Iúri Leitão é o novo Campeão do Mundo de Omnium e dá o primeiro Título Mundial a Portugal!
No quarto dia dos Campeonatos do Mundo de Pista em Glasgow, na Escócia, Iúri Leitão conquistou o Título Mundial de Omnium, tornando-se assim no primeiro português a conquistar uma medalha de Ouro num Mundial Elite. O português Ivo Oliveira também esteve na pista na prova de hoje e ficou às portas do pódio na Perseguição Individual Masculina. Para além do Omnium e da Perseguição Individual na vertente masculina, o quarto dia dos Campeonatos do Mundo de Pista também contou com fantásticas provas na Eliminação Feminina e no Keirin Feminino
Omnium Masculino
No Omnium Masculino, o português Iúri Leitão conquistou o Título Mundial após somar 187pts. Leitão bateu o francês Benjamin Thomas por apenas 2pts. O japonês Shunsuke Imamura surpreendeu ao conseguir ficar com o Bronze após somar 173pts.
Na Scratch do Omnium, Iúri Leitão começou da melhor forma, o português surpreendeu os seus adversários com um explosivo ataque a 6 voltas do fim para vencer a prova. O britânico Oliver Wood foi segundo e o alemão Tim Torn Teutenberg terceiro. Thomas foi nono. Na Tempo Race, Iúri Leitão voltou a surpreender os seus adversários com um forte ataque desta vez nas primeiras voltas. O português deu uma volta de avanço e somou 12pts em sprints para vencer a prova. O espanhol Sebastian Mora foi segundo e Imamura terceiro. Thomas foi quinto.
Na Eliminação do Omnium Iúri Leitão voltou a estar muito forte. O neozelandês Campbell Stewart venceu a prova e acabou por ser mais forte no sprint final que o português. O australiano Kelland O’Brien foi terceiro. Thomas foi nono. Na corrida por pontos, Benjamim Thomas foi o mais forte após somar 80pts em voltas de avanço e 25pts em sprints. O dinamarquês Niklas Larsen foi segundo, mas não conseguiu somar os pontos suficientes para ficar com o Bronze. O neerlandês Vincent Hoppezak foi terceiro. Iúri Leitão foi quarto na Tempo Race, o português somou 60pts em voltas de avanço e 9pts em sprints, conquistando assim os pontos suficientes para se tornar Campeão do Mundo.
Perseguição Individual Masculina
Na Perseguição Individual Masculina, tivemos uma fantástica luta pelo Ouro em que Filippo Ganna fez uma fantástica recuperação para revalidar o Título Mundial. O italiano estava a mais de 2s do britânico Dan Bigham nos 1000 metros finais, mas o britânico teve uma quebra no seu ritmo e Ganna conseguiu fazer uma enorme recuperação para ficar com o Ouro. O italiano Jonathan Milan ficou com o bronze após bater o português Ivo Oliveira, que ficou muito perto de voltar ás medalhas nesta disciplina.
Na prova de qualificação da parte da manhã, Ivo Oliveira conseguiu bater o Recorde Nacional da disciplina, ao cumprir os 4km em 4:06:407, um registo que lhe deu o quarto tempo e o acesso à final pelo Bronze.
Eliminação Feminina
Na Eliminação Feminina, a belga Lotte Kopecky continuou com o grande momento de forma na Pista e conquistou o Título Mundial. Resistindo até final e correndo sempre de forma muito inteligente, a belga foi mais forte que a francesa Valentine Fortin para conquistar o Ouro. A americana Jennifer Valente completou o pódio, abdicando de disputar a medalha de Prata, fechando assim na posição de Bronze.
Keirin Feminino
No Keirin Feminino, a neozelandesa Ellesse Andrews voltou aos grandes resultados, e conquistou o Título Mundial, com apenas 23 anos, depois de já em 2021 ter sido segunda nos Jogos Olímpicos. A neozelandesa bateu a colombiana Martha Bayona, que deu um grande salto a nível de resultados e chegou finalmente a uma medalha Mundial, e a alemã Lea Sophie Friedrich, Campeã Mundial em 2021 e 2022, que desta vez foi terceira. A francesa Mathilde Gros foi apenas 6ª e a alemã Emma Hinze não se qualificou para a luta pelo Ouro.
Foto de capa: UCI