Mathieu Van der Poel bate Wout Van Aert em Benidorm! Fem Van Empel vence batalha de titãs!

Os neerlandeses Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) e Fem Van Empel (Jumbo – Visma) venceram na tarde de hoje a décima terceira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2022/2023, disputada no circuito de Benidorm, em Espanha.

Prova Masculina

A prova masculina foi a última a arrancar e terminou com uma fantástica vitória do neerlandês Mathieu Van der Poel que conquistou a sua quinta vitória da temporada. Van der Poel bateu ao sprint o belga Wout Van Aert (Jumbo – Visma). O belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) foi terceiro a 9s. Laurens Sweeck (Crelan – Fristads) foi quarto e o belga venceu assim a Taça do Mundo de Ciclocrosse a faltar uma prova.

A prova começou com um bom arranque de Van der Poel. Na zona mais inclinada, Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) passou para da corrida e aumentou o ritmo. O britânico foi seguido por Van der Poel, Kevin Kuhn (Tormans Cyclo Cross Team), Van Aert, Iserbyt e Sweeck. Na quarta volta, Van der Poel aumentou o ritmo e isolou-se na frente da corrida. Pidcock cedeu e foi ultrapassado por Van Aert, Iserbyt e Sweeck. No final da quarta volta, Van Aert juntou-se a Van der Poel na frente da corrida.

Na sexta volta, Iserbyt, Sweeck e Pidcock reentraram na frente da corrida. Na sétima volta, Van Aert acelerou e Van der Poel foi o único que o seguiu. Os dois começaram a marcar e Sweeck reentrou. O líder da Taça do Mundo passou para a frente do grupo e impôs um forte ritmo. Na oitava volta, Van der Poel acelerou e Van Aert foi o único que o seguiu. No final da oitava volta, Sweeck e Iserbyt juntaram-se aos dois da frente.

No início da última volta, Van Aert acelerou e Van der Poel foi o único que conseguiu seguir o belga. Van der Poel arriscou e na fase final da última volta passou Van Aert. O neerlandês continuou com um forte ritmo e no sprint final, Van Aert não conseguiu passar Van der Poel que conquistou assim a sua quinta vitória da temporada. Iserbyt foi terceiro a 9s. Pidcock foi quinto a 34s. Destaca-se a excelente prova de Kuhn que foi 6º a 56s.

O português Mário Costa foi 32º a 5:03.

Pódio Final

Pódio Final com Wout Van Aert – Mathieu Van der Poel – Eli Iserbyt (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Prova Feminina

Fem Van Empel conquistou a sua décima segunda vitória da temporada

A prova feminina foi a primeira a arrancar e contou com uma grande vitória da neerlandesa Fem Van Empel que conquistou a sua segunda vitória em 2023. A neerlandesa Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) foi segunda a 3s e a neerlandesa Shirin Van Anrooij terceira a 13s. Com esta vitória, Van Empel confirmou a vitória na Taça do Mundo de Ciclocrosse a faltar apenas uma prova.

A prova começou com um grande arranque de Marie Schreiber (Tormans Cyclo Cross Team). A luxemburguesa foi seguida por Van Empel, Pieterse, Van Anrooij, Annemarie Worst (777), Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) e Silvia Persico (FAS Airport Services). Na segunda volta, Van Anrooij acelerou e a neerlandesa foi seguida por Van Empel, Pieterse e Persico.

Durante várias voltas, Van Empel e Pieterse isolavam-se na frente da corrida mas Van Anrooij e Persico voltavam a juntar-se às duas da frente. Na sexta volta, Van Empel e Pieterse isolaram-se na frente da corrida mas no último setor da última volta Van Anrooij juntou-se às duas. No início da última volta, Persico juntou-se ao grupo da frente.

Pieterse acelerou e Van Empel foi a única que conseguiu seguir a campeã neerlandesa. Na fase final da última volta, Van Empel passou para a frente e impôs um forte ritmo. Van Empel conseguiu largar Pieterse, nos últimos metros, para vencer assim pela décima segunda vez nesta temporada. Pieterse foi segunda a 3s e Van Anrooij terceira a 13s. Persico foi quarta a 13s. Marianne Vos (Jumbo – Visma) e Schreiber tiveram um bom arranque mas não conseguiram manter o forte ritmo do grupo da frente e foram apenas 14º e 15º, respetivamente.

As portuguesas Joana Monteiro e Laura Simão foram 44º e 50º, respetivamente.

Pódio Final

Pódio Final com Puck Pieterse – Fem Van Empel – Shirin Van Anrooij (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UCI Cyclocross – Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock