Iúri Leitão faz segundo no Omnium do Troféu Internacional de Pista Artur Lopes! Marta Carvalho arrasa concorrência nas juniores!

Decorreu este sábado, no Velódromo Nacional de Sangalhos, o segundo dia do Troféu Internacional de Pista Artur Lopes, prova de classe C1, com os Omniums na categoria de Elites masculinos e femininos, mas também nos Juniores masculinos. A velocidade disputou os contrarrelógios de 1km e 500m, para os lados masculino e feminino, respetivamente, enquanto as Juniores femininas disputaram as provas de Scratch e da Corrida por Pontos.

Marta Carvalho dominou nas Juniores, vencendo as duas corridas disputadas!

Omnium Elite Masculino

O Omnium dos Elites Masculinos contava com vários nomes de grande nível, inclusive os portugueses, com Rui Oliveira (UAE Team Emirates) a estrear as cores de Campeão Nacional da disciplina olímpica. A vitória sorriu ao britânico William Perrett (Chaney Windows and Doors), com 179pts, com Iúri Leitão (Portugal National Team) a ser segundo com 169pts, enquanto o francês Thomas Boudat (Go Sport – Roubaix Lille) a ser terceiro, com 137pts.

Pódio do Omnium Elite Masculino com Iúri Leitão – William Perrett – Thomas Boudat (da esquerda para a direita)

O Omnium começou com a corrida de Scratch a ser ganha por Iúri Leitão. O português entrou com tudo e colocou uma volta de avanço sobre o pelotão para assegurar os primeiros 40pts, batendo Rui Oliveira (UAE Team Emirates), que foi segundo, e William Tidball (Team Inspired), que foi terceiro. Na Tempo Race foi Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) a surgir na sua grande especialidade, conquistando os 12 primeiros sprints e uma volta de avanço sobre o pelotão para alcançar o triunfo. Tidball acabaria por ser segundo, com 1 volta de avanço e 5 sprints ganhos, o que o fez subir a primeiro, com Rui Oliveira em quarto e Iúri Leitão em sexto, ambos com 21pts de 1 volta de avanço e 1 sprint ganho.

Na parte da tarde, a corrida de Eliminação foi dominada pelos britânicos, com Tidball a vencer perante o compatriota Perrett e Iúri a ser terceiro. Chegávamos à corrida final dos pontos com Tidball na frente com 114pts, Iúri em segundo com 106pts e Perrett em terceiro com 100pts. O final deste Omnium foi uma Corrida por Pontos de grande nível, com Perrett a ser o homem em evidência! O britânico deu 3 voltas de avanço ao pelotão e pontuou em 6 sprints, para assegurar 179pts que lhe dariam a vitória, enquanto Iúri deu 2 voltas de avanço, venceu 3 sprints e foi 2º na meta, para finalizar com 169pts. Tibdall acabou por ser, curiosamente, o único ciclista do top15 a não fazer qualquer ponto, abrindo assim a porta para que Boudat, também com 3 voltas de avanço, fechasse na terceira posição.

Omnium Elite Feminino

Pódio do Omnium Elite Feminino com Anita Stenberg – Valentine Fortin – Victoire Berteau (da esquerda para a direita)

O Omnium das Elites Femininas não contou com qualquer ciclista portuguesa, não tendo qualquer delas, infelizmente, passado a fase de qualificação, na qual Daniela Campos (Portugal National Team) sofreu uma queda, que pode colocar o Campeonato da Europa em risco. A francesa Valentine Fortin (Cofidis) foi a mais forte e venceu com 135pts, batendo a norueguesa Anita Stenberg (Norway National Team), segunda com 129pts, e a colega de equipa Victoire Berteau (Cofidis), terceira com 120pts.

A corrida inicial de Scratch foi ganha por Fortin, que abriu assim no comando para não mais o perder até final! A francesa bateu Stenberg e Eukene Larrarte (Spain National Team) e assim começou da melhor forma a corrida da disciplina olímpica. Na Tempo Race, Berteau, Fortin e Stenberg estiveram acima da concorrência, completando todas uma volta de avanço ao pelotão. Berteau venceria com 4 sprints conquistados, os mesmos que Fortin, tendo passado à frente da colega de equipa na meta, enquanto Stenberg apenas arrecadou 3 sprints.

Na parte da tarde, a corrida de Eliminação viu as francesas da Cofidis saírem por cima, e desta feita foi Fortin a levar a melhor sobre Berteau para conquistar a vitória. Flora Perkins (Team Inspire) foi terceira, enquanto Stenberg fechou na quarta posição. Na Corrida por Pontos, Fortin só teve de controlar, vencendo 3 sprints para assegurar o triunfo no Omnium. Stenberg tentou fazer a diferença e pontuou em quase todos os sprints, mas não lhe daria para melhor que a segunda posição. Berteau acabou por estar um pouco mais apagada, e por isso foi terceira.

Omnium Júnior Masculino

Pódio do Omnium Júnior Masculino com Nejc Peterlin – Zak Erzen – Erazem Valjavec (da esquerda para a direita)

No Omnium dos Juniores, não contamos, infelizmente, com qualquer português, numa corrida em que foram os eslovenos a surgir em grande força e a dominarem completamente os adversários. O já conhecido Zak Erzen (Slovenia National Team) venceu com 160pts, batendo os compatriotas Nejc Peterlin (Slovenia National Team), segundo com 138pts, e Erazem Valjavec (Slovenia National Team), terceiro com 127pts.

No Scratch, foi o próprio Erzen quem entrou melhor, batendo o espanhol Marc Zafra (Purito – Tadesan – Nuria) e o compatriota Peterlin. Na Tempo Race foi o turco Ramazan Yilmaz (Turkey National Team) a vencer, com 1 volta de avanço sobre o pelotão e 5 sprints ganhos. Valjavec fez o mesmo resultado, mas cruzou a meta após Yilmaz, e por isso foi segundo. O italiano Tommaso Alunni (Team Fortebraccio) foi terceiro, conquistando os 9 primeiros sprints.

Da parte da tarde, Erzen voltou a entrar em grande e venceu a corrida de Eliminação, para se colocar cada vez mais líder da competição. O esloveno bateu o basco Tasio Semprena (Euskadi Selekzioa), com Zafra a ser novamente terceiro. Na Corrida por Pontos final, Erzen apenas teve de controlar, e com 1 volta de avanço e 3 sprints ganhos, incluindo o final, assegurou uma vitória categórica. Os seus compatriotas saíram um pouco mais de trás, mas com uma corrida de grande nível, onde conquistaram 2 voltas de avanço ao pelotão, conseguiram chegar ao pódio.

1km TT Elite Masculino

Pódio do Km Elite Masculino com Jose Moreno – Ekain Jimenez – Benat Garaiar (da esquerda para a direita)

Nas corridas de Velocidade, apenas os contrarrelógios se disputaram neste sábado, e foram os espanhóis a dominá-lo do lado masculino. Ekain Jimenez (Spain National Team) cumpriu o km em 1:02:464, e bateu o seu compatriota Jose Moreno (Spain National Team) por quase 1s! No terceiro posto terminou Benat Garaiar (Spain National Team), com um registo já na casa dos 1:04.

500m TT Elite Feminino

Pódio dos 500m Elite Feminino com Katy Marchant – Lauren Bell – Orla Walsh (da esquerda para a direita)

Do lado feminino disputou-se o contrarrelógio de 500m, e as britânicas dominaram uma vez mais. Desta feita, Lauren Bell (Great Britain National Team) levou a melhor sobre Katy Marchant (Great Britain National Team), num duelo muitíssimo apertado! Bell venceu com 34:872, batendo a compatriota por apenas 21 milésimos de segundo! O terceiro posto ficou para a irlandesa Orla Walsh (Ireland National Team), com 35:191.

Scratch Júnior Feminino

Pódio do Scratch Júnior Feminino com Raquel Dias – Marta Carvalho – Lara Fernandes (da esquerda para a direita)

Nas Juniores, Marta Carvalho (Portugal National Team) foi a grande dominadora, começando por vencer no Scratch, uma corrida com 7.5km e 30 voltas à pista. Num pódio totalmente português, Raquel Dias (Portugal National Team) foi segunda, e Lara Fernandes (Portugal National Team) terceira.

Corrida por Pontos Júnior Feminina

Pódio da Corrida por Pontos Júnior Feminina com Neza Zupanic – Marta Carvalho – Raquel Dias (da esquerda para a direita)

Na Corrida por Pontos das Juniores, Marta Carvalho voltou a ser a grande figura, ao conquistar 23pts nos 15km da corrida, vencendo 2 dos 6 sprints que compuseram as 60 voltas à pista, incluindo o sprint final que lhe daria a vitória. A eslovena Neza Zupanic (Slovenia National Team) foi segunda, com 17pts, tendo vencido 2 sprints, enquanto Raquel Dias (Portugal National Team) foi terceira, com 16pts e 1 sprint ganho.

Fotos: UVP/FPC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock