Guilherme Mota e Ana Santos vencem 3ª Taça de Portugal de XCM em Estremoz!
Guilherme Mota (Guilhabreu MTB) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) venceram este domingo a terceira prova da Taça de Portugal de XCM em Estremoz, num difícil percurso alentejano que trouxe alterações nas gerais da Taça! As duas corridas revelaram a força da juventude perante a experiência dos mais velhos, mostrando assim que estamos próximos de uma mudança geracional que poderá ajudar o ciclismo português na vertente de BTT a continuar o seu processo de crescimento.
Elites Masculinos
Na corrida dos Elites Masculinos, Guilherme Mota conquistou a vitória a solo, cumprindo os 100km de corrida em 4:09:00. A corrida do ciclista da equipa de Guilhabreu foi feita em solitário a partir da Serra de Ossa, momento em que largou João Cruz (Axpo / Firstbike / Vila do Conde) e não mais foi alcançado. O ciclista de Vila do Conde acabaria por chegar na terceira posição, a 3:52, com o segundo lugar a ficar entregue a Bruno Sancho (Korpo Activo / Penacova), que terminou a 3:20 do vencedor.
Na geral da Taça, Guilherme Mota é o novo líder, com 800pts conquistados, perante os 620pts de Filipe Francisco (DMT Racing Team), que nesta corrida foi apenas oitavo, e os 590pts de Bruno Sancho.
Elites Femininas
Nas Elites Femininas, Ana Santos fez a sua estreia na disciplina de maratonas e conquistou um grande triunfo, isolando-se ainda cedo na corrida para não mais ser alcançada até final. A vantagem da ciclista da X-Sauce foi crescendo progressivamente, e Ana Santos acabou por cumprir os 75km em 3:45:12, deixando a estónia Maaris Meier (Korpo Activo / Penacova) na segunda posição, a 11:12, e a compatriota Celina Carpinteiro (BTT Loulé / Elevis) no terceiro posto, já a 18:07.
Na geral da Taça, Maaris Meier é a nova líder com 800pts, mais 200pts que a colega de equipa Melissa Maia (Korpo Activo / Penacova), que não esteve presente em Estremoz após ter vencido a Transgrancanaria no fim de semana anterior. No terceiro posto da Taça surge Celina Carpinteiro com 560pts.
Fotos: UVP/FPC