Diogo Narciso domina Troféu Alves Barbosa e bate Iúri Leitão num Omnium imaculado!

O Troféu Internacional de Pista Alves Barbosa marcou o encerramento da temporada de pista em Portugal, naquela que foi a última corrida do ano em qualquer das vertentes. Sendo também uma corrida internacional C2, muitos dos nomes que estiveram presentes no dia anterior no Troféu Internacional Bento Pessoa marcaram novamente presença no Velódromo, num dia em que, sem provas para Cadetes, alguns destes competiram já pelos Juniores, e o mesmo fizeram outros do escalão Júnior para os Elites.

Diogo Narciso foi a grande figura do dia, ao vencer um Omnium sem qualquer falha, conseguindo a proeza de ser o primeiro a bater Iúri Leitão como Campeão Mundial da disciplina. Os dois ciclistas voltaram a alinhar juntos na prova de Madison, onde venceram categoricamente, mas também Maria Martins conseguiu superar-se relativamente ao dia anterior e vencer o Omnium feminino.

Omnium Elite Masculino

Diogo Narciso conquistou uma grande vitória no Omnium dos Elites Masculinos, totalizando 155pts com vitórias no Scratch, na Tempo Race e na Eliminação, antes de fechar em grande na Corrida por Pontos. O Campeão Mundial, Iúri Leitão, foi segundo, com 141pts, numa corrida que ficou um pouco aquém dos resultados do dia anterior, e o espanhol Joan Bennassar completou o pódio com 133pts.

No Scratch inicial, Narciso conquistou a vitória perante Iúri Leitão, com cinco ciclistas a terem conseguido dobrar o pelotão. O húngaro Bertold Drijver foi terceiro, à frente de Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) e Joan Bennassar. Na Tempo Race, Narciso protagonizou um domínio completo, ao dar uma volta de avanço ao pelotão e vencer 14 dos 36 sprints para totalizar 34pts. Joan Bennassar foi segundo, completando também a volta e vencendo 6 sprints, somando 26pts, enquanto o mexicano Fernando Nava foi terceiro com 4pts. Iúri Leitão acabaria por ser apenas 10º, sem qualquer ponto conquistado.

O pódio do Omnium com Iúri Leitão, Diogo Narciso e Joan Bennassar

A prova de Eliminação voltou a trazer um novo duelo final entre Narciso e Leitão, com o líder da corrida a levar a melhor sobre o Campeão Mundial e a vencer a terceira de três provas disputadas até então, enquanto Salgueiro conseguia ser terceiro. Na Corrida por Pontos final, Iúri Leitão foi o mais forte, somando 43pts com uma volta de avanço e vitória no sprint final, mas tal não foi suficiente para superar Narciso, que somou 35pts com uma volta de avanço e vitória no sprint inaugural para arrecadar a vitória. A pontuação de Iúri permitiu-lhe subir de quarto a segundo na geral, superando Joan Bennassar após vencer o sprint final, enquanto o espanhol, que somou 31pts, caiu para a terceira posição na geral final.

Omnium Elite Feminino

Maria Martins esteve superior ao dia anterior e venceu o Omnium feminino!

O Omnium das Elites Femininas viu a portuguesa Maria Martins reinventar-se após o segundo posto do dia anterior e alcançar um excelente triunfo ao somar 127pts. A ciclista portuguesa da Fenix – Deceuninck bateu a espanhola Eukene Larrarte, que a havia batido antes e foi agora segunda com 122pts, e a mexicana Yareli Acevedo, terceira com 119pts.

A competição começou com uma intensa corrida de Scratch, onde Maria Martins prevaleceu e conquistou a vitória, superando a uzebeque Margarita Mitsyurina e Eukene Larrarte. Na Tempo Race, Larrarte levou a melhor com 24pts, ao vencer quatro sprints, incluindo dois dos três últimos, e dando uma volta de avanço sobre o pelotão. Maria Martins foi segunda, com 23pts, os mesmos de Misyurina e Laura Rodriguez, terceira e quarta, respetivamente.

O pódio do Omnium com Eukene Larrarte, Maria Martins e Yareli Acevedo

Na prova de Eliminação, a portuguesa em destaque foi Daniela Campos, ao ser segunda apenas atrás de Yareli Acevedo. Maria Martins foi quarta e aumentou a liderança antes da decisiva Corrida por Pontos. Na definição do concurso, nenhuma ciclista conseguiu aplicar alguma volta de avanço sobre o pelotão, e as principais candidatas à vitória foram-se ocupando dos principais sprints, com Acevedo a somar 17pts, Martins e Misyurina 15pts e Larrarte 14pts, que culminaram nas pontuações finais que deram a vitória à Campeã Portuguesa.

Madison Elite Masculino

Iúri Leitão e Diogo Narciso voltaram a dominar a prova de Madison!

O Madison voltou a assistir a uma grande vitória da dupla portuguesa de Iúri Leitão e Diogo Narciso, que, deixando os dois primeiros sprints à concorrência, venceram com um total de 64pts, à frente dos espanhois Joan Bennassar e Alvaro Navas, segundos com 42pts, e de Eric Martorell e Francesc Bennassar, terceiros com 23pts.

O pódio do Madison com Joan Bennassar e Alvaro Navas, Iúri Leitão e Diogo Narciso, Francesc Bennassar e Eric Martorell

Os portugueses começaram a carburar a partir do terceiro sprint, e venceram todos entre o sprint 4 e o sprint 9, somando também uma volta de avanço sobre o pelotão, antes de finalizarem com o segundo posto nos sprints 10, 11 e 12, numa exibição de grande nível. Bennassar e Navas conseguiram também dobrar o pelotão por uma vez, garantindo a vitória em dois sprints para arrecadarem o segundo posto, enquanto Martorell e Bennassar foram consistentes sem vencer sprints para somar 23pts e serem terceiros.

Corrida por Pontos Elite Feminina

O pódio da Corrida por Pontos Elite com Laura Rodriguez, Isabel Ferreres e Daniela Campos

As Elites Femininas tiveram também uma Corrida por Pontos na parte matinal do dia de corrida, e proporcionaram um duelo espanhol que deu vitória a Isabel Ferreres, com os mesmos 41pts da sua compatriota Laura Rodriguez, segunda classificada após as mesmas posições obtidas no sprint final. A luta pelo terceiro posto foi também intensa, com Daniela Campos a levar a melhor sobre a mexicana Lizbeth Salazar, ambas com 33pts.

A corrida foi bastante atacada, e permitiu que 9 ciclistas conseguissem ganhar uma volta de avanço sobre o pelotão. Ferreres venceu o segundo e o terceiro sprint, mas Rodriguez passou para a frente no penúltimo, chegando aos 35pts perante os 31pts de Ferreres e de Salazar. Daniela Campos estava ligeiramente atrás com 29pts, mas todas poderiam chegar à vitória final. A vitória no sprint final deu o triunfo a Ferreres, com os mesmos pontos de Rodriguez, e o terceiro posto a Daniela Campos.

Scratch Júnior Masculino

O pódio do Scratch Júnior com Ellande Larronde, Gabriel Baptista e Ruben Sanchez

O Scratch dos Juniores foi dominado por Gabriel Baptista, que se despedia da Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact da melhor forma ao vencer de forma contundente com uma volta de avanço sobre toda a concorrência! O pódio contou com os ciclistas que estiveram mais ativos no dia anterior, com o francês Ellande Larronde (Urt Velo 64) a vencer o sprint pelo segundo posto, à frente do espanhol Ruben Sanchez.

Scratch Júnior Feminino

O pódio do Scratch Júnior com Patrícia Duarte, Maria Figueroa e Emília Baía

No Scratch das Juniores Femininas, e com Marta Carvalho a competir entre as Elites, a mexicana Maria Figueroa aproveitou muito bem para conquistar a vitória, tendo apenas Patrícia Duarte (Maiatos) e Emília Baía (Korpo Activo / Penacova), uma das poucas cadetes a alinhar, terminado na mesma volta, na segunda e terceira posição, respetivamente.

Corrida por Pontos Júnior Masculina

O pódio da Corrida por Pontos Júnior com Ellande Larronde, Ruben Sanchez e David Ferreira

A Corrida por Pontos dos Juniores foi dominada por Ruben Sanchez, que colocou uma volta de avanço sobre o pelotão e venceu 4 dos 8 sprints, para totalizar 44pts e garantir a vitória final. Ellande Larronde foi o único que se conseguiu aproximar, fazendo 30pts e completando também uma volta de avanço que lhe garantiram a segunda posição final, com o português David Ferreira (Paredes / Fortunna) a ser terceiro, com 24pts e uma volta de avanço também conquistada.

Corrida por Pontos Júnior Feminina

O pódio da Corrida por Pontos Júnior com Patrícia Duarte, Maria Figueroa e Emília Baía

No lado feminino, assistimos a uma Corrida por Pontos completamente dominada pela mexicana Maria Figueroa, que venceu todos os sprints exceto o primeiro, para conquistar a vitória com 33pts somados. Patrícia Duarte e Emília Baía voltaram a ser as únicas ciclistas a terminar na volta da vencedora, com a ciclista da equipa da Maia a somar 21 pts para ser segunda, enquanto Emília foi terceira com 14pts.

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock