Imperial Katie Archibald conquista o Título Europeu de Omnium! Leitão em destaque no Scratch!

O terceiro dia dos Europeus de Pista no Velódromo de Grenchen, na Suíça, contou com provas fantásticas, como por exemplo o Scratch, que teve o português Iuri Leitão em destaque. No dia de hoje também tivemos o Omnium feminino, que contou com a presença da portuguesa Tata Martins, a Perseguição Individual masculina, que contou com a presença de Rodrigo Caixas, e a final do Sprint feminino.

Omnium Feminino

Pódio do Omnium Feminino com Daria Pikulik – Katie Archibald – Lotte Kopecky (da esquerda para a direita) – photo Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023

A britânica Katie Archibald voltou a mostrar a sua dominância ao conseguir marcar 155pts para conquistar o Título Europeu no Omnium feminino. A polaca Daria Pikulik somou 124pts e conquistou a Prata no último sprint da Corrida por Pontos, enquanto a belga Lotte Kopecky ficou com o Bronze. A portuguesa Tata Martins somou 78pts e terminou na nona posição.

No Scratch, Katie Archibald bateu a neerlandesa Maike Van der Duin e Pikulik para vencer a primeira prova do Omnium. Tata Martins terminou na quinta posição. Na Tempo Race, Archibald voltou a não dar hipótese e bateu a francesa Clara Copponi e a dinamarquesa Amalie Dideriksen, tendo conquistado uma volta de avanço a par da francesa, assim como vários sprints. Tata Martins não teve um prova tão bem sucedida e terminou apenas em décima primeira.

Maria Martins em ação com a espanhola Eukene Larrarte – photo Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2023

Na Eliminação, Archibald dominou e bateu Pikulik e Kopecky. Tata acabou na nona posição porque ficou presa entre duas ciclistas e foi obrigada a travar, numa movimentação perigosa da polaca. Na Corrida por Pontos, a britânica também dominou e bateu Kopecky e Dideriksen. Pikulik e Kopecky somaram os mesmos pontos no final, mas a polaca ficou com a Prata porque bateu a belga no último sprint. Tata bem tentou dar voltas de avanço para somar pontos, mas a portuguesa foi muito marcada, inclusive pelas últimas classificadas da corrida, e foi apenas décima primeira com 2pts, fechando assim na nona posição final, com 78pts.

Scratch Masculino

Pódio do Scratch Masculino com Roy Eefting – Oliver Wood – Donavan Grondin (da esquerda para a direita) – photo Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023

No Scratch masculino, o britânico Oliver Wood mostrou a sua enorme qualidade ao conseguir conquistar o Título Europeu após não dar hipótese no sprint final. O neerlandês Roy Eefting conquistou a Prata. O francês Donavan Grondin aguentou o forte sprint do belga Tuur Dens para ficar com o Bronze.

O português Iuri Leitão esteve em destaque. Leitão começou por surpreender os seus adversários com um ataque na primeira volta. O português mexeu várias vezes na corrida e, volta após volta, o grupo dos favoritos partia-se. A sete voltas do fim, Leitão atacou e o austríaco Tim Wafler foi o único que o seguiu. A quatro voltas do fim, Wafler já estava no limite e não conseguia ajudar o português, que acabou por ser alcançado a meio da última volta devido a uma grande aceleração de Grondin, terminando assim na sexta posição.

2023 UEC Track Elite European Championships – Grenchen (Suisse) Day 3 – Mens’ Scratch 10/02/2023 – Iuri Leitao (POR) – photo Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023

Perseguição Individual Masculina

Pódio da perseguição individual masculina com Dan Bingham – Jonathan Milan – Tobias Buck-Gramcko (da esquerda para a direita) – photo Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023

Na Perseguição Individual masculina, o italiano Jonathan Milan marcou o tempo de 4.03.744 e conquistou o Título Europeu após uma grande recuperação nas últimas voltas. O italiano bateu o britânico Dan Bingham na luta pelo Ouro. Bingham acabou por estar em destaque na qualificação onde marcou um fantástico tempo de 4.02.775, mas não conseguiu reproduzir a marca na final, quebrando no último km de forma bastante evidente. O alemão Tobias Buck-Gramcko fez uma grande recuperação nos últimos 1000 metros, e bateu o francês Corentin Ermenault para ficar com o Bronze.

O português Rodrigo Caixas acabou na 15ª posição, melhorando o seu recorde pessoal na corrida por mais de 3s, terminando em 4:16:823.

Sprint Feminino

Pódio do sprint feminino com Pauline Grabosch – Lea Friedrich – Sophie Capewell (da esquerda para a direita) – photo Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023

No Sprint feminino, a alemã Lea-Sophie Friedrich não deu hipótese e conquistou o Título Europeu. A alemã bateu a sua compatriota Pauline Grabosch na luta pelo Ouro. Grabosch mostrou o seu potencial e um grande momento de forma ao conseguir conquistar a Prata e ao eliminar a francesa, Campeã do Mundo, Mathilde Gros nas meias-finais. A britânica Sophie Capewell bateu Gros e ficou com o Bronze. Gros mostrou fraqueza física nas finais, e não conseguiu conquistar o Bronze. Nas meias-finais, a francesa também mostrou fraqueza na última manga, mas na segunda deu muito espaço a Grabosch e por causa desse erro acabou por não disputar o Ouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock