Gémeos Oliveira em 6º num grande Madison a fechar os Mundiais de Pista! Matias também 6º em Eliminação!
No último dia dos Mundiais de Pista no Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, foi a corrida de Madison a estrelar o dia, com a dupla francesa de Benjamin Thomas e Donavan Grondin a conquistar o título mundial em casa perante o seu público! Os gémeos Oliveira estiveram também em altas, assim como João Matias numa corrida de Eliminação ganha novamente por Elia Viviani.
Madison Masculino
Na corrida mais aguardada do último dia de Mundiais, a seleção de França com Benjamin Thomas e Donavan Grondin conquistou o Ouro, com um grande Madison a valer-lhes 65pts e o título mundial! A dupla da casa bateu a Grã-Bretenha de Ethan Hayter e Oliver Wood, com 47pts, e a Bélgica de Fabio van den Bossche e Lindsay de Vylder, com 43pts.
Portugal esteve muito bem representado pelos gémeos Ivo e Rui Oliveira, que, apesar de não terem pontuado em muitos sprints, conseguiram uma volta de avanço sobre o pelotão, para terminarem com 27pts na sexta posição, em mais um grande resultado para a formação portuguesa!
A corrida começou a desenhar-se numa fase inicial com a Alemanha na frente, mas foi a França que começou a surgir com um pouco mais de força, numa luta que se manteve renhida entre várias nações durante toda a primeira metade da corrida. Portugal sofreu com uma queda de Rui Oliveira logo à volta 10, mas o gémeo conseguiu continuar e a dupla começou a pontuar ao sprint 6, quando passou na quarta posição para somar 1pt.
Na segunda metade, várias foram as nações a procurar dar uma volta ao pelotão, com a Austrália, o Japão a conseguirem-no numa primeira fase. Numa movimentação bastante arriscada, a Itália lançou-se com Portugal a ir atrás, mas também a França e a Bélgica acabariam por se juntar, para darem uma volta ao pelotão bastante esforçada, mas com muita colaboração! A Grã-Bretanha e os Países Baixos conseguiriam também a dobragem, com a Austrália a perder a volta que havia dado, e a disputa pelo segundo posto era o grande acontecimento do final da corrida, já que a França tinha uma grande vantagem pelo Ouro! Com 37pts estavam Grã-Bretanha, Bélgica, Países Baixos e Itália, e a luta foi bastante aguerrida, com Hayter e Wood a levarem a melhor sobre os belgas, vendo assim as duas nações fecharem no pódio. A Itália foi ainda terceira no sprint final, mas não foi suficiente para alcançarem as medalhas.
Corrida por Pontos Feminina
Na Corrida por Pontos que encerrou o programa feminino de resistência, a britânica Neah Evans surpreendeu ao superar uma grande concorrência, dobrando por duas vezes o pelotão para conquistar 60pts e o Ouro mundial! A dinamarquesa Julie Leth foi segunda, fechando com 53pts, enquanto a norte-americana Jennifer Valente foi terceira, com 51pts.
Numa corrida bastante rápida, as três primeiras, assim como Lotte Kopecky, quarta com 50pts, e Daniek Hengeveld, quinta com 46pts, conseguiram dobrar o pelotão por duas vezes e assim destacaram-se bastante da concorrência.
Portugal esteve representado por Daniela Campos, que foi 19ª, não tendo conseguido pontuar ou dobrar o pelotão. A jovem ciclista lusa foi a 12ª a cortar a linha de meta e assim fechou a sua prestação nestes Mundiais de Elite.
Eliminação Masculina
Na corrida de Eliminação, o italiano Elia Viviani voltou a mostrar que esta é a sua grande especialidade na pista, e revalidou o título mundial em grande estilo, após bater o neozelandês Corbin Strong e o britânico Ethan Vernon!
João Matias foi o representante de Portugal e fez uma excelente corrida, eliminando em grande forma o francês Thomas Boudat e o neerlandês Philip Heijnen, dois dos grandes candidatos às primeiras posições. No final, o português acabou na sexta posição, após ter ficado fechado no respetivo sprint, mas não se apercebeu da chamada, já que a passagem na meta foi apenas revista ao photofinish e acabou por cair pouco depois quando já estava fora da corrida.
Sprint Masculino
No sprint masculino, Harrie Lavreysen conquistou o quarto título mundial, todos de forma consecutiva, numa disciplina em que se tem mostrado imbatível desde 2019! O neerlandês bateu o australiano Matthew Richardson de forma clara para conquistar o Ouro, enquanto o também australiano Matthew Glaetzer bateu o polaco Mateusz Rudyk para conquistar o Bronze.
Keirin Feminino
Na corrida de Keirin, a alemã Lea Sophie Friedrich conquistou o Ouro, salvando assim a honra alemã nas principais disciplinas individuais de velocidade, após a França ter vencido o Sprint Individual e os 500m TT! Friedrich bateu na corrida decisiva a japonesa Mina Sato e a neerlandesa Steffie van der Peet, enquanto a vencedora do Sprint, Mathilde Gros, foi apenas quarta.