Iúri Leitão é Tri-Campeão Europeu de Scratch!
No terceiro dia dos Campeonatos Europeus de Pista no Velódromo de Apeldoorn, nos Países Baixos, Iúri Leitão levou os portugueses ao rubro e fez soar “A Portuguesa” ao conquistar pela terceira vez o Título Europeu de Scratch! Foi o primeiro Título de Portugal nestes Europeus. Maria Martins e Rodrigo Caixas também estiveram em ação no velódromo. Tata foi 8ª no Omnium e Rodrigo 15º na Perseguição Individual.
Para além do Scratch Masculino, do Omnium Feminino e da Perseguição Individual Masculina, o quarto dia de Campeonatos Europeus contou também com a final do Sprint Feminino.
Scratch Masculino
No Scratch Masculino, o português Iúri Leitão sagrou-se Campeão Europeu pela terceira vez, depois de já ter vencido o título em 2020 e 2022. Iúri fez parte de um grupo de dez ciclistas que conseguiu dar uma primeira volta, e depois, a nove voltas do fim, o português protagonizou um poderoso ataque. Ninguém teve capacidade para fazer a ponte para Iúri, que deu assim a Portugal o seu primeiro Título nos Campeonatos Europeus de 2024. O austríaco Tim Wafler foi o mais forte no sprint pela Prata, e o dinamarquês Tobias Hansen bateu o britânico Ethan Vernon para ficar com o Bronze.
Omnium Feminino
No Omnium Feminino, a norueguesa Anita Stenberg conquistou o Ouro após somar 142pts. A norueguesa mostrou-se bastante forte desde a prova inicial e bateu a britânica Neah Evans por apenas 6pts. A francesa Valentine Fortin somou 131pts e ficou com o Bronze, batendo a jovem irlandesa Lara Gillespie por apenas 1pt.
A portuguesa Maria Martins somou 98pts e terminou na 8ª posição. O resultado permite aproximar cada vez mais a qualificação Olímpica, que é o principal objetivo da formação portuguesa.
O Omnium começou com o Scratch, onde Anita Stenberg foi a mais forte e bateu a italiana Letizia Paternoster e a polaca Daria Pikulik. Maria Martins não teve uma boa primeira corrida e foi apenas 14ª. Na Tempo Race, Valentine Fortin levou a melhor após bater Stenberg e a checa Petra Sevcikova. A francesa deu uma volta de avanço ao pelotão, num grupo que também incluía Maria Martins. A portuguesa acabaria na sexta posição, devido a ter ganho apenas um sprint.
Na Eliminação, a belga Lotte Kopecky mostrou-se finalmente no seu melhor e bateu Paternoster e Stenberg. Maria Martins voltou a ser sexta. Na Corrida por Pontos, Lara Gillespie foi a mais forte ao conquistar 52pts. A irlandesa somou 2 voltaas de avanço, mas não chegaria para alcançar o pódio. O Bronze foi decidido no último sprint, com Fortin a ser segunda e Gillespie terceira, fazendo com que a francesa ficasse 1pt à frente da irlandesa. Maria Martins somou 20pts por volta de avanço e 4pts por sprints, para fechar no oitavo lugar final.
Prseguição Individual Masculina
Na Perseguição Individual, o britânico Dan Bigham não deu hipótese e conquistou o tão desejado Título Europeu. O britânico marcou um grande tempo de 4:05:783 e bateu na final o seu compatriota Charlie Tanfield. Na luta pelo Bronze, o dinamarquês Rasmus Pedersen conseguiu ser mais forte que o alemão Tobias Buck-Gramcko. Foi o primeiro título individual para Bigham, ele que é também um dos engenheiros da INEOS Grenadiers.
O português Rodrigo Caixas não conseguiu passar da qualificação e terminou em 15º, com o tempo de 4:22:735.
Sprint Feminino
No Sprint Feminino, a britânica Emma Finucane conquistou o Ouro e juntou o Título Europeu ao seu Título Mundial. Na final, Finucane bateu a alemã Lea Sophie Friedrich em apenas dois sprints. A alemã Emma Hinze foi eliminada por Finucane nas meias-finais e acabou por ficar com o Bronze, após ser mais forte que a francesa Mathilde Gros, que não se encontra na sua melhor forma.
Amanhã, Portugal volta ao Velódromo com Rui Oliveira no Omnium Masculino, Maria Martins na Eliminação Feminina e Daniela Campos na Corrida por Pontos Feminina.