Iúri Leitão e Rui Oliveira em 4º no Madison e Tata Martins 5ª no Scratch no dia 2 dos Campeonatos Europeus de Pista!
O segundo dia dos Campeonatos Europeus de Pista no Velódromo de Apeldoorn, nos Países Baixos, contou com as finais do Madison Masculino, do Scratch Feminino, do 1km contrarrelógio masculino e de Perseguição Coletiva no masculino e no feminino. Portugal esteve muito bem e ficou próximo das medalhas! Iúri Leitão e Rui Oliveira ficaram a apenas 3pts do Bronze no Madison, conseguindo um brilhante quarto lugar. Maria Martins mostrou-se num belo nível no Scratch, onde foi quinta, e Rodrigo Caixas terminou em 15º no 1km.
Madison Masculino
No Madison Masculino, os veteranos alemães Roger Kluge e Theo Reinhardt sagraram-se Campeões da Europa pelo terceiro ano consecutivo. Kluge e Reinhardt somaram 64pts, 20pts através de voltas de avanço e 44pts por sprints. O resultado permitiu-lhes bater Thomas Boudat e Donavan Grondin por 4pts. Os franceses também somaram 20pts através de voltas de avanço, mas apenas 40pts por sprints. O veterano dinamarquês Michael Morkov e o jovem Theodor Storm completaram o pódio ao somarem 50pts, 20pts atráves de voltas de avanço e 30pts por sprints, ficando à frente dos portugueses Iúri Leitão e Rui Oliveira por apenas 3pts.
Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram 47pts, 20 através de volta de avanço e 27pts por sprints. Os portugueses começaram a corrida bastante calmos, a poupar o máximo de energia possível. Apenas ao sprint 7 surgiram mais ativos, ao alcançarem 2pts. Antes das últimas 80 voltas, Portugal foi a primeira nação a mexer na corrida. Rui e Iúri atacaram sem resposta, somaram 5pts num sprint e completaram volta da avanço. A movimentação fê-los subir do 10º lugar ao 2º, num espaço de 8 voltas!
Antes das últimas 30 voltas, os portugueses voltaram a mexer e foram buscar mais 5pts num sprint. A tentativa de volta não funcionou nesse momento, já que os rivais reagiram. Antes das 10 voltas finais, a seleção italiana mexeu e os portugueses foram os únicos a fazer a ponte. Rui e Iúri acabaram por largar os consagrados italianos e ficaram sozinhos na frente. Os dois não conseguiram a dobragem, mas alcançar 5pts no penúltimo sprint e mais 10pts no sprint final. Os dinamarqueses conseguiram 4pts no último sprint, tirando assim os portugueses do pódio.
Mesmo não tendo conseguido uma medalha, os dois estão de parabéns pela fantástica corrida que fizeram! A qualificação Olímpica foi consolidada e está cada vez mais próxima.
Scratch Feminino
No Scratch Feminino, a francesa Clara Copponi conquistou o tão desejado Título Europeu e mostrou que a ida para a Lidl – Trek começa a dar frutos. Copponi conseguiu bater ao sprint a jovem belga Lani Wittevrongel, de 19 anos, que foi a maior surpresa do dia. A italiana Martina Fidanza foi mais forte que a polaca Daria Pikulik e a portuguesa Maria Martins, para ficar com a medalha de Bronze. Tata esteve muito bem posicionada durante a corrida toda, ainda foi bloqueada na fase final da corrida pela norueguesa Anita Stenberg, mas conseguiu uma excelente 5ª posição.
1km TT Masculino
No 1km TT, o jovem italiano Matteo Bianchi aproveitou a ausência do recordista mundial, Jeffrey Hoogland, para conquistar o Título Europeu. Bianchi já tinha sido o mais forte na qualificação e confirmou o favoritismo na final ao marcar o tempo de 1:00:272. Mesmo sem Hoogland, os neerlandeses não ficaram sem medalha! Daan Kool surpreendeu e marcou o tempo de 1:00:414 para ficar com a Prata. O francês Melvin Landerneau ficou com o Bronze, com o registo de 1:00:472.
O português Rodrigo Caixas não conseguiu qualificar-se para a fase final da competição e terminou em 15º, com o tempo de 1:03:896.
Perseguição Coletiva Masculina
Na Perseguição Coletiva Masculina, os britânicos Ethan Hayter, Ethan Vernon, Daniel Bigham, Charlie Tanfield e Oliver Wood mostraram ser os mais forte e conquistaram o Ouro. Hayter, Vernon, Bigham e Tanfield bateram na final os dinamarqueses Campeões do Mundo, Rasmus Pedersen, Carl-Frederik Bevort, Niklas Larsen e Tobias Hansen. Frederik Rodenberg não competiu na final, mas também ficou com a Prata. Na Luta pelo Bronze, os italianos Jonathan Milan, Simone Consonni, Davide Boscaro e Francesco Lamon conseguiram ser mais fortes que os alemães Tim Torn Teutenberg, Felix Gross, Tobias Buck-Gramcko e Nicolas Heinrich.
Perseguição Coletiva Feminina
Na Perseguição Coletiva Feminina, as italianas Vittoria Guazzini, Elisa Balsamo, Letizia Paternoster e Martina Fidanza não deram hipóteses e conquistaram o Ouro. Na final, as italianas bateram as britânicas, Campeãs do Mundo, Megan Barker, Josie Knight, Anna Morris e Jessica Roberts. Neah Evans não competiu na final, mas também conquistou a Prata. Na luta pelo Bronze, as alemãs Lisa Klein, Franziska Brausse, Lena Reissner e Laura Sussemilch foram mais fortes que as irlandesas Lara Gillespie, Mia Griffin, Kelly Murphy e Alice Sharpe. A alemã Mieke Kroger também ficou com o Bronze, apesar de não ter competido na final.