Diário Olímpico da Pista I – Primeiro Ouro para a dupla feminina Chinesa de Sprint! Vários recordes foram batidos!
O primeiro dia de competição no Izu Velodrome foi composto por três provas, duas femininas e uma masculina, sendo que houve também uma final para atribuir o primeiro Ouro Olímpico na pista. As primeiras a competirem foram as mulheres na qualificação do Sprint Coletivo. As oito seleções fizeram a qualificação para definir o seu alinhamento para as quatro séries da primeira ronda, que iriam alinhas as equipas para as finais de discussão de medalha de ouro e bronze.
As alemães colocaram o melhor tempo, mas as chinesas cedo se colocaram atrás, fazendo prever que as medalhas iriam ser discutidas entre as duas duplas. Juntamente com o Comité Russo e a dupla Holandesa, foram as únicas que conseguiram fazer tempos abaixo dos 33 segundos. Assim, o favoritismo e os resultados da qualificação confirmaram-se nas quatro séries, onde o ROC bateu o México, os Países Baixos a Polónia, a China a Lituânia e a Alemanha a Ucrânia. A dupla chinesa e alemã voltaram a fazer as melhores marcas, abaixo dos 32 segundos, e avançaram para a final que se antecipava depois da qualificação inicial. A dupla chinesa acabou também por bater o Recorde Mundial e Olímpico, baixando assim a marca para os 31,804s.
Na luta pela 7ª e 8ª posição, a Polónia impôs-se frente à Ucrânia e a Lituânia foi a mais rápida na luta pela 5ª posição, batendo a seleção Mexicana. Na disputa pelo terceiro lugar, a dupla russa composta por Daria Shmeleva e Anastasia Voinova fez o melhor tempo, conquistando o último lugar do pódio e a medalha de Bronze.
Na final, a discussão foi extremamente apertada, mas a dupla chinesa foi mais forte a cumprir as duas voltas à pista, conquistando a primeira medalha de Ouro no Izu Velodrome e adicionando mais um título para a China, na conta do Medalheiro Olímpico. A dupla de Shanju Bao e Tianshi Zhong cumpriu em 31,895 as duas voltas, enquanto que a dupla de Lea Sophie Friedrich e Emma Hinze completou em 31,980 o mesmo percurso.
A qualificação feminina de Perseguição Coletiva disputou-se entre a Qualificação e as Séries do Sprint Coletivo feminino, a Alemanha foi a mais rápida, batendo o Recorde Mundial e Olímpico, fixado pela Grã-Bretanha nos Jogos do Rio 2016, marcando o tempo de 4:07:307 na qualificação. A Grã-Bretanha também melhorou o seu tempo do Rio 2016, mas foi insuficiente para bater a nova marca colocada pela Alemanha com 4:09:118. Os Estados Unidos cumpriram o percurso em 4:10;118, e a Itália em 4:11:666. Amanhã teremos as quatro qualificações para a Final e para a Disputa do 3º Lugar. As vencedoras das Séries 3 e 4 vão disputar a medalha de ouro, enquanto que as vagas para o confronto do terceiro lugar irão para os dois melhores tempos entre todas as restantes seleções.
- Série 1: Nova Zelândia vs Austrália
- Série 2: França vs Canada
- Série 3: Grã-Bretanha vs USA
- Série 4: Alemanha vs Itália
Na qualificação da Perseguição Coletiva masculina, disputada entre as Séries e as Finais do Sprint Coletivo feminino, o Recorde Olímpico foi batido por duas vezes, primeiro pelo quarteto italiano, e logo de seguida pela Dinamarca, a estabelecer um tempo de 3:45:014. Já em 2020, em Berlim, a Seleção Dinamarquesa tinha colocado o Recorde Mundial em 3:44:672. As séries terão os mesmos moldes que a prova feminina.
- Série 1: Canadá vs Alemanha
- Série 2: Austrália vs Suíça
- Série 3: Itália vs Nova Zelândia
- Série 4: Dinamarca vs Grã-Bretanha
A qualificação da Perseguição Coletiva Masculina ficou marcada pela queda de um atleta da Austrália, que ficou bem marcado pelo trambolhão. A bicicleta de Alex Porter terá partido o guiador e a qualificação teve mesmo de ser interrompida e reiniciada depois da Final do Sprint Coletivo Feminino.
Amanhã o dia terá as fases finais das Perseguições Coletivas masculina e feminina e também o Sprint Coletivo masculino.