Portugal d’Ouro na Taça das Nações de Pista!

Decorreu nos últimos dias a Taça das Nações de Pista em São Petersburgo, entre 8 e 11 de julho, com a participação da comitiva Portuguesa. O balanço de Portugal não poderia ser mais positivo nos quatro dias de competição conseguindo conquistar diversas medalhas ao longo das várias provas.

Medalha de Ouro logo a Abrir!

A portuguesa Maria “Tata” Martins conquistou no seu dia de aniversário a medalha de ouro na corrida de eliminação da prova da Taça das Nações de Pista. Numa das suas disciplinas prediletas, Tata foi logo de inicio vitima de uma queda e andou perto da sua eliminação. No entanto, a corredora levantou-se e colocou-se na frente do pelotão e mostrou que era a mais forte entre as participantes. A corrida foi discutida taco a taco entre a corredora da casa Diana Klimova e a nossa portuguesa, sendo que a vitória sorriu a Portugal. A terceira classificada foi a lituana Olivija Baleisyte.

Na mesma competição, mas em masculinos, João Matias foi nono classificado.

Iúri Leitão participou na qualificação de perseguição individual, com um tempo de 4’25”094, valendo-lhe a oitava posição, mas ficando fora da final.

Segundo dia e juntemos mais 3 medalhas!

Neste sábado, os três corredores participaram em várias provas, conquistando mais medalhas.

Tata Martins era a favorita em Omnium, concurso que irá representar em Tóquio Portugal, e fez jus ao seu favoritismo. Com o segundo lugar em scratch, o terceiro na corrida de tempo, e a vitória em eliminação, Tata fez a ultima prova, a corrida por pontos, a gerir a vantagem que tinha sobre as adversárias, acabando por concretizar o objetivo de vencer o ouro.

João Matias e Iúri Leitão também tiveram um desempenho de grande qualidade nos 50km do madison. A dupla lutou pelo pódio e fez frente aos adversários. A luta final ficou entre Portugal e a equipa da casa, a Rússia. A dupla de Lev Gonov e Ivan Smirnov acabou por vencer por 8 pontos de diferença sobre Matias e Leitão.

Prata a fechar fim de semana de sonho!

Iúri Leitão fechou a participação portuguesa no último dia de Taça das Nações, com um uma medalha de prata no concurso de omnium. Iúri Leitão ganhou as corridas de scratch e tempo, as primeiras do concurso, e arrecadou o terceiro lugar em eliminação, chegando à corrida por pontos ainda na primeira posição. A última corrida foi feita com grande intensidade para tentar bater Iúri. Foi então o bielorrusso Yauheni Karaliok, que ganhou três voltas ao pelotão, vencendo 4 sprints, e conquistando pontos para subir à primeira posição. O corredor português defendeu-se bem, mas não o suficiente para fechar a porta de um fim de semana de sonho com o Ouro. Ainda assim, foi uma medalha de prata muito merecida, num excelente desempenho do jovem.

Portugal termina a Taça das Nações com quatro pódios. Tata Martins conquistou dois ouros – nas disciplinas de omnium e eliminação, João Matias e Iúri Leitão ficaram com a medalha de prata em madison, com Iúri a vencer também uma em Omnium de forma individual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock