Após a La Vuelta Femenina, o calendário World Tour feminino segue em frente e traz nos nova prova por terras espanholas. Começa hoje a 4ª edição da Itzulia Women que pelo quarto ano faz parte do calendário World Tour. O pelotão é de luxo e promete protagonizar um grande espetáculo na luta pelas etapas e geral. Em 2024, a vitória sorriu a Demi Vollering (FDJ-Suez), que estará presente para defender o seu título. Irá a neerlandesa fazer história e vencer a Itzulia Women pela terceira vez na carreira?
Perfil
A primeira etapa da Itzulia Women apresenta um percurso de 148.5km entre Zumarraga e Agurain-Salvatierra. O dia contará com dois sprints intermédios, duas contagens de terceira categoria e uma contagem de segunda categoria. A etapa promete começar com um ritmo alto e não deverá ser fácil a formação da fuga d dia. Na Opakua, com 7.1km a 5.8%, o ritmo pode muito bem aumentar com objetivo de eliminar ciclistas como Marta Lach (Team SD Worx – Protime) da luta pela vitória.
Na Azazeta, com 6km a 3.5%, o ritmo promete ser forte e o pelotão deverá perder elementos. Alguns ataques até poderão acontecer, mas após o topo ainda faltaram 21.5km. O final é bastante técnico e o posicionamento será decisivo caso tenhamos uma chegada ao sprint.
Favoritas
Mischa Bredewold (Team SD Worx – Protime) parte como principal favorita para a etapa 1 da Itzulia Women. Bredewold continua a mostrar o seu grande talento. A jovem neerlandesa venceu duas etapas na última edição da Itzulia Women e pode vingar novamente na Itzulia de 2025.
Liane Lippert (Movistar Team) e Soraya Paladin (Canyon//SRAM zondacrypto) são as maiores adversárias de Mischa Bredewold. Lippert e Paladin têm uma ótima ponta final. Ambas deverão querer uma corrida mais endurecida para que tenham mais chances para vingarem numa chegada ao sprint.
Demi Vollering (FDJ-Suez) também tem uma boa ponta final e pode muito bem conseguir um excelente resultado ao sprint. Sarah Van Dam (Ceratizit-WNT Pro Cycling) tem se mostrado muito bem esta temporada. A canadiana tem aqui uma boa etapa para si e poderá conseguir mais um grande resultado. Marta Lach é mais uma arma da Team SD Worx – Protime para uma chegada ao sprint, mas de certeza que vão tentar eliminar a polaca nas dificuldades do dia.
Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) e Thalita De Jong (Human Powered Health) ainda estão a ganhar forma. Ambas voltaram à pouco de tempo de lesão, mas mesmo assim poderão lutar por um lugar do pódio. Caroline Andersson (Liv AlUla Jayco) e Usoa Ostolaza (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) também já mostraram dar-se bem neste tipo de etapas e parecem ter capacidade para conseguir um belo resultado ao sprint num pelotão reduzido.
Nota ainda para Ruth Edwards e Giada Borghesi (Human Powered Health), Eleonora Ciabboco (Team Picnic PostNL), Olivia Baril (Movistar Team) e Amber Kraak (FDJ-Suez) que podem terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Mischa Bredewold
⭐⭐⭐⭐ Liane Lippert e Soraya Paladin
⭐⭐⭐ Demi Vollering, Sarah Van Dam e Marta Lach
⭐⭐ Karlijn Swinkels, Thalita De Jong, Caroline Andersson e Usoa Ostolaza
⭐ Ruth Edwards, Giada Borghesi, Elenora Ciabboco, Olivia Baril e Amber Kraak
Presença Portuguesa
Daniela Campos é a única ciclista portuguesa presente e estará com o dorsal #131.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto a partir das 11h30 no Tiz Cycling – https://tiz-cycling-live.io/livestream.php
Foto de Capa: Getty Images
