Na Roda De #7 Vera Vilaça com o melhor resultado da temporada no GP Igartza!
Disputou-se no passado domingo, dia 19, o GP Igartza, em Beasain, Espanha, com a portuguesa Vera Vilaça a alinhar à partida pela Massi – Tactic. Depois de três clássicas e uma curta corrida por etapas, esta foi a quinta prova em que a ciclista portuguesa alinhou pela equipa espanhola, e onde conseguiu apresentar um nível mais alto e um melhor resultado, mostrando assim o progresso que está a conseguir obter em mais uma temporada!
O GP Igarzta foi uma clássica com 83.3km de extensão, e segundo a própria Vera contava com “um percurso duro, com três voltas a um circuito que tinha três subidas curtas, mas inclinadas“. Para o dia, o menu contava com “um tempo típico de País Basco com chuva e estrada molhada“. No pelotão contavam-se as formações Continentais Espanholas como as principais candidatas, mas também a equipa Sub23 da Canyon // SRAM, que aproveita o calendário espanhol para colocar as suas jovens num bom nível de competição.
A corrida desenrolou-se a um ritmo rápido desde cedo, como nos conta Vera “na primeira volta tentei posicionar me bem no pelotão para passar as subidas confortável e não ter que arriscar nas zonas mais perigosas“. Foi já a cerca de 55km do final que surgiu a primeira movimentação: “Ao chegar à primeira meta volante estava bem posicionada e consegui ficar na luta pelo sprint, passando em segundo lugar. Nesse momento acabei por ficar integrada num grupo com mais três corredoras e aproveitamos a oportunidade para continuar a ganhar tempo“.
O pelotão não reagiu de imeadiato, e ainda bem para a portuguesa, porque na frente “houve muito bom entendimento e quando faltavam cerca de 50km já tínhamos uma vantagem de cerca de 1min para o pelotão“. A jornada na fuga foi muito bem conseguida para Vera, que aproveitou para garantir a subida ao pódio final, “Tive boas sensações na fuga, consegui ganhar a segunda meta volante e conseguimos manter-nos na frente até à última contagem de montanha“.
Foi na subida final que tudo se decidiu, quando “duas corredoras fizeram a ponte, sendo que uma delas foi a minha colega de equipa Adele (Normand)”. As seis seguiam já na frente para discutir a vitória na corrida, mas “a 3km do fim mais um pequeno grupo, com a eventual vencedora, conseguiram chegar ao nosso grupo, ficando nove no grupo da frente“. Com quatro unidades no grupo, a Eneicat – CM Team – Seguros Deportivos assumiu o lançamento do sprint final e acabou por conquistar o triunfo com Lucia Ruiz Perez. Vera concluiu na quinta posição, sendo a melhor ciclista Elite (4 Sub23 terminaram à sua frente), e conta-nos que “no sprint final acabei por pecar pela falta de experiência e o melhor que consegui foi o 5o lugar na geral“.
Analisando toda a jornada, Vera diz-nos que este “é o meu melhor resultado desta época e fiquei muito satisfeita com as decisões que tomei durante a corrida e por ter alcançado um dos objetivos, que era a classificação das metas volantes“. Analisando o que podia ter corrido melhor, é no momento mais decisivo da corrida que Vera leva mais notas do que pode melhorar: “Por outro lado, gostava de ter conseguido aproveitar melhor os últimos kms para lutar pela vitória na geral“.
Pensando já no futuro e nas próximas corridas, para Vera “este resultado foi “refrescante”, depois de um início de época duro, em que me faltaram boas sensações. É uma ajuda para continuar motivada a preparar as próximas provas que se avizinham“. As corridas mais importantes da temporada estão já definidas, mesmo que “ainda não tenho objetivos muito específicos, mas sim provas chave em que me quero apresentar nas melhores condições para poder contribuir para o melhor resultado possível para a equipa“.
Fotos: Naike Ereñozaga Orue