Nova dobradinha de Matias em fim de semana de sonho no Velódromo!

As corridas de 2022 no Velódromo Nacional de Sangalhos encerraram no passado domingo, dia 18, com o Troféu Internacional Alves Barbosa, já a contar para a temporada 2022/23, a trazer mais um dia de muito espetáculo, com corridas de grande intensidade que levaram os presentes ao rubro! João Matias (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados) voltou a estar em altas, fazendo nova dobradinha no Omnium e no Madison, afirmando-se assim como a grande figura do fim de semana!

Omnium Masculino

Pódio Omnium Elite Masculino com Jack Murphy – João Matias – Daniel Dias (da esquerda para a direita)

O Omnium Masculino assistiu novamente à vitória do Campeão Nacional, João Matias (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados), que terminou com 165pts para mais um triunfo avassalador! O irlandês Jack Murphy (Ireland National Team) foi segundo, com 130pts, enquanto Daniel Dias (Kelly – Simoldes – UDO) foi terceiro, com 129pts.

O Omnium começou com uma vitória do austríaco Tim Wafler (Tirol KTM Cycling Team), que surpreendeu e bateu o Campeão Nacional, que havia ele vencido a corrida inaugural do Omnium no dia anterior. Nove ciclistas conseguiram ganhar uma volta de avanço ao peloão, e foi entre eles que se decidiu depois a vitória final. No terceiro posto ficou um dos maiores talentos portugueses da pista, João Martins (Póvoa Cycling Academy / CDC Navais), ele que se encontrava a fazer, apenas, o seu segundo Omnium enquanto Elite!

Na Tempo Race, Rodrigo Caixas (LA Alumínios – Credibom – MarcosCar) foi o grande vencedor, conquistando uma volta de avanço sobre o pelotão, e somando vitórias em sete sprints para fechar com 27pts em primeiro. Xabier Azparren (Euskaltel – Euskadi) foi quem mais luta deu, e com 26pts foi segundo. O espanhol procurou vencer o sprint final para conquistar a vitória, mas Daniel Dias não deixou, e venceu ele o sprint final. No terceiro posto terminou João Matias, também ele com 26pts.

Na prova de Eliminação, João Matias chegou finalmente à vitória, e venceu perante Diogo Narciso, que foi segundo, e Mario Anguela (Coslada CEC), que foi terceiro. Daniel Dias e Rodrigo Caixas completaram o top5, enquanto João Martins foi oitavo.

A Corrida por Pontos final foi bastante atacada, com vários cilistas a ganharem voltas de avanço sobre o pelotão. Com dois sprints ganhos e duas voltas de avanço, Matias somou 51pts que lhe permitiram alcançar a vitória final, mas foi o irlandês Jack Murphy a grande figura, ao conquistar 66pts, com três voltas de avanço sobre o pelotão, para levar a prova final de vencida e chegar à segunda posição do pódio. Daniel Dias conquistou uma volta de avanço e um sprint, somou 33pts, mas não foi suficiente para se agarrar à segunda posição.

Omnium Feminino

Pódio Omnium Elite Feminino com Maria Martins – Lara Gillespie – Eukene Larrarte (da esquerda para a direita)

No Omnium Feminino, a vitória foi conquistada pela irlandesa Lara Gillespie (Ireland National Team), que esteve a um nível soberbo para vencer as três primeiras provas, terminando com um total de 146pts, à frente da Campeã Nacional e vencedora do dia anterior, Maria Martins, que desta feita teve de se contentar com a segunda posição, com 134pts. No terceiro posto terminou a Campeã Espanhola, Eukene Larrarte (Spain National Team), com 126pts.

O Scratch começou com a irlandesa Lara Gillespie a superiorizar-se à concorrência e a conquistar o triunfo, com Larrarte a ser segunda e Tata terceira. A história repetiu-se na Tempo Race, com a irlandesa a somar uma volta de avanço, numa corrida a dois ritmos, em que as conco primeiras conseguiram dar a volta sobre as adversárias e fazê-las perder depois várias. Maria Martins liderava a três voltas do fim, mas Larrarte conquistou dois sprints para igualar a portuguesa, e depois Gillespie arrancou a vitória no último para bater as adversárias, todas elas com 26pts. O terceiro posto do sprint final deu a Larrarte a segunda posição, enquanto Maria foi quarta na meta, e por isso terceira na prova.

A corrida de Eliminação não foi exceção às anteriores. Gillespie voltou a vencer, com Larrarte a ser segunda e Tata terceira. A decisão da vitória caía novamente sobre a Corrida por Pontos, mas aí a batalha foi entre Gillespie e Tata. As duas conquistaram 26pts na corrida final, com a portuguesa a vencer o último sprint e por isso a Corrida por Pontos. Tal acabou por não ser suficiente para a vitória final, mas deu para passar a espanhola Larrarte, que conquistou apenas 12pts, e por isso caiu para a terceira posição final.

Madison Masculino

Pódio Madison Elite Masculino com Daniel Dias e Rodrigo Caixas – Diogo Narciso e João Matias – Marc Terrasa e Francesc Bennassar (da esquerda para a direita)

O Madison masculino foi, desta feita, uma corrida de grande equilíbrio, que apenas o sprint final conseguiu decidir! João Matias e Diogo Narciso voltaram a conquistar a vitória, com 36pts, garantindo o triunfo em igualdade pontual com Daniel Dias e Rodrigo Caixas. A decisão deu-se no sprint final, com a dupla vencedora a terminar à frente. No terceiro posto terminaram os espanhois Marc Terrasa e Francesc Bennassar, com 27pts.

Madison Feminino

Pódio Madison Elite Feminino com Laura Rodriguez e Eukene Larrarte – Mia Griffin e Lara Gillespie – Saioa Orgambide e Ana Estella (da esquerda para a direita)

O Madison feminino foi uma corrida que viu bastante desnível em pista, com duplas com muito pouca experiência perante duplas já com alguma rodagem internacional. Maria Martins e Beatriz Roxo fizeram assim a sua estreia internacional, mas acabaram por não concluir a prova. A vitória sorriu às irlandesas Mia Griffin e Lara Gillespie, com 57pts, com as espanholas Laura Rodriguez e Eukene Larrarte a serem segundas, com 35pts, e Saioa Orgambide e Ana Estella a fecharem o pódio, com -66pts.

Sprint Masculino

Pódio Sprint Masculino com Luca Priore – Vasilijus Lendel – Oscar Caron (da esquerda para a direita)

Nas disciplinas de velocidade, o Sprint masculino viu a discussão pela vitória ficar entregue aos mesmos homens do dia anterior, com o lituano Vasilijus Lendel (Lituanian National Team) a bater novamente na final o francês Luca Priore (France National Team). O terceiro posto ficou novamente para um francês, desta feita para Oscar Caron (France National Team).

Keirin Masculino

Pódio Keirin Masculino com Matteo Bianchi – Stefano Moro – Sotirios Bretas (da esquerda para a direita)

No Keirin, foram os italianos a levar desta feita a melhor, com Stefano Moro (Italy National Team) a conquistar a vitória, e Matteo Bianchi (Italy National Team) a ser segundo, completando assim a dobradinha da seleção tricolor. No terceiro posto terminou o grego Miltiadis Charovas (Greece National Team).

Scratch Júnior Feminino

Pódio Scratch Júnior Feminino com Vanessa Montrichard – Marta Carvalho – Margarida Teodósio (da esquerda para a direita)

Na corrida de Scratch das Juniores, Marta Carvalho (Extremo Sul – Hotel Alísios – Cenmais) foi desta vez a grande vencedora, após ter perdido no dia anterior para a canadiana Vanessa Montrichard (Cantanhede Cycling – 2W Engenharia), que hoje foi segunda. Margarida Teodósio (Extremo Sul – Hotel Alísios – Cenmais) completou o pódio.

Scratch Júnior Masculino

Pódio Scratch Júnior Masculino com João Marques – Gabriel Baptista – Noah Campos (da esquerda para a direita)

No Scratch dos Juniores, os portugueses levaram desta feita a melhor, após os espanhois terem vencido as corridas do dia anterior. O barcelense Gabriel Baptista (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) foi o grande vencedor, com João Marques (Escola de Ciclismo Bruno Neves) a ser segundo e Noah Campos (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) terceiro.

Eliminação Júnior Feminina

Pódio Eliminação Jínior Feminina com Marta Carvalho – Vanessa Montrichard – Margarida Teodósio (da esquerda para a direita)

Na corrida de Eliminação, Vanessa Montrichard foi desta feita a mais forte e conquistou a vitória, levando a melhor sobre as duas ciclistas da Extremo Sul, que no dia anterior tinham feito valer a sua vantagem numérica. A Campeã Nacional, Marta Carvalho, foi segunda, enquanto Margarida Teodósio foi terceira.

Eliminação Júnior Masculina

Pódio Eliminação Júnior Masculina com Gabriel Baptista – João Marques – Noah Campos (da esquera para a direita)

Na corrida de Eliminação dos Juniores, o pódio teve os mesmos homens do Scratch, em novo pódio totalmente português, mas desta feita foi João Marques a conquistar a vitória, deixando Gabriel Baptista na segunda posição, e Noah Campos de novo na terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock