Site icon Ciclismo Mundial

Abram alas para o Iceman!

Disputa-se hoje a etapa 4 da Itzulia Basque Country, numa jornada com 185.6 km, que será disputada entre Vitoria-Gasteiz e Zamudio. Este será mais um dia de média montanha, com quatro subidas categorizadas, duas de 3ª categoria e duas de 2ª. Os quilómetros finais serão planos, com os derradeiros 500m em ligeira subida.

Perfil da etapa 4 da Volta ao País Basco

Os Favoritos

As chegadas ao sprint são tradicionalmente escassas na prova basca, mas as duas últimas etapas acabaram mesmo por ser discutidas pelo pelotão, ou pelo menos o que sobrava dele. E hoje? Que equipas estarão dispostas a perseguir de forma efetiva a fuga? A Jumbo-Visma irá voltar a controlar com toda a certeza, no entanto, é bem possível que o faça com menos vontade do que nas etapas anteriores, até porque se aproximam as fases de decisão da competição. Tal como referido nas etapas anteriores, as abelhas assassinas poderão estar dispostas a ceder a liderança para o corredor certo, com a vantagem certa. Ontem, o trabalho da Ineos retirou qualquer chance à fuga, mas hoje, com alguns quilómetros em plano após a última subida, acabam por ser desencorajados os ataques dos homens da geral, que poderão poupar pernas para os próximos dias.

Assim, se nas últimas etapas apostámos no pelotão, desta feita vamos colocar as nossas fichas na fuga, o que obviamente alarga o lote de candidatos à vitória. E porque não acreditar que, após o tempo perdido na etapa de ontem, não possa hoje ser dia para o Iceman de Pegões poder brilhar? Ruben Guerreiro é um exímio atacante, sabe integrar fugas, desce bem, sobe bem, e sprinta rápido, pelo que a etapa assenta-lhe que nem uma luva. O português já deu boas indicações nesta temporada e esta etapa pode ser a grande aposta do homem da EF Education-EasyPost para inscrever o seu nome no livro de honra da Volta ao País Basco 2022!

Note-se que Guerreiro será também um sério candidato ao triunfo caso o pelotão venha a eliminar a fuga do dia, podendo vencer através de um ataque certeiro ou até de um sprint em grupo reduzido.

Outro bom candidato a poder triunfar a partir da fuga será Mauri Vansevenant, caso a Quick-Step lhe dê liberdade. Aliás, a opção da formação belga será um das mais importantes para a definição da etapa, pois possuem o grande candidato para a chegada ao sprint: Alaphilippe.

Entre outros bons candidatos a integrar a fuga, refiram-se Gianluca Brambilla, Alexis Vuillermoz, Aurelien Paret-Peintre, Victor Lafay, Quinten Hermans, Michael Woods, Andrea Vendrame, Andreas Leknessund, e Jonathan Lastra.

Caso a etapa venha a ser decidida ao sprint, o grande favorito será Julian Alaphilippe, seguido por Primoz Roglic, Diego Ulissi, Pello Bilbao, Pierre Latour, Rigoberto Uran, Aleksandr Vlasov, e Remco Evenepoel.

Favoritos Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Ruben Guerreiro
⭐⭐⭐⭐ Mauri Vansevenant e Gianluca Brambilla
⭐⭐⭐ Alexis Vuillermoz, Aurelien Paret-Peintre, e Victor Lafay
⭐⭐ Quinten Hermans, Michael Woods, Andrea Vendrame, Andreas Leknessund, e Jonathan Lastra
⭐ Julian Alaphilippe, Primoz Roglic, Pello Bilbao, Diego Ulissi, Pierre Latour, Rigoberto Uran, Aleksandr Vlasov, e Remco Evenepoel

Portugueses em Prova

Nelson Oliveira (Movistar), com o dorsal 54, André Carvalho (Cofidis), com o dorsal 72, e Ruben Guerreiro (EF Education – EasyPost), com o dorsal 214, são os portugueses presentes.

Transmissão em Direto

Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 1, a partir das 14h30!

Exit mobile version