataques. No Alto de Prado, com 3.2km a 8.9%, o ritmo promete aumentar e tanto a fuga como o pelotão devem partir.
Ainda assim, a etapa deverá ser decidida na subida final em Mos.Castro de Herville, com 8.3km a 5.2%. Os primeiros 1.7km desta subida têm uma pendente média de 10.3% e poderá ser um local chave da jornada. Após esta zona, a subida têm algumas ligeiras descidas, que levará os ciclistas a novas rampas explosivas. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre dois ou três ciclistas.
Favoritos
Santiago Buitrago parte como principal favorito para a etapa 16 da La Vuelta a España. Buitrago parece estar a subir de forma. O colombiano já está longe na geral e é bem capaz de ir para a fuga do dia para conquistar o tão desejado triunfo na La Vuelta.
Marco Frigo (Israel – Premier Tech) e Edward Dunbar (Team Jayco-AlUla) são os maiores adversários de Santiago Buitrago. Frigo mostrou-se bem nos dias em que esteve em fuga. O italiano parece dar-se bem nestas jornadas e poderá ter liberdade para ir em busca da vitória da etapa. Dunbar parece estar a subir de forma. O irlandês é bem capaz de se mostrar bastante ativo nesta última semana para tentar vencer uma etapa.
A Movistar Team procura o tão desejado triunfo em casa e Javier Romo parece ser a sua melhor opção. O espanhol parece estar a subir de forma e pode ter aqui a sua melhor chance para vencer uma etapa. Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) pode pagar caro o cansaço nesta última semana da La Vuelta. Ainda assim, o dinamarquês parece em grande nível e vai querer segurar a camisola vermelha. João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) tem se mostrado em grande nível. O português sabe que os dias de montanha poderão ser decisivos e poderá querer mexer na corrida já no dia de hoje.
Juan Ayuso e Jay Vine poderão ter liberdade de ir em busca de novo triunfo, mas se a UAE Team Emirates – XRG quiser acelerar na corrida, os dois terão de se mostrar ao serviço de João Almeida. Tom Pidcock (Q36.5 Pro Cycling Team) e Jai Hindley (Red Bull – Bora – hansgrohe) parecem dar-se bem neste tipo de subidas e, se tiveram a oportunidade, poderão mexer na corrida.
Nota ainda para Antonio Tiberi e Finlay Pickering (Bahrain Victorious) e Kevin Vermaerke (Team Picnic PostNL) que poderão ir para a fuga para tentar vencer a etapa e para Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale), Giulio Pellizzari (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) que poderão terminar entre os melhores dos candidatos à geral.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Santiago Buitrago
⭐⭐⭐⭐ Marco Frigo e Edward Dunbar
⭐⭐⭐ Javier Romo, Jonas Vingegaard e João Almeida
⭐⭐ Juan Ayuso, Jay Vine, Tom Pidcock e Jai Hindley
⭐ Antonio Tiberi, Finlay Pickering, Kevin Vermaerke, Felix Gall, Giulio Pellizzari e Matthew Riccitello
Portugueses em prova
João Almeida e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) são os portugueses presentes e estarão com os dorsais #1 e #6, respetivamente.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a La Vuelta em direto na Eurosport 1 a partir das 13h30.
Foto de Capa: SprintCyclingAgency
