Vitória de Matias no Scratch estrela o último dia do Troféu Internacional de Pista Artur Lopes!

O terceiro e último dia do Troféu Internacional de Pista Artur Lopes fechou com grande nível um evento que colocou os ciclistas portugueses num altíssimo nível de competição, e onde todos eles puderam dar mostras do seu valor, com resultados excelentes! Para estes resultados muito tem contribuído o trabalho do selecionador nacional, Gabriel Mendes, que tem conseguido elevar os pistards portugueses ao seu máximo potencial, e colocado a nação no topo mundial desta incrível vertente do ciclismo!

Neste último dia de competição, tiveram lugar as corridas de Madison, mas também de Scratch e Keirin, assim como a Corrida por Pontos nos Juniores Masculinos. O grande destaque vai para João Matias (Seleção de Portugal), ele que venceu a corrida de Scratch e somou assim mais um triunfo para as cores nacionais.

Madison Elite Masculino

Pódio do Madison Elite Masculino com Iúri Leitão e João Matias – Thomas Boudat e Valentin Tabellion – William Perrett e William Tidball (da esquerda para a direita)

O Madison masculino foi uma prova incrivelmente disputada e rápida, com apenas cinco duplas a terminarem na mesma volta, enquanto as restantes foram sendo sucessivamente dobrada a uma velocidade alucinante. A vitória sorriu aos franceses Thomas Boudat e Valentin Tabellion, com 25pts, que conseguiram superiorizar-se à dupla portuguesa de João Matias e Iúri Leitão, segundos com 22pts. A terceira posição ficou para os britânicos William Tidball e William Perrett (Team Inspired), com 19pts, após terem vencido o último sprint.

Com duplas de grande nível presentes, este Madison foi tudo menos lento, e as pontuações foram sendo divididas durante os 12 sprints das 120 voltas ao Velódromo de forma bastante distribuída. Boudat e Tabellion entraram bem vencendo o primeiro sprint, mas ainda viram os neerlandeses Yoeri Havik e Vincent Hoppezak estarem na frente durante os primeiros três sprints. Depois disso, os franceses voltaram ao comando, mas foram Ivo e Rui Oliveira a surgir na dianteira à metade da prova. Iúri Leitão e João Matias só surgiram na segunda metade, e enquanto os gémeos praticamente não pontuaram mais até final, os minhotos arrecadaram logo 16pts em 4 sprints, que os deixaram a 9pts dos franceses, que haviam conseguido 13pts no mesmo período. No sprint final, Leitão e Matias podiam ter selado a vitória, mas foram os britânicos a ganhar espaço e a conseguirem cruzar a meta em primeiro, para assegurar o terceiro posto na geral, em igualdade com os irmãos Oliveira, que acabaram na quarta posição.

Madison Elite Feminino

Pódio do Madison Elite Feminino com Jade Labastugue e Marion Borras – Victoire Berteau e Valentine Fortin – Eukene Larrarte e Laura Rodriguez (da esquerda para a direita)

No Madison Feminino, também as francesas dominaram, com as ciclistas da Cofidis a chegarem, uma vez mais à vitória! Apesar de terem entrado mais calmas, Victoire Berteau e Valentine Fortin começaram a vencer no segundo sprint, e assim prosseguiram até ao oitavo e último, assegurando os 42pts que lhes deram uma vitória folgada. As compatriotas Marion Borras e Jade Labastugue foram quem mais luta deu, vencendo o primeiro sprint e assegurando vários segundos postos, para terminar com 21pts. O terceiro posto ficou para as espanholas Eukene Larrarte e Laura Rodriguez, com 12pts, após terem sido segundas no sprint final.

Keirin Elite Masculino

Pódio do Keirin Elite Masculino com Jack Carlin – Joseph Truman – Hamish Turnbull (da esquerda para a direita)

O Keirin Elite Masculino foi também ele dominado pelos britânicos, tal como o Sprint havia sido no primeiro dia, com Joseph Truman (Great Britain National Team) a conquistar a vitória à frente dos compatriotas Jack Carlin (Great Britain National Team) e Hamish Turnbull (Great Britain National Team).

Keirin Elite Feminino

Pódio do Keirin Elite Feminino com Katy Marchant – Helena Casas – Orla Walsh (da esquerda para a direita)

No Keirin das Elites Femininas, foi a espanhola Helena Casas (Spain National Team) a surpreender e a conquistar a vitória, após as britânicas terem dominado os dois primeiros dias! Casas triunfou com a britânica Katy Marchant (Great Britain National Team) a ser segunda e a irlandesa Orla Walsh (Ireland National Team) a ser novamente terceira.

Corrida por Pontos Júnior Masculina

Pódio da Corrida por Pontos Júnior Masculina com Tasio Semperena – Zak Erzen – Tommaso Alunni (da esquerda para a direita)

Na Corrida por Pontos dos Juniores Masculinos, o esloveno Zak Erzen (Slovenia National Team) foi o grande vencedor, dando uma mostra de força com 4 voltas de avanço sobre o pelotão em 80 voltas à pista, às quais juntou também a vitória no sprint final, para terminar com 93pts e conquistar um triunfo dominador! O basco Tasio Semperena (Euskadi Selekzio) foi segundo, com 51pts, somando 2 voltas de avanço e 1 sprint ganho, enquanto o italiano Tommaso Alunni (Team Fortebraccio) foi terceiro com 50pts, tendo também consumado 2 voltas de avanço e vencido 1 sprint.

João Marques (Fortunna / Paredes) foi o melhor português, na nona posição, tendo somado 23pts com 1 volta de avanço e a segunda posição no primeiro sprint.

Scratch Elite Masculino

Pódio do Scratch Elite Masculino com Rodrigo Caixas – João Matias – Raphael Kokas (da esquerda para a direita)

O Scratch dos Elites Masculinos foi completamente dominado pelos portugueses, com João Matias (Seleção de Portugal) a conquistar uma belíssima vitória, coroada como a cereja no topo de um grande fim de semana! A dobradinha lusa era alcançada com Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – MarcosCar) a ser segundo, enquanto o austríaco Raphael Kokas (Austria National Team) foi terceiro.

O Campeão da Europa, Iúri Leitão (Seleção de Portugal), terminou na quarta posição.

Scratch Elite Feminino

Pódio do Scratch Elite Feminino com Valentine Fortin – Marion Borras – Anita Stenberg (da esquerda para a direita)

No Scratch das Elites Femininas, as francesas voltaram a dominar e fizeram também a dobradinha, com o triunfo de Marion Borras (France National Team), o seu primeiro do fim de semana. No segundo posto terminou a sua compatriota Valentine Fortin (Cofidis) foi segunda, em mais um grande resultado, e no terceiro a Campeã da Europa da especialidade, a norueguesa Anita Stenberg (Norway National Team).

Scratch Júnior Masculino

Pódio do Scratch Júnior Masculino com Ramazan Yilmaz – Zak Erzen – Marc Zafra (da esquerda para a direita)

No Scratch dos Juniores Masculinos, o esloveno Zak Erzen (Slovenia National Team) voltou a dominar por completo a concorrência e a conquistar a vitória, a sua terceira do fim de semana, batendo desta feita o turco Ramazan Yilmaz (Turkiye National Team) e o espanhol Marc Zafra (Purito – Tadesan – Nuria).

Fotos: UVP/FPC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock