Iúri Leitão e Diogo Narciso em 4º no Madison da Track Nations Cup em Adelaide!
A Track Nations Cup em Adelaide chegou ao fim nesta madrugada, com um último dia de provas emocionantes e com algumas surpresas. Portugal voltou a estar no Velódromo, com destaque para Iúri Leitão e Diogo Narciso que terminaram em quarto no intenso Madison Masculino. Maria Martins também esteve em pista e foi 13ª no Omnium Feminino. O último dia também contou com as finais do Sprint Masculino e do Keirin Feminino.
Madison Masculino
No Madison Masculino, os neozelandeses Aaron Gate e Campbell Stewart conquistaram a vitória. Os dois somaram 73pts, 20 através de voltas de avanço e 53 em sprints. Com a medalha de Prata ficaram os alemães, Campeões da Europa, Roger Kluge e Theo Reinhardt, que somaram 55pts, 20 através de voltas de avanço e 35 em sprints. Os britânicos Joshua Tarling e Oliver Wood fecharam o pódio com 52pts, 20 através de voltas de avanço e 32 em sprints.
Iúri Leitão e Diogo Narciso somaram 48pts, 20 através de voltas de avanço e 28 em sprints para terminarem em quarto. Os portugueses foram uma das oito seleções que conseguiram dar volta de avanço. Em sprints, os portugueses começaram a pontuar a partir do sprint 10 de 20. Ainda somaram 2pts no 12º sprint e a pontuação máxima no 14º sprint. Nas últimas 30 voltas, os portugueses estiveram bastante ativos. Conseguiram vencer o 18º sprint, foram buscar 3pts no penúltimo sprint e ainda somaram os 10pts no último sprint, mas ficaram a apenas 4pts do pódio.
Omnium Feminino
No Omnium Feminino, a neozelandesa Ally Wollaston voltou a confirmar o seu excelente momento de forma e conquistou mais um Ouro. Wollaston somou 134pts e bateu a britânica Katie Archibald por 9ts. A americana, Campeã do Mundo, Jennifer Valente completou o pódio, ao somar 100pts. A portuguesa Tata Martins conquistou 56pts e foi 13ª.
No Scratch, Ally Wollaston foi mais forte e bateu Katie Archibald e a australiana Georgia Baker. Tata Martins foi apenas 14º. Na Tempo Race, a vitória sorriu à japonesa Yumi Kajihara, com cinco sprints ganhos e uma volta de avanço. Archibald foi segunda e Wollaston terceira. Tata foi 12ª, vencendo três sprints, e sendo a primeira atleta que não conseguiu completar volta de avanço.
Na Eliminação, Wollaston voltou a ser a mais forte. Jennifer Valente foi segunda e Archibald terceira. Tata foi 11ª. Na Corrida por Pontos, a britânica Neah Evans levou a melhor. Evans foi a única a dar volta de avanço e somou 30pts. Wollaston foi segunda com 18pts e Archibald terceira com 13pts. Valente somou apenas 10pts. A americana terminou com os mesmos pontos de Evans, e como ficou melhor posicionada no sprint final, acabou por ser terceira no Omnium. Tata foi 10ª com 4pts na corrida por pontos, para fechar em 13ª na geral, com 56pts.
Sprint Masculino
No Sprint Masculino, a vitória sorriu ao japonês Kaiya Ota. Na final, Ota conseguiu ser mais forte que o australiano Matthew Richardson. A primeira ronda foi para o australiano, mas o japonês conseguiu dar a volta para conquistar o Ouro. O australiano Matthew Glaetzer ficou com o Bronze após o malaio Mohd Awang não partir nas duas rondas de terceiro e quarto lugar.
Keirin Feminino
No Keirin Feminino tivemos surpresas no pódio final! A japonesa Mina Sato conseguiu conquistar a vitória, após bater a britânica Katie Marchant e a canadiana Lauriane Genest. As britânicas Emma Finucane e Sophie Capewell também estiveram na final e foram apenas quarta e quinta. A maior surpresa foi a da alemã, Campeã da Europa, Lea Sophie Friedrich, que foi apenas sexta na final.
Foto de Capa: UVP/FPC