Dylan Bibic vence Omnium da Track Nations Cup de Adelaide! Diogo Narciso foi 18º!
O segundo dia da Track Nations Cup em Adelaide viu Diogo Narciso estrear-se num Omnium nas grandes competições internacionais. O concurso marcou o dia de provas, e foi acompanhado do Madison Feminino, do Sprint Feminino e do Keirin Masculino. Apenas Narciso representou a seleção nacional, terminando num 18º posto, que, apesar de não comprometer a qualificação Olímpica, não é o resultado ideal para as aspirações lusas.
Omnium Masculino
Dylan Bibic comprovou o grande momento de forma da véspera e venceu o concurso de Omnium! Com 104pts, o canadiano terminou em igualdade pontual com Elia Viviani, batendo o italiano no sprint final da Corrida por Pontos. Dessa forma, Bibic garantiu o Ouro sobre Viviani. O belga Lindsay de Vylder foi terceiro, somando 101pts, numa disputa verdadeiramente renhida. Os cinco primeiros acabaram separados por menos de 10pts.
O Omnium começou com uma intensa corrida de Scratch a uma média de quase 54km/h. Viviani viria a revelar-se o mais forte, batendo ao sprint o alemão Roger Kluge e o japonês Kazushige Kuboki. Na Tempo Race, o checo Jan Vones foi o surpreendente vencedor. Com um ataque logo na volta inicial, Vones completou uma volta de avanço e venceu 8 dos 36 sprints. O movimento permtiu-lhe somar os 28pts necessários para bater o americano Colby Lange por apenas 1pt.
Segunda metade trouxe imprevisibilidade
Na prova de Eliminação foi Aaron Gate a evidenciar-se e a conquistar a vitória. O neozelandês superou Dylan Bibic e o australiano Oliver Bleddyn, para reentrar na luta pelo concurso. Na Corrida por Pontos final foi Kuboki a grande figura. Com 36pts resultados de uma volta de avanço e com um sprint ganho, o japonês subiu ao top5 final. Bibic entrava na frente, com 6pts sobre Viviani e 10pts sobre de Vylder. Apesar de apenas ter conseguido 6pts, o canadiano conseguiu evitar que os adversários recuperassem, e confirmou assim a vitória.
Diogo Narciso estreou-se no seu primeiro Omnium nas grandes competições e acabou na 18ª posição. O português não entrou da melhor forma, e foi apenas 19º no Scratch e 20º na Tempo Race. Seguiu-se uma Eliminação de qualidade, com o português em oitavo e a eliminar homens como Viviani, Kluge ou William Tidball. Na Corrida por Pontos final, Narciso foi 10º, com 5pts que somou aos 32pts anteriores, para fechar na 18ª posição final com 37pts.
Madison Feminino
No Madison foram Katie Archibald e Elinor Barker a conquistar a vitória! As britânicas conquistaram 31pts, e chegaram a um triunfo confortável, perante a dupla de Georgia Baker e Alexandra Manly! As australianas somaram 27pts e ficaram com a Prata, enquanto as americanas Jennifer Valente e Lily Williams alcançaram 23pts e a medalha de Bronze.
A corrida começou com um grande domínio de Arcibald e Barker. Nos primeiros 8 de 12 sprints, as britânicas venceram 5, e colocaram-se numa liderança confortável com 28pts. Daí até ao final, chegariam aos 31pts, entrando nas últimas 10 voltas com a vitória praticamente no bolso. Bastava-lhes terminar na volta das adversárias, e assim o fizeram. Baker e Manly venceram o sprint final e somaram 10pts que lhes permitiram ser segundas, à frente de Williams e Valente, terceiras no sprint final.
Keirin Masculino
No Keirin Masculino assistimos a uma enorme surpresa! A vitória sorriu ao malaio Mohd Awang, que conseguiu bater os japoneses Shinji Nakano e Kaiya Ota. Se a vitória foi algo surpreendente, também o quinto posto de Matthew Richardson o foi. O australiano entrava como o grande favorito a vencer, mas não foi capaz de conquistar qualquer medalha.
Sprint Feminino
No Sprint Feminino, Emma Hinze conseguiu regressar às vitórias internacionais nesta Track Nations Cup de Adelaide. A alemã teve um intenso duelo com a japonesa Mina Sato na grande final, e venceu por dois a um, protagonizando uma remontada de enorme qualidade. Na última ronda, Hinze venceu por apenas 5 milésimos de segundo para confirmar o triunfo. A francesa Mathilde Gros ficou com o bronze, após a não partida da neozelandesa Campeã Mundial Ellesse Andrews.
Fotos: UCI