Seleção Nacional brilha no primeiro dia do Troféu Internacional de Pista Artur Lopes!
O Troféu Internacional de Pista Artur Lopes trouxe a Seleção Nacional novamente à competição no Velódromo Nacional de Sangalhos. Em representação portuguesa apresentaram-se os principais nomes da pista, e pela frente encontraram adversários de grande valia internacional. O primeiro dia contabilizou as provas de Madison, Corrida por Pontos e Sprint para os Elites Masculinos, Scratch e Corrida por Pontos para as Elites Femininas, e Scratch para as Juniores Femininas.
Madison Elite Masculino
O Madison foi a prova de maior destaque neste primeiro dia de Troféu Internacional de Pista Artur Lopes. Iúri Leitão e João Matias, em representação da Seleção Nacional alcançaram a vitória, somando 39pts. Os dinamarqueses Robin Skivild e Conrad Haugsted foram segundos, com 25pts, enquanto os mexicanos Fernando Nava e Ricardo Pena completaram o pódio com 17pts.
A corrida foi disputada a um forte ritmo, impedindo que qualquer dupla conquistasse voltas de avanço. Pelo contrário, das 14 que partiram, apenas 10 terminaram e 7 terminaram na volta dos vencedores. Miguel Salgueiro e Diogo Narciso entraram mais fortes e venceram o primeiro sprint, enquanto o segundo foi para os polacos Filip Prokopyszyn e Adam Wozniak.
Várias duplas foram vencendo sprints ao longo das 90 primeiras voltas. As únicas a conseguirem múltiplos foram as de Leitão e Matias, e de Prokopyszyn e Wozniak. À entrada para as últimas 30 voltas, Leitão e Matias somavam 19pts, os mesmos de Skivild e Haugsted. Foi no final que se deram as grandes decisões, com os portugueses a vencerem os três últimos sprints. Os 20pts somados acrescentaram aos 19pts, e a vitória sorriu assim a Leitão e Matias com 39pts. Skivild e Haugsted terminaram com 25pts na segunda posição.
Corrida por Pontos Elite Masculina
A Corrida por Pontos masculina foi marcada por uma grande exibição de Iúri Leitão. O Campeão do Mundo de Omnium voltou a dominar e somou 80pts para alcançar uma nova vitória, após dobrar por três vezes o pelotão. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi segundo, com 62pts, enquanto o mexicano Fernando Nava completou o pódio, com 49pts.
Apesar de Ivo Oliveira ter sido quem mais pontos somou nos sprints iniciais, Leitão foi cirúrgico. O português da Caja Rural escapou por três vezes para dobrar o pelotão e somar 60pts. Pelo caminho, venceu também 4 sprints, que somaram 20pts para o total de 80pts que garantiu assim a vitória. Ivo conseguiu duas dobragens ao pelotão, que somadas aos sprints lhe valeram os 62pts finais. Já Fernando Nava também conseguiu duas dobragens, mas pontuou menos nos sprints, terminando nos 49pts.
Corrida por Pontos Elite Feminina
No lado feminino, a Corrida por Pontos foi bastante intensa até final, com Daniela Campos a vencer com 71pts. A ciclista portuguesa logrou três voltas de avanço ao longo das 80 dadas ao Velódromo, e bateu a canadiana Lily Plante (Altricks.com / Sprinteur Clube Feminin), segunda com 66pts, no somatório dos sprints para alcançar o triunfo. A mexicana Maria Gaxiola completou o pódio com 50pts.
Tal como do lado masculino, as voltas de avanço foram decisivas para encontrar a vencedora. Daniela e Lily colocaram uma boa vantagem nas adversárias, e a portuguesa levou a melhor nos sprints. Com 1 sprint ganho e 11pts somados nesse campo, Daniela finalizou com 71pts para vencer. Lily não ficou muito atrás, com 5pts a fazerem toda a diferença. Maria Gaxiola conseguiu apenas duas voltas de avanço, que lhe chegariam para ser terceira. Somando dois sprints ganhos, o terceiro lugar foi confirmado com 50pts.
Scratch Elite Feminino
O Scratch Elite Feminino entregou a vitória à Campeã Nacional, Maria Martins. A vitória foi disputada ao sprint, após as 40 voltas ao Velódromo disputadas a quase 49km/h. A espanhola Eukene Larrarte foi segunda, enquanto a sua compatriota Laura Rodriguez (GN6 Track Cycling Team) completou o pódio. A corrida demonstrou alguma diferenciação no pelotão, com 8 ciclistas a escaparem desde cedo e a conseguirem a dobragem. O grupo acabou depois a discutir a vitória final num sprint ganho por Maria Martins.
Sprint Elite Masculino
Os Elites Masculinos contaram também com a prova de Sprint para os velocistas neste Troféu Internacional de Pista Artur Lopes. A presença mais destacada era a do polaco Mateusz Rudyk (Lubekskie Perla Polski Team), vice-Campeão Europeu da disciplina. Rudyk não deixou créditos por mãos alheias e venceu confortavelmente desde a fase qualificatória. Na final, o polaco superou o italiano Stefano Moro para confirmar o triunfo. O espanhol José Moreno foi terceiro, após bater o italiano Stefano Minuta na final de bronze.
Scratch Júnior Feminino
As Juniores Femininas estiveram também presentes para disputar a prova de Scratch no Troféu Internacional de Pista Artur Lopes. Apenas três ciclistas tomaram a partida, com a turca Buse Ertekin a conquistar a vitória. A ciclista da Turquia bateu a única portuguesa em prova, Emília Baía (Korpo Activo / Penacova), e a sua compatriota Lydia Turan.
Fotos do Troféu Internacional de Pista Artur Lopes: UVP / FPC