CX: Eli Iserbyt e Marianne Vos entram a vencer na Taça do Mundo de 2021/22!

O belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) e a neerlandesa Marianne Vos (Jumbo – Visma) venceram esta tarde a primeira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2021/2022, disputada no circuito de Waterloo, nos Estados Unidos.

Prova Masculina

A corrida masculina começou a todo gás com Eli Iserbyt, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal), Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) e Corne Van Kessel (Acrog – Tormans) a ganharem uma vantagem importante. Iserbyt foi o primeiro a perder o contacto com o grupo da frente devido a um problema na corrente. Quinten Hermans (Acrog – Tormans) sofreu uma queda logo no início da prova e tinha muito para recuperar se queria terminar nas primeiras posições. No final da primeira volta, Vanthourenhout seguia isolado na frente, com a perseguição a 10s.

Hermans e Toon Aerts (Baloise Trek Lions) foram cometendo alguns erros na parte de asfalto escorregadio. Por causa dos erros de ambos, Iserbyt subiu para segundo classificado e estava cada vez mais próximo de Vanthourenhout. Pouco tempo depois, Vanthourenhout cometeu um erro e Iserbyt aproveitou para alcançar o seu colega de equipa. Hermans, Van der Haar, Aerts, Ryan Kamp (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Daan Soete (Group Hens – Maes Containers) estavam a 15s dos dois da frente.

O jovem belga Thibau Nys (Baloise Trek Lions) estava também a fazer uma excelente recuperação, mas sofreu uma queda, que o obrigou a abandonar. Iserbyt era quem impunha o ritmo na frente com Vanthourenhout na sua roda. Aerts e Soete perdiam o contacto com o grupo perseguidor, que estava já a 22s do duo da frente.

O campeão europeu voltou a aumentar o ritmo na fase final e conseguiu com que Vanthourenhout cedesse, acabando mesmo por quebrar fisicamente, e Iserbyt seguiu isolado para vencer a primeira prova da temporada da Taça do Mundo de CX. Vanthourenhout acabaria por ser segundo, a 30s, com Hermans a ficar muito perto de alcançar o compatriota, chegando 43s depois de Iserbyt, que é assim o primeiro líder da Taça do Mundo.

Eli Iserbyt estreou-se a vencer na Taça do Mundo de CX de 2021/22.

Resultados Masculinos

Prova feminina

Na corrida feminina, a neerlandesa Marianne Vos mostrou uma vez mais que não só tem qualidades na estrada e estreou-se a vencer na Taça do Mundo de 2021/22, naquela que foi a sua 25ª vitória numa prova da Taça do Mundo de CX, após bater a campeã do Mundo Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) em Waterloo.

A prova começou com um ritmo alto com Maghalie Rochette (Canada National Team) a ter uma excelente primeira volta, destacando-se na frente da corrida. A canadiana não duraria muito tempo na frente, talvez devido à sua inexperiência e ao elevado ritmo inicial, pois no início da segunda volta, Vos, Brand, Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Annemarie Worst (777) formaram um novo quarteto na dianteira.

No início na terceira volta, o grupo perseguidor alcançou o quarteto, mas Betsema decidiu acelerar e Vos, Brand, Worst e Blanka Vas (Team SD Worx), que havia chegado também à frente, foram as únicas que a seguiram. No final da terceira volta, Worst e Vas perderam o contacto com o grupo da frente. Na quarta volta, Betsema sofreu uma problema mecânico na bicicleta e Brand e Vos seguiram sozinhas na frente, mas as duas decidiram diminuir o ritmo e Worst, Vas, Betsema, Jolanda Neff (TFR CX) e Helene Clauzel (A.S. Bike Crossteam) reentraram na discussão.

Na quinta volta, Brand acelerou e Vos foi a única que a conseguiu seguir, mas Betsema, Worst e Neff estavam a apenas 10s. Na última volta, o grupo perseguidor voltou a alcançar o duo da frente. Vos decidiu aumentar o ritmo, e desta vez foram Brand e Betsema as únicas que tiveram capacidade de responder, seguindo assim para a discussão do sprint final. Vos não deu hipótese às adversárias, fazendo jus à sua excelente ponta final, vencendo para se tornar a primeira líder da Taça do Mundo. Brand foi segunda e Betsema terceira.

Resultados Femininos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock