Gémeos Oliveira em 6º num grande Madison a fechar os Mundiais de Pista! Matias também 6º em Eliminação!

No último dia dos Mundiais de Pista no Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, foi a corrida de Madison a estrelar o dia, com a dupla francesa de Benjamin Thomas e Donavan Grondin a conquistar o título mundial em casa perante o seu público! Os gémeos Oliveira estiveram também em altas, assim como João Matias numa corrida de Eliminação ganha novamente por Elia Viviani.

Madison Masculino

UCI 2022 Track World Championship Day 5 – Saint-Quentin-en-Yvelines (FRANCE) – 16/10/2022 – Men’s Madison – Great Britain – France – Belgium – photo Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022

Na corrida mais aguardada do último dia de Mundiais, a seleção de França com Benjamin Thomas e Donavan Grondin conquistou o Ouro, com um grande Madison a valer-lhes 65pts e o título mundial! A dupla da casa bateu a Grã-Bretenha de Ethan Hayter e Oliver Wood, com 47pts, e a Bélgica de Fabio van den Bossche e Lindsay de Vylder, com 43pts.

Portugal esteve muito bem representado pelos gémeos Ivo e Rui Oliveira, que, apesar de não terem pontuado em muitos sprints, conseguiram uma volta de avanço sobre o pelotão, para terminarem com 27pts na sexta posição, em mais um grande resultado para a formação portuguesa!

UCI 2022 Track World Championship Day 5 – Saint-Quentin-en-Yvelines (FRANCE) – 16/10/2022 – Men’s Madison – Crash – Rui Oliveira (POR) – photo Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022

A corrida começou a desenhar-se numa fase inicial com a Alemanha na frente, mas foi a França que começou a surgir com um pouco mais de força, numa luta que se manteve renhida entre várias nações durante toda a primeira metade da corrida. Portugal sofreu com uma queda de Rui Oliveira logo à volta 10, mas o gémeo conseguiu continuar e a dupla começou a pontuar ao sprint 6, quando passou na quarta posição para somar 1pt.

Na segunda metade, várias foram as nações a procurar dar uma volta ao pelotão, com a Austrália, o Japão a conseguirem-no numa primeira fase. Numa movimentação bastante arriscada, a Itália lançou-se com Portugal a ir atrás, mas também a França e a Bélgica acabariam por se juntar, para darem uma volta ao pelotão bastante esforçada, mas com muita colaboração! A Grã-Bretanha e os Países Baixos conseguiriam também a dobragem, com a Austrália a perder a volta que havia dado, e a disputa pelo segundo posto era o grande acontecimento do final da corrida, já que a França tinha uma grande vantagem pelo Ouro! Com 37pts estavam Grã-Bretanha, Bélgica, Países Baixos e Itália, e a luta foi bastante aguerrida, com Hayter e Wood a levarem a melhor sobre os belgas, vendo assim as duas nações fecharem no pódio. A Itália foi ainda terceira no sprint final, mas não foi suficiente para alcançarem as medalhas.

Corrida por Pontos Feminina

UCI 2022 Track World Championship Day 5 – Saint-Quentin-en-Yvelines (FRANCE) – 16/10/2022 – Women’s Points Race – Julie Leth (DEN) – Neah Evans (GBR) – Jennifer Valente (USA) – photo Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022

Na Corrida por Pontos que encerrou o programa feminino de resistência, a britânica Neah Evans surpreendeu ao superar uma grande concorrência, dobrando por duas vezes o pelotão para conquistar 60pts e o Ouro mundial! A dinamarquesa Julie Leth foi segunda, fechando com 53pts, enquanto a norte-americana Jennifer Valente foi terceira, com 51pts.

Numa corrida bastante rápida, as três primeiras, assim como Lotte Kopecky, quarta com 50pts, e Daniek Hengeveld, quinta com 46pts, conseguiram dobrar o pelotão por duas vezes e assim destacaram-se bastante da concorrência.

Daniela Campos foi 19ª na Corrida por Pontos! (Foto: UVP – FPC)

Portugal esteve representado por Daniela Campos, que foi 19ª, não tendo conseguido pontuar ou dobrar o pelotão. A jovem ciclista lusa foi a 12ª a cortar a linha de meta e assim fechou a sua prestação nestes Mundiais de Elite.

Eliminação Masculina

UCI 2022 Track World Championship Day 5 – Saint-Quentin-en-Yvelines (FRANCE) – 16/10/2022 – Men’s Elimination – Corbin Strong (NZL) – Elia Viviani (ITA) – Ethan Vernon (GBR) – photo Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022

Na corrida de Eliminação, o italiano Elia Viviani voltou a mostrar que esta é a sua grande especialidade na pista, e revalidou o título mundial em grande estilo, após bater o neozelandês Corbin Strong e o britânico Ethan Vernon!

João Matias cumpriu uma grande corrida de Eliminação! (Foto: UVP – FPC)

João Matias foi o representante de Portugal e fez uma excelente corrida, eliminando em grande forma o francês Thomas Boudat e o neerlandês Philip Heijnen, dois dos grandes candidatos às primeiras posições. No final, o português acabou na sexta posição, após ter ficado fechado no respetivo sprint, mas não se apercebeu da chamada, já que a passagem na meta foi apenas revista ao photofinish e acabou por cair pouco depois quando já estava fora da corrida.

Sprint Masculino

Pódio Sprint Masculino com Matthew Richardson – Harrie Lavreysen – Matthew Glaetzer (da esquerda para a direita) (Foto: UCI Track Cycling / Twitter)

No sprint masculino, Harrie Lavreysen conquistou o quarto título mundial, todos de forma consecutiva, numa disciplina em que se tem mostrado imbatível desde 2019! O neerlandês bateu o australiano Matthew Richardson de forma clara para conquistar o Ouro, enquanto o também australiano Matthew Glaetzer bateu o polaco Mateusz Rudyk para conquistar o Bronze.

Keirin Feminino

UCI 2022 Track World Championship Day 5 – Saint-Quentin-en-Yvelines (FRANCE) – 16/10/2022 – Women’s Keirin – Sato Mina (JAP) – Lea Sophie Friederich (GER) – Steffie Van der Peet (NED) – photo Roberto Bettini/SprintCyclingAgency©2022

Na corrida de Keirin, a alemã Lea Sophie Friedrich conquistou o Ouro, salvando assim a honra alemã nas principais disciplinas individuais de velocidade, após a França ter vencido o Sprint Individual e os 500m TT! Friedrich bateu na corrida decisiva a japonesa Mina Sato e a neerlandesa Steffie van der Peet, enquanto a vencedora do Sprint, Mathilde Gros, foi apenas quarta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock