Arco-Íris de Iúri Leitão estreia com vitória no Troféu Internacional Bento Pessoa!
As provas internacionais regressaram no dia de ontem ao Velódromo Nacional de Sangalhos, com a grande figura do dia a ser o inevitável Campeão Mundial, Iúri Leitão, que venceu o concurso de Omnium, e também a prova de Madison, esta na companhia de Diogo Narciso. O dia marcou a estreia da camisola arco-íris do “porquinho voador”, a primeira do ciclismo português no escalão Elite, e o momento não poderia ter sido melhor!
Omnium Elite Masculino
O concurso de Omnium foi a última competição do dia a terminar, consagrando o Campeão do Mundo, Iúri Leitão como o grande vencedor da corrida. O ciclista português de Viana do Castelo terminou com 148pts, e bateu o mexicano Fernando Nava, segundo com 136pts, e o espanhol Erik Martorell, terceiro com 132pts.
A corrida inicial de Scratch começou desde logo com uma grande surpresa, já que foi o israelita Alon Yogev (Israel National Federation) a vencer, superando o Campeão Mundial Iúri Leitão, segundo, e também Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car). Na Tempo Race, foi Leitão o ciclista mais forte, conseguindo vencer 11 dos 36 sprints e dar também uma volta de avanço sobre o pelotão. À boleia do português, também o espanhol Alvaro Navas e o mexicano Fernando Nava conseguiram dobrar os adversários, aproveitando a volta de avanço para serem segundo e terceiro, respetivamente. A meio da corrida, Iúri liderava com 78pts, perante os 68pts de Yogev e do espanhol Erik Martorell, quarto nas duas primeiras corridas.
Na segunda metade da prova, a corrida de Eliminação voltou a trazer o melhor do Campeão Mundial, com uma nova vitória contundente, desta feita à frente do compatriota Diogo Narciso, e de Martorell. Isto levou Iúri a entrar na Corrida por Pontos final com uma vantagem confortável de 14pts sobre Martorell e de 20pts sobre Navas. A última corrida do Omnium trouxe o melhor dos restantes portugueses, que conseguiram subir na geral, com Rodrigo Caixas em destaque, a conquistar 48pts e a ser o ciclista que mais pontos somou. Para Iúri, uma volta de avanço e um sprint ganho, somando 30pts, foram o suficiente para conquistar a vitória, com Fernando Nava a destacar-se e a vencer o sprint final para agarrar o segundo posto, à frente de Martorell, que foi segundo, e, consequentemente, terceiro na geral.
Omnium Elite Feminino
No Omnium Feminino, a vitória sorriu à seleção espanhola, por meio de Eukene Larrarte, que com 128pts conseguiu superar a Campeã de Portugal Maria Martins, segunda com 122pts. No terceiro posto terminou a mexicana Yareli Acevedo, terceira com 117pts.
A corrida de Scratch começou com uma disputa entre as três ciclistas que acabariam no pódio, mas com Acevedo a vencer à frente da espanhola e da portuguesa, num duelo que deixou a prometer para o que viria pela frente. Na tempo Race, apareceram Daniela Campos e a mexicana Lizbeth Salazar. As duas protagonizaram um intenso duelo, com a ciclista portuguesa a levar a melhor no último dos 26 sprints, para vencer a corrida, com os mesmos 6pts da adversária. Larrarte foi terceira, enquanto Martins apenas sexta e Acevedo décima, o que a colocou na liderança da geral com 74pts, à frente de Maria Martins, Argiro Milaki e Laura Rodriguez (Laboral Kutxa), todas com 66pts.
A corrida de Eliminação voltou a trazer emoção à competição, com Maria Martins a evidenciar-se numa disciplina em que se dá bastante bem e a vencer, à frente de Ziortza Isasi (Eustrak – Euskadi) e de Acevedo, com Larrarte a ser quarta. O resultado colocou a ciclista portuguesa a apenas 2pts de Larrarte à partida para a Corrida por Pontos final, onde tudo se decidiu com grandes duelos. Nenhuma ciclista conseguiu dobrar o pelotão, o que levou as decisões para os sprints, onde Larrarte acabou por levar a melhor. A espanhola somou 12pts nos primeiros três sprints, o que rapidamente a colocou com uma vantagem de 9pts sobre Martins, que somou apenas 5pts. A espanhola aumentou a diferença no antepenúltimo e no penúltimo sprint, confirmando a vitória com 128pts, à frente da portuguesa, que, apesar de vencer o sprint final, não somou mais que 122pts. Acevedo venceu também três sprints, e acabou por ser terceira, com 117pts.
Madison Elite Masculino
O Madison para os Elites Masculinos marcou a primeira prova do dia, com uma vitória para a seleção de Portugal, representada na dupla ganhadora por Iúri Leitão e Diogo Narciso, que culminaram uma excelente prestação com 74pts conquistados. O segundo posto foi para os espanhois Eric Martorell e Francesc Bennassar, com 51pts, e o terceiro para os austríacos Felix Ritzinger e Tim Wafler, com 32pts.
A corrida começou com os austríacos e os espanhóis bastante ativos, vencendo um sprint cada, mas foi a partir do sprint 3 que Portugal começou a carburar. Iuri Leitão venceram cinco de sete sprints consecutivos, e foram segundos nos restantes dois, somando desde logo um total de 31pts. Pela mesma altura, os espanhóis somavam já também 26pts em sprints, e venceriam o sprint para fazer também 31pts, mas a diferença estava nas voltas de avanço. Leitão e Narciso conseguiram dobrar por duas vezes o pelotão e somar mais 40pts, e os espanhóis apenas uma, somando 20pts. Pontuando ainda nos sprints finais, a dupla portuguesa arrecadou uma grande vitória, com 23pts de vantagem sobre a dupla espanhola, enquanto os austríacos, sem voltas de avanço, terminariam com 32pts, após uma exibição sólida nas últimas 30 voltas.
Scratch Sub-23 Feminino
Na ausência da prova de Madison para o pelotão feminino, as Sub-23 subiram ao Velódromo para disputar uma corrida de Scratch, que foi surpreendentemente ganha pela uzbeque Margarita Misyurinade, à frente da portuguesa Daniela Campos, e da espanhola Isabella Maria Escalera. Margarita conseguiu dobrar todo o pelotão, e terminou com uma volta de avanço sobre as adversárias, que tiveram de lutar pela posição de Prata, onde Daniela Campos se revelou mais forte.
Fotos: UVP/FPC