Marta Carvalho e Roriz Cycling Academy brilham na conquista da Taça de Portugal de Pista!
Em dia de Troféu Internacional para os Elites no Velódromo Nacional de Sangalhos, também a formação subiu à pista para disputar as corridas finais da Taça de Portugal! Destacaram-se a formação da Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact, com Gabriel Baptista a vencer a Taça nos Juniores, nas disciplinas de Scratch e Corrida por Pontos, e Gonçalo Rodrigues a repetir o feito nos Cadetes, mas também Marta Carvalho, que em nova dobradinha completou uma jornada perfeita e garantiu a vitória nas duas disciplinas!
Scratch Júnior Masculino
No Scratch dos Juniores, o espanhol Ruben Sanchez foi a grande figura, ao conquistar a vitória num sprint a sete, com todos os ciclistas que conseguiram dobrar o pelotão. O Campeão Nacional Gabriel Baptista (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) foi segundo, e confirmou a vitória na geral da Taça, com o francês Ellande Larronde (Urt Velo 64) a ser terceiro.
Na geral da Taça, Gabriel Baptista conquistou a vitória com 71pts, perante os 65pts de José Teixeira (Paredes / Fortunna) e os 57pts de Samuel Guerra (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact).
Scratch Júnior Feminino
Na corrida das Juniores, foi Marta Carvalho (Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade) novamente a vencedora, desta vez com a mexicana Maria Figueroa a ser segunda, na sua primeira corrida em Portugal. Na luta pelo terceiro posto, Ana Marques (Cantanhede Cycling / VESAM) levou a melhor sobre Patrícia Duarte (Maiatos).
Na geral da Taça, Marta Carvalho venceu com 72pts conquistados, à frente de Ana Marques, segunda com 67pts, e de Patrícia Duarte, terceira com 66pts.
Corrida por Pontos Júnior Masculina
A Corrida por Pontos dos Juniores foi disputada até ao sprint final, e teve o mesmo desfecho que o Scratch, com Ruben Sanchez a conquistar a vitória, somando 71pts, à frente de Gabriel Baptista, novamente segundo, com 69pts. O pódio fechou também com o francês Elland Larronde, terceiro com 31pts.
A corrida teve uma intensa disputa entre os dois primeiros classificados, com Sanchez a vencer os primeiros dois sprints, e Gabriel Baptista o terceiro, quinto e sexto. Os dois conseguiram somar 40pts com duas voltas de avanço ao pelotão, e entraram nas voltas finais separados por apenas dois pontos, tendo o espanhol vencido sobre a meta para levar a conquista da corrida. Já o francês Larronde, conseguiu vencer um dos sprints e dar uma volta ao pelotão, para superar os adversários na luta pelo terceiro posto.
Na geral da Taça, Pedro Cruz (ACD Milharado / Sobralcar / Mafra) sagrou-se o grande vencedor, após a quarta posição na corrida, com 64pts, deixando Gabriel Baptista na segunda posição, com 61pts, e João Marques (Paredes / Fortunna) em terceiro, com 60pts.
Corrida por Pontos Júnior Feminina
Do lado feminino, assistimos a uma corrida bastante mais disputada que as anteriores, com Marta Carvalho a ter na mexicana Maria Figueroa uma rival à sua altura. A Campeã de Portugal acabaria por vencer no sprint final, somando 27pts, perante os 23pts de Figueroa, que foi segunda, enquanto Patrícia Duarte completou o pódio ao somar 15pts.
O duelo entre Marta Carvalho e Maria Figueroa revelou-se bastante intenso, com as duas a estarem bastante tempo empatadas, e a vencerem mais de metade dos sprints. Patrícia Duarte deu luta, mas entrou nas últimas voltas com 4pts de atraso perante as duas adversárias. No sprint final, Marta venceu e conquistou a vitória na corrida, com Maria a ser segunda na meta e na tabela classificativa.
Na geral da Taça, Marta Carvalho voltou a fazer o pleno, somando os 72pts possíveis, e conquistou a Taça também nesta disciplina. Patrícia Duarte foi segunda, com 67pts, e Ana Marques, quarta na corrida, completou o pódio com 66pts.
Scratch Cadete Masculino
O Scratch dos Cadetes viu Dinis Martins (Caldas Ecosprint – Nutea) conquistar a segunda vitória consecutiva nesta disciplina, apesar do arranque menos bem conseguido na Taça, e a deixar Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) e Francisco Alves (Cantanhede Cycling / 2W Engenharia) nos restantes lugares de pódio.
O segundo posto foi suficiente para que Gonçalo se sagrasse o grande vencedor da geral, com 68pts, à frente de Francisco com 66pts e Dinis com 65pts.
Scratch Cadete Feminino
Na corrida feminina, Maria Coimbra (Azuribike Mangualde Team) conseguiu estrear-se a vencer, e agarrar a vitória na geral da Taça de Portugal, após um excelente duelo com Emília Baía (Korpo Activo / Penacova), que foi segunda e se deixou ultrapassar. A Campeã Nacional, Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT) concluiu na terceira posição.
Na geral da Taça, Maria terminou com 70pts, perante os 69pts de Emília, enquanto Bruna foi terceira com 66pts.
Corrida por Pontos Cadete Masculina
A Corrida por Pontos dos Cadetes foi bastante disputada entre quatro ciclistas, com Gonçalo Rodrigues a revelar-se superior aos adversários nas voltas finais para conquistar a vitória com 20pts somados. O ciclista da equipa de Roriz bateu Dinis Martins, segundo com 15pts, e o seu colega de equipa, o brasileiro Dimas Mota (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), terceiro com 10pts.
Na geral da Taça, Gonçalo sagrou-se o grande vencedor, com 70pts, à frente do Campeão Nacional, Francisco, segundo com 66pts. Dinis completou o pódio, somando novamente 65pts.
Corrida por Pontos Cadete Feminina
Nas femininas, Maria Coimbra repetiu o feito da corrida de Scratch e conquistou nova vitória, somando 14pts numa liderança alcançada desde o primeiro sprint. Emília Baía não conseguiu pontuar no segundo sprint e teve de ir atrás do prejuízo, vencendo o sprint final para fechar na segunda posição, com 12pts somados. Bruna Gonçalves foi terceira, para repetir o pódio do Scratch, ao somar 10pts.
Na geral da Taça, Emília levou a vitória com 71pts somados, à frente de Maria, que foi segunda com 69pts. Bruna foi terceira, com 67pts.