Ana Santos e Mário Costa entram em 2022 a revalidar o Título Nacional de ciclocrosse!

Santo Tirso foi o palco da primeira grande prova de ciclismo português de 2022, acolhendo os Campeonatos Nacionais de ciclocrosse em 17 categorias distintas! Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e Mário Costa (Axpo / FirstBike Team / Vila do Conde) foram o principal destaque do dia, vencendo na categoria Elite, tal como tinham feito no ano passado, revalidando assim o título nacional por mais um ano.

Pódio Elite Feminino com Joana Monteiro – Ana Santos – Leandra Gomes (da esquerda para a direita)

Na prova feminina, Ana Santos conseguiu demonstrar o seu à vontade no terreno e mostrou que as participações no estrangeiro com as cores lusas são o reflexo da qualidade demonstrada nas provas em Portugal. A jovem ciclista, ainda em idade sub-23, isolou-se dentro da primeira volta e foi mantendo uma distância de segurança considerável sobre Joana Monteiro (Axpo / FirstBikeTeam / Vila do Conde), que cruzou a meta na 2ª posição a 1:49 da vencedora. A fechar o pódio apareceu Leandra Gomes (Axpo / FirstBikeTeam / Vila do Conde) a mais de 9 minutos do título.

Pódio Elite Masculino com Bruno Silva – Mário Costa – Vítor Santos (da esquerda para a direita)

Na prova masculina fez-se sentir o domínio da equipa Axpo / FirstBike Team / Vila do Conde, como tem vindo a ser habito nas provas da taça de Portugal. Bruno Silva foi o primeiro a liderar a prova, mas Mário Costa assumiu a corrida e ganhou vantagem terra fora à procura de revalidar o título. Bruno Silva acabaria por terminar na 2ª posição a 1:35s de Mário, com Vítor Santos a fechar um pódio repleto de ciclistas da Axpo / FirstBike Team / Vila do Conde, cortando a meta 1:47 após o vencedor.

Pódio sub-23 masculino com João Cruz – João Silva – Pedro Pinto (da esquerda para a direita)

Nas camadas jovens, João Silva (Guilhabreu BTT) conquistou o título em sub-23, superiorizando-se a outro João, o Cruz (Axpo / FirstBike Team / Vila do Conde), que precisou de mais 1:16 para concluir a prova, e ainda a Pedro Pinto (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados), que fechou o pódio cruzando a meta 2:23 depois.

Em juniores foi a Guilhabreu BTT a dominar a competição com vitórias de Mariana Líbano e Rafael Sousa diante dos seus adversários. Mariana venceu com 2:21 sobre Laura Simão (BTT Loulé / Elevis) e 3:37 sobre Catarina Lopes (Axpo / FirstBikeTeam / Vila do Conde), enquanto Rafael bateu Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) por 52s e Guilherme Barros (BTT Loulé / Elevis) por 1:55.

Entre os cadetes, Margarida Vasconcelos (Axpo / FirstBike Team / Vila do Conde) e Miguel Pereira (Guilhabreu BTT) conquistaram os títulos nacionais! Margarida bateu Raquel Dias (Extremosul / Hotel Alisios / Cenmais) por 1:46 e Beatriz Guerra (BTT Loulé / Elevis) por 2:22, enquanto Miguel bateu Duarte Galvão (Águias Alpiarça / Di´Bikes / Crédito Agrícola) por 2:01 e Luís Campos (Penafiel Bike Clube) por 2:26.

Nos juvenis o destaque vai para as vitórias de Gonçalo Costa (Póvoa Cycling Academy / CDC Navais) e Leonor Lopes (Clube BTT Matosinhos).

Nos veteranos, houve lugar a atribuição de 7 títulos nacionais.

  • Master 30
    • Augusto Midão (Rompe Trilhos / Ajpcar)
    • Nádia Mendes (BTT Gardunha / Fundão / Create)
  • Master 40
    • Rogério Matos (Rompe Trilhos / Ajpcar)
    • Virgínia Moreira (Saertex Portugal / Edaetech)
  • Master 50
    • António Passos (Rompe Trilhos / Ajpcar)
    • Filomena Paulo (Individual)
  • Master 60
    • Joaquim Pinto (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)

No próximo domingo, Águeda acolherá a última prova da taça de Portugal e assim terminará mais uma época nacional de ciclocrosse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock