Liderança de Seewald e Stosek escorrega para Egger e Baum na última etapa da Cape Epic! Batten e Villafane confirmam a vitória no feminino!
Chegou ao fim mais uma edição da Absa Cape Epic, com uma etapa que ligou as cidades de Stellenbosch e Val de Vie Estate, ao longo de 68km, com 2000 metros de desnível positivo de altitude.
Nos masculinos, houve mais uma vitória para a dupla da Speed Company Racing, Georg Egger e Lukas Baum, que venceram a última etapa após 2h46m34s. Em segundo lugar, regressaram ao pódio Nino Schurter e Lars Forster, da SCOTT – SRAM, depois de um pequeno sprint disputado contra Maxime Marotte e Keegan Swenson (Santa Cruz), que finalizaram em terceiro, ambas as duplas com mais 1m45s. Enorme desilusão para os líderes da geral, Seewald e Stosek, da Canyon Northwave MTB, que perderam 5m48s para os primeiros. Hans Becking e José Dias (BUFF – Megamo) terminam a última tirada no décimo posto, a 12m31s.

Na geral, Egger e Baum conseguiram roubar a liderança que Seewald e Stosek detinham desde a 1ª etapa, sendo assim a dupla da Speed Company Racing a grande vencedora da Absa Cape Epic 2022, com 27h44m06s. Seewald e Stosek deitaram tudo a perder na última etapa, terminando assim na segunda posição da geral, a 3m02s. Os vencedores do prólogo e de uma etapa, Beers e Blevins, da Toyota – NinetyOne – Specialitzed, finalizaram em terceiro, a 10m38s. Hans Becking e José Dias concluem o Cape Epic na quarta posição da geral, a 29m59s dos vencedores!
Nas femininas, a dupla da Faces Rola, Candice Lill e Mariske Strauss, vencem a última etapa, depois de 3h23m22s de corrida. Em 2º, passados 3m57s, chegam as campeãs do Absa Cape Epic, nada mais nada menos do que Haley Batten e Sofia Villafane, da NinetyOne – Songo – Specialitzed! Decorridos mais de 12m das vencedoras da etapa terem cruzado a linha de meta, chegam Pauline Ferrand Prévot e Robyn de Groot (BMC MTB Racing), fechando o pódio, com mais 12m53s.

Na geral, não sobram dúvidas de Batten e Villafane foram as mais fortes, depois de vencerem 3 etapas, completando o Cape Epic com 33h41m11s, dando em todas as etapas avanços impressionantes às rivais! Em 2º terminaram as vencedoras da última etapa, Candice Lill e Mariske Strauss, da Faces Rola, terminando a 12m31s, onde mesmo ganhando quase 4 minutos às rivais, não chegou nem de perto para vencerem. Ferrand Prévot e De Groot, da BMC MTB Racing, terminaram em 3º, depois de vencerem o prólogo, mais 2 etapas e somado vários pódios, ficando muito aquém das espectativas, acabando com 47m06s.
Está assim concluída a 16ª Edição do Absa Cape Epic. 8 dias, 681 quilómetros entre Lourensford Wine Estate e Val de Vie Estate e quase 17000 metros de desnível positivo, que decidiram as gerais, sendo Georg Egger e Lukas Baum (Speed Factory Racing) os vencedores no escalão de Elites Masculinos; Haley Batten e Sofia Villafane (NinetyOne – Songo – Specialitzed) as vencedoras nas Elites Femininas; nos Grand Masters, houve o triunfo de Bart Brentjens e Abraão Azevedo (CST PostNL Bafang); Karl Platt (1º vencedor do Cape Epic) e Christoph Sauser (Songo – NinetyOne Epic Legends) vencem nos Masters e nas duplas mistas venceram Mannie Heymans (1º vencedor do Cape Epic) e Genevieve Weber, da ABSA Mixed.