Rui Oliveira e Tata Martins são Campeões Nacionais de Omnium! Iúri Leitão vence Scratch!
Chegaram hoje ao fim os Campeonatos Nacionais de Pista, com as corridas de Omnium para os Elites, assim como do Scratch para o lado masculino no mesmo escalão. A manhã no Velódromo Nacional de Sangalhos foi bastante animada, com dois concursos de grande nível a fazerem valer a ida a todos os presentes, que puderam ver em ação alguns dos melhores do mundo na pista!
Omnium Elite Masculino
No tão esperado concurso de Omnium, Rui Oliveira (UAE Team Emirates) voltou a ser o mais forte e venceu o Título Nacional conquistando 157pts, perante os 139pts do seu irmão, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), que arrecadou assim a medalha de prata. No terceiro posto terminou João Matias (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados), com 130pts.
O Omnium masculino arrancou com uma corrida de Scratch bastante bem disputada. Ivo Oliveira arrecadou a vitória, entrando assim na liderança da competição após bater Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) e Rui Oliveira, segundo e terceiro, respetivamente. Na Tempo Race, Rui Oliveira venceu 13 dos 36 sprints e arrecadou a vitória, com Iúri Leitão a vencer 7 e a ser segundo, enquanto João Matias venceu 4 e foi terceiro. Ivo Oliveira era apenas quinto, e perdia alguns pontos para os adversários que havia ganho na corrida anterior.
A prova de Eliminação acabou por ser madrasta para Iúri Leitão, que não foi além da oitava posição, e assim perdeu também terreno. Foram novamente os irmãos Oliveira a discutir a vitória, com Rui a bater uma vez mais Ivo, e a aumentar assim a vantagem na geral do evento. Na Corrida por Pontos final, Rui entrou decidido a arrumar com a concorrência e venceu os primeiros três de dez sprints, acumulando também rapidamente uma volta de avanço sobre o pelotão que o deixou numa posição muito confortável. A disputa nas últimas voltas foi pela medalha de prata, com Ivo a levar a melhor sobre João Matias para arrecadar o segundo posto, enquanto o barcelense fechava na terceira posição.
Omnium Elite Feminino
No concurso de Omnium feminino, a vitória sorriu a Maria Martins (Fenix – Deceuninck), que com 165pts revalidou o título nacional na disciplina olímpica, batendo Daniela Campos (Bizkaia – Durango), segunda com 141pts, e Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera), terceira com 126pts.
As corridas contaram todas elas com uma classificação muito semelhante. No Scratch, Maria Martins conquistou a vitória, deixando Daniela na segunda posição e Beatriz na terceira, e o mesmo se sucedeu depois na Tempo Race, com a ciclista ribatejana a vencer 15 sprints, perante os 9 de Daniela e os 2 de Beatriz, elas que foram as únicas a conseguir passar na frente nas voltas pontuáveis.
Na segunda parte da corrida, o cenário repetiu-se. Maria Martins venceu a corrida de Eliminação com Daniela a ser segunda e Beatriz terceira, e na Corrida por Pontos final, com 80 voltas à pista, Maria voltou a vencer todos os sprints pontuáveis, fechando com 45pts para conquistar o triunfo, perante Daniela que havia sido segunda em todos os sprints, e Beatriz que havia feito o mesmo, mas na terceira posição.
Scratch Elite Masculino
Na corrida de Scratch, Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) puxou dos galões de Campeão da Europa e venceu o Título Nacional, levando assim mais um título na disciplina para o seu palmarés. Na luta com o ciclista da equipa espanhola, Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios) foi segundo, e João Matias (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados) terceiro.
Fotos: UVP – FPC