Mathieu Van der Poel soma 7ª vitória em 2023/24 em Hulst! Puck Pieterse bisa na Taça do Mundo de Ciclocrosse!
Os neerlandeses Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) e Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) venceram, esta tarde, a décima primeira prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Hulst, nos Países Baixos.
Elites Masculinos
O Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel venceu pela sexta vez na carreira no circuito de Hulst após mais uma exibição dominadora. O neerlandês bateu o seu compatriota Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions) que foi mais forte na volta final que os seus colegas de equipa Lars Van der Haar e Pim Ronhaar (Baloise Trtek Lions). Van der Haar acabou por ser mais forte que Ronhaar e completou assim o pódio.
A prova começou com um bom arranque de Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) que impôs de imediato um ritmo alto. Na primeira curva, Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) sofreu uma queda. O britânico ficou com o problema na bicicleta e teve de correr até à box para trocar de bicicleta, acabando assim por perder bastante tempo. Mathieu Van der Poel arrancou bem e estava nas primeiras posições e Wout Van Aert (Jumbo – Visma) não arrancou tão bem, mas estava no grupo principal. O Campeão do Mundo acabou por ser bloqueado e perdeu algumas posições, ficando com Van Aert na sua roda. No final da volta, Laurens Sweeck (Crelan – Corendon), Iserbyt, Tibor del Grosso e Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck), Ryan Kamp (Pauwels Sauzen – Bingoal), Joris Nieuwenhuis, Pim Ronhaar, Lars Van der Haar, Kevin Kuhn (Circus-ReUz-Technord) Van der Poel e Van Aert faziam parte do grupo da frente.
No início da segunda volta, Sweeck atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. Van Aert acabou por sofrer uma queda após contacto com Ronhaar, o belga perdeu bastantes posições e tinha de puxar para recuperar. Na frente da corrida, Del Grosso conseguiu fazer a ponte para Sweeck e segundos depois, Van der Poel, Van der Haar e Ronhaar também o fizeram. Iserbyt estava a passar dificuldades e perdeu muito tempo para o grupo da frente, estando fora do top10 no momento. Os cinco da frente tinham 5s de vantagem sobre Kamp. Iserbyt era 13º a 18s e seguia com Nieuwenhuis e Vanthourenhout. Van Aert estava a mais de 20s e Pidcock a mais de 2:00.
Na terceira volta, Van der Poel atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Ronhaar e Van der Haar largaram Del Grosso e Sweeck e estavam a 14s de Van der Poel. Kamp fez a ponte para Del Grosso e Sweeck e os três estavam a 25s. Nieuwenhuis estava a fazer uma boa recuperação e estava a 33s. Iserbyt estava a passar mal e estava já a mais de 1:00. Van Aert parece ter tido um problema na bicicleta onde perdeu ainda mais posições e estava 1:30. Pidcock estava a fazer a sua corrida e estava a mais de 2:40.
Na quarta volta, Van der Poel manteve o ritmo elevado e aumentou a vantagem sobre os perseguidores para mais de 23s. Ronhaar largou Van der Haar, mas a diferença entre os dois era de apenas 3s. Nieuwenhuis continuou a fazer uma grande recuperação e estava a poucos segundos dos seus dois colegas de equipa. Kamp e Sweeck largaram Del Grosso e lutavam pela quinta posição. Van Aert conseguiu recuperar posições, mas ainda estava a 1:28 e tentava reentrar no top10.
Na quinta volta, Nieuwenhuis fez a ponte para Van der Haar e Ronhaar e os três estavam a 35s de Van der Poel. Van Aert continuou a recuperar posições e o belga já estava no top10. Na sexta volta, Van der Poel manteve a mesma vantagem sobre os três principais perseguidores. Kamp e Sweeck continuavam a lutar pelo quinto lugar e tinham Vandeputte a cerca de 7s. Del Grosso foi alcançado por Van Aert e os dois estavam a 1:13. Eli Iserbyt estava mesmo a passar mal e o belga, líder da Taça do Mundo, acabou por abandonar a corrida. Na sétima volta, Van der Poel continuou com o forte ritmo e a vantagem sobre os perseguidores continuava nos 35s. Van Aert largou Del Grosso, chegou a Vandeputte e os dois fizeram a ponte para Sweeck e Kamp.
