Na roda de #5 Beatriz Roxo, Mariana Líbano e Sofia Gomes na WC Pro Costa de Almería 2023

O Ciclismo Mundial esteve à conversa com Beatriz Roxo (Rio Miera – Cantabria Deporte), Mariana Líbano (Soltec Team) e Sofia Gomes (Soltec Team), ciclistas portuguesas presentes na Women Cycling Pro Costa de Almería, prova de categoria UCI 1.1 onde estiveram presentes ciclistas de grande qualidade.

A primeira corrida da temporada é sempre uma incógnita quanto ao nível em que a nossa preparação está, Beatriz Roxo (Rio Miera – Cantabria Deporte) “sabia que já vinha com uma preparação diferente, apesar de estar com ritmo de competição, fazer treinos e preparação para a pista é diferente da estrada”. Para a Mariana Líbano (Soltec Team) “a preparação não foi a melhor, visto que estive doente durante algumas semanas. Ainda assim, o meu treinador fez o possível para que eu conseguisse evoluir até dia 29 (dia da corrida)”. Quanto a Sofia Gomes (Soltec Team) “estava à espera de perceber como estava a minha preparação neste início de época” a corrida não foi pelo melhor, visto que um azar na parte inicial da corrida comprometeu a sua prestação “saiu-me a corrente num momento crítico em início de subida. Foi feita a um passo bem forte e bastante atacada, então depois de tentar sucessivamente voltar ao grupo, a energia também foi acabando e assim continuei a corrida por mais uns 30km até enconstar.”

Ao centro, Sofia Gomes e do lado direito Mariana Líbano (Soltec Team)
Foto: Rafa Gomez/SprintCyclingAgency©2023

Numa prova bastante atacada e com grandes nomes do ciclismo presentes, é bastante importante a presença de atletas portuguesas “é sempre bom quando a equipa nos fornece oportunidades para correr e, neste caso específico correr com as World Tour é ainda mais gratificante”, refere Beatriz Roxo (Rio Miera – Cantabria Deporte), e para Mariana Líbano (Soltec Team) não é diferente “correr ao lado das ciclistas WT é completamente diferente, não é fácil. Aliás, é duro! Adorei a experiência, mas tenho a completa noção que tenho de trabalhar muito”.

Arianna Fidanza (Ceratizit-WNT Pro Cycling) foi a vencedora do dia numa chegada ao sprint onde Emma Norsgaard (Movistar Team) e Audrey Cordon-Ragot (Zaaf Cycling Team) completaram o pódio, ao fim de 135.2km.

Mariana Líbano (Soltec Team) foi a melhor portuguesa em prova e também a primeira da sua equipa a cortar a meta “tive um dia bom em Almería”, mas mantém os pés assentes na terra “não sei como correrão as próximas corridas. Sinto-me bastante motivada, tenho treinado bem e com muito ânimo”. A estrutura da Soltec Team cumpriu o objetivo a que se propôs à partida, “o objetivo foi cumprido, tendo em conta que andamos muito pouco tempo na bicicleta nova e que seria a nossa primeira corrida da época, o objetivo passava pela adaptação”, mas procura por mais “estou ciente de que no próximo mês, o objetivo não passa pela adaptação”.

Beatriz Roxo (Rio Miera – Cantabria Deporte)
Foto: Total Sport Mediterranean

A experiência do ano anterior fez-se sentir, e Beatriz Roxo (Rio Miera – Cantabria Deporte) já sabe que “a posição dentro do pelotão vai ditar muita coisa e é importante para ter sucesso ou não.”
Na época passada, a corrida estava inserida numa categoria inferior, onde não estavam presentes atletas do World Tour pelo que “o contexto de corrida foi totalmente diferente (…) por isso é de impossível comparação a corrida do ano passado e esta”, conta-nos Beatriz Roxo (Rio Miera – Cantabria Deporte), que em 2022 foi 10º classificada na categoria elite e 2ª em sub23.

Salientar que Beatriz Pereira (Bizkaia – Durango) também esteve presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock