Tata Martins fecha Mundiais de Pista com top10 no Omnium com Jennifer Valente a revalidar o Título!
Chegou hoje ao fim os Campeonatos do Mundo de Pista em Glasgow, na Escócia, que contaram com uma dia com provas emocionantes. No Omnium Feminino, tivemos uma luta pelo pódio fantástica desde o Scratch à Corrida por Pontos. A portuguesa Tata Martins esteve num bom nível e acabou por fechar na 10ª posição. Na Corrida por Pontos Masculina, Aaron Gate levou a melhor numa corrida bastante ofensiva desde as primeiras voltas. No Sprint Feminino, Emma Finucane mostrou o seu enorme potencial e levou os britânicos ao rubro ao conquistar o Título Mundial. No Keirin Masculino, Kevin Quintero surpreendeu e levou o Título Mundial com os principais favoritos a ficarem fora do pódio.
Omnium Feminino
No Omnium Feminino, tivemos uma grande batalha pelo Ouro e a americana Jennifer Valente acabou por ser a mais forte para conquistar o Título Mundial. Valente somou 145pts e bateu a dinamarquesa Amalie Dideriksen por 9pts e a belga Lotte Kopecky por 12pts. A portuguesa Tata Martins marcar 70pts e acabou por ser 10ª.
No Scratch, a neozelandesa Ally Wollaston não deu hipótese e bateu Valente e a italiana Letizia Paternoster. Tata Martins foi 14ª. Dideriksen foi 5ª e Kopecky 6ª. Na Tempo Race, Valente mostrou a sua grande forma e bateu a francesa Valentine Fortin e Wollaston. Tata Martins foi 13ª. Dideriksen foi 8ª e Kopecky teve uma má prova e foi apenas 17ª.Na Eliminação, Kopecky redimiu-se da Tempo Race e levou a melhor. Valente foi segunda e Fortin terceira. Tata Martins fez uma grande prova e foi 5ª. Dideriksen foi apenas 6ª.
Na Corrida por Pontos, a britânica Katie Archibald foi a mais forte. Archibald não esteve bem na Tempo Race e na Eliminação e tentou de tudo para conseguir uma medalha na Corrida por Pontos mas acabou por não conseguir por 7pts. Kopecky foi segunda na Corrida por Pontos e conseguiu garantir o Bronze. Dideriksen foi terceira e a dinamarquesa, que foi bastante consistente acabou por ficar com a Prata. Valente só teve de defender e conseguiu somar os pontos para ficar com o Ouro. Wollaston e Fortin eram 2ª e 3ª, respetivamente, antes da prova final, mas não tiveram uma boa corrida por pontos e acabaram por perder pódio. A portuguesa Tata Martins não conseguiu somar pontos na última prova e acabou por terminar na 10ª posição.
Corrida por Pontos Masculina
A Corrida por Pontos Masculina foi uma prova fantástica com um ritmo altíssimo e com vários ataques de início ao fim. O neozelandês Aaron Gate somou 123pts, 80pts por voltas de avanço e 43pts em sprints, para conquistar o Título Mundial. Gate bateu o espanhol Albert Torres por 16pts, que também somou 80pts por voltas de avanço. O belga Fabio van den Bossche mostrou o seu grande potencial ao conseguir marcar 95pts, 80pts por voltas de avanço e 15pts em sprints, para ficar com o Bronze. O veterano alemão Roger Kluge também somou 80pts por voltas de avanço mas acabou por ficar a 6pts do pódio.
Sprint Feminino
No Sprint Feminino, a jovem britânica Emma Finucane mostrou o seu enorme talento ao conseguir conquistar o Título Mundial. Finucane bateu a alemã Lea Sophie Friedrich, que continua à procura do tão desejado Título Mundial no Sprint. A neozelandesa Ellesse Andrews bateu a alemã Emma Hinze na luta pelo Bronze. Hinze foi eliminada da luta pelo Ouro por Finucane nas meias-finais.
Keirin Masculino
No Keirin Masculino, o colombiano Kevin Quintero mostrou a sua enorme potência para conquistar o Título Mundial. O australiano Matthew Richardson, que não tem estado no seu melhor nestes mundiais, ficou com a Prata. O japonês Shinji Nakano também surpreendeu ao conseguir ficar com o Bronze. O principal favorito Harrie Lavreysen ficou muito cedo na frente do grupo e acabou por pagar, ficando assim fora do pódio. Jeffey Hoogland outro dos principais favoritos, foi apenas 6º
Foto de capa: UCI