Coroados os novos campeões nacionais de XCE!

Decorreram este domingo os campeonatos nacionais de XCE, na pista permanente de Tamengos, Anadia, para os escalões de elites, juniores e cadetes e masters, quer masculinos, quer femininos, coroando dez campeões nacionais em dez categorias diferentes!

Para os que não conheçam a modalidade, o XCE é uma disciplina de cross country disputada em modo de eliminação. Inicialmente é disputada uma qualificação com cada ciclista a marcar o seu tempo numa volta ao percurso em modo de contrarrelógio. Os oito melhores ciclistas de cada categoria são apurados para as meias finais, disputadas cada uma com quatro ciclistas cada. Os dois melhores de cada meia final são apurados para a final, disputada também ela com 4 ciclistas, e que define as quatro primeiras posições do campeonato.

Mariana Líbano foi a primeira campeã nacional a ser coroada

A primeira categoria a disputar as suas finais foi a categoria de cadetes femininas, com Mariana Líbano (Maiatos) a vencer a final e a sagrar-se campeã nacional, após também ter vencido com uma boa margem a prova qualificatória, batendo Íris Chagas (Automoveis Ribeiro/GDVP) e Beatriz Silva (Proteu Cycling Team).

Pódio completo para a BTT Loulé / Elevis em cadetes masculinos

Nos cadetes masculinos, vitória de Daniel Lima, após também ele ter sido o mais rápido nas qualificações, num pódio totalmente da BTT Loulé / Elevis, que colocou Artur Mendonça e Noah Campos nas restantes posições de pódio, levando assim todas as medalhas disponíveis.

Rafaela Ramalho dominou nas juniores femininas

Em juniores femininas, vitória de Rafaela Ramalho (Irmãos Moreira), ela que não deu hipóteses às adversárias quer na fase qualificatória, quer na final, e levou o título para casa, batendo Margarida Cortês (BTT Loulé / Elevis) e Sofia Gomes (BTT Seia).

Diogo Neves foi o mais forte nos juniores masculinos

Nos júniores masculinos, Diogo Neves (BTT Loulé / Elevis) sagrou-se o novo campeão nacional, batendo Tomás Frazão (Róódinhas / Santos Silva), que havia vencido a ronda qualificatória. A terceira posição foi para Vasco Cunha (Clube BTT Matosinhos).

Raquel Queirós voltou a conquistar mais um título em BTT

Nas elites femininas tivemos um duelo entre os dois maiores talentos portugueses no BTT, Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) e Ana Santos (Patocycles / Eyres by Shamir), com Raquel a vencer a jovem ciclista ainda júnior na fase final da prova. Joana Monteiro (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) ficou com a medalha de bronze.

Roberto Ferreira é o novo campeão nacional de elites masculinos

Já nos elites masculinos, mais uma vitória para o Guilhabreu BTT, com Roberto Ferreira a superiorizar-se a Mário Costa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) e a Bruno Silva (Clube BTT Matosinhos) para conquistar o título nacional.

Nos Masters, vitória de Diogo Afonso (Núcleo Sporting C.P. de VRSA) na categoria de Masters30 masculinos, enquanto Miguel Ribeiro (Póvoa de Varzim/CDC Navais) foi o mais forte na categoria de Masters40. Nos Masters50, vitória de Tomé Luís (Korpo Activo / Penacova), e nas Masters Femininas, a vitória foi para Raquel Marques (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock