Campeões Mundiais de Sprint dão show na Track Champions League! Mark Stewart é surpresa no Endurance!
Começou no final da tarde de hoje a segunda temporada da Track Champions League, com Maiorca a receber a primeira ronda de cinco, de uma competição que se espera emocionante, tal como o foi na primeira temporada, em 2021. Desta feita, Portugal não tem qualquer atleta em competição, mas é sabido que vários têm nível para lá estar. Ainda assim, a competição promete ser emocionante, e o primeiro dia já cumpriu de forma bastante positiva!
As disciplinas de velocidade foram as que abriram e fecharam o programa da primeira ronda de competição, com o Sprint Feminino a abrir e a ter na Campeã Mundial, Mathilde Gros, uma vencedora imaculada, vencendo todas as três rondas que disputou. A final, frente à neerlandesa Hetty van de Wouw, viu Gros conquistar uma vitória fácil, com o triunfo mais difícil a ter saído das meias finais, quando bateu, com um longo sprint, a ucraniana Olena Starikova e a mexicana Luz Gonzalez.
Do lado Masculino, no Keirin, o Campeão Mundial da especialidade e também de Sprint, Harrie Lavreysen, entrou da melhor forma na competição e venceu num final emocionante e bastante apertado, com o alemão Stefan Boetticher a ser segundo, a 23 milésimas de segundo, e o australiano Matthew Richardson terceiro, a 27 milésimas.
No endurance, que ocorreu intercalado com a velocidade, o britânico Mark Stewart surpreendeu e conquistou um grande triunfo no Scratch, batendo o favorito da casa, o espanhol Sebastian Mora, que se havia lançado nas últimas 3 voltas em solitário, com o pelotão já bastante esticado! Os dois ainda dobraram o pelotão, mas Stewart estava a voar e não deu hipótese ao ciclista da casa. No terceiro posto terminou o italiano Michele Scartezini.
Na corrida Feminina, as 20 voltas não conseguiram destacar nenhuma das ciclistas que subiram à pista, e a vitória decidiu-se ao sprint, com a mudança de velocidade de Katie Archibald a não dar hipótese à concorrência, que teve na espanhola Tânia Calvo uma grande surpresa! A ciclista da casa foi segunda e conquistou importantes pontos, enquanto o terceiro posto ficou para a americana Jennifer Valente.
Em Eliminação, o canadiano Mathias Guillemette conquistou um grande triunfo, surpreendendo toda a concorrência e todos os presentes no velódromo, ao bater o americano Gavin Hoover num intenso final! O britânico Mark Stewart foi terceiro, enquanto pela negativa tivemos o neerlandês Roy Eefting, 18º, e ainda o canadiano Dylan Bibic, 16º.
Do lado Feminino, a norueguesa Anita Stenberg conquistou um triunfo excecional, batendo as duas americanas que com ela chegaram ao momento da decisão. Jennifer Valente terminou na segunda posição, e Lily Williams na terceira, numa corrida que viu Katie Archibald ser eliminada ainda muito cedo, na 18ª e última posição, assim como as italianas Silvia Zanardi e Rachele Barbieri, 10ª e 11ª, respetivamente.
No Keirin Feminino, a colombiana Marta Bayona conquistou um excelente triunfo, após vencer a primeira ronda de qualificação e a final! No segundo posto terminou a canadiana Kelsey Mitchell, enquanto a Camepã Mundial, a alemã Lea Sophie Friedrich, foi terceira. Na segunda manga de qualificação, a vencedora do sprint, Mathilde Gros, acabou eliminada devido a imenso desgaste acumulado, após um tardio início de corrida devido à britânica Emma Finucane, que partiu um pedal ainda antes de arrancar.
O Sprint Masculino fechou a noite e de forma importante para o futuro, já que o neerlandês Harrie Lavreysen acabou por ser batido pela primeira vez em muito tempo! Quem conseguiu o feito foi o australiano Matthew Richardson, que havia perdido a final do último Mundial para Lavreysen. No terceiro posto terminou o polaco Mateusz Rudyk.
Na geral do evento, Lavreysen lidera na Velocidade com 37pts, perante os 35 de Richardson e os 30 de Richardson. No feminino, a neerlandesa Shanne Braspenninckx lidera com 26pts, após ter sido quarta em ambas as corridas, com 2pts sobre a ucraniana Olena Starikova e 4pts sobre Bayona. Gros é apenas sexta com 20pts, já que não conseguiu pontuar no sprint.
No Endurance, Stewart é o líder destacado com 35pts, enquanto Guillemette é segundo com 30 e Mora terceiro com 28. No feminino, Jennifer Valente comanda com 32pts, enquanto Stenberg, Williams, Calvo e a canadiana Sarah van Dam seguem todas com 24pts na segunda posição.