Van der Poel impôs um ritmo tranquilo na volta final e o Campeão do Mundo conquistou assim a sua 7ª vitória da temporada. Nieuwenhuis largou Ronhaar e Van der Haar na volta final e foi assim 2º a 12s. Van der Haar foi mais forte que Ronhaar e completou o pódio a 20s de Van der Poel. Van Aert fez uma excelente volta final para ser 5º a 43s, o belga mostrou muito melhor na corrida e mostrou que podia ter lutado pela vitória se não tivesse tido problemas. Destaca-se mais uma grande prova de Tibor del Grosso que foi 10º a 1:25. Tom Pidcock ainda recuperou muitas posições e foi 25º a 3:44.
Eli Iserbyt manteve a liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse, apesar do abandono e o belga que soma 275pts ainda tem uma vantagem de 35pts sobre Joris Nieuwenhuis. Pim Ronhaar é terceiro com 238pts e Lars Van der Haar quarto com 237pts.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Elites Femininas
A campeã neerlandesa Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) conquistou em Hulst a sua terceira vitória da temporada após um fantástico duelo com a sua compatriota Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck). A neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) conseguiu ser mais forte que a sua compatriota, Campeã do Mundo, Fem Van Empel (Jumbo – Visma) para ser terceira.
A corrida começou com um belo arranque da campeã luxemburguesa Marie Schreiber (Team SD Worx) que teve de imediato Puck Pieterse na sua roda. Pieterse rapidamente passou para a frente e acelerou, sendo seguida por Schreiber e Lucinda Brand. Fem Van Empel ficou cortada e estava a alguns segundos do trio da frente. Brand acabou por cometer um erro que bloqueou Schreiber e Pieterse ficou isolada na frente da corrida. Van Empel rapidamente largou Zemanová e passou direta por Brand e Schreiber, tentando assim fechar o espaço para Pieterse. No final da volta inicial, Pieterse tinha 10s de vantagem sobre Van Empel e 13s sobre Brand. Ceylin Alvarado não teve um bom arranque, mas a neerlandesa fez uma boa recuperação e estava com Schreiber a 20s da líder.
Na segunda volta, Brand conseguiu rapidamente chegar à roda de Van Empel. Alvarado largou Schreiber e fez uma grande recuperação, conseguindo chegar a Brand e Van Empel. Pieterse manteve o seu ritmo e tinha agora 16s de vantagem sobre as três perseguidoras. No início da terceira volta, Alvarado acelerou e tentava largar Van Empel e Brand. Van Empel acabou por sofrer uma queda e a Campeã do Mundo tinha de puxar para tentar reentrar na luta pelo pódio. No final da volta, Pieterse tinha 21s de vantagem sobre Alvarado e Brand e 28s sobre Van Empel.
Na quarta volta, Brand aumentou o ritmo, Alvarado conseguiu seguir a sua compatriota e as duas estavam agora a 15s de Pieterse. Van Empel parece ter ficado um pouco marcada pela queda e seguia a 24s. Na penúltima volta, o ritmo da corrida continuou altíssimo e Pieterse tinha 14s de vantagem sobre Alvarado e Brand e 22s sobre Van Empel.
Na volta final, Pieterse cometeu alguns erros e Alvarado conseguiu fazer a ponte na fase mais difícil do circuito. Brand não conseguiu fazer a ponte, a neerlandesa parecia estar a quebrar e via Van Empel conseguiu encostar na roda. Pieterse aumentou o ritmo na fase final e foi abrindo um espaço sobre Alvarado. A campeã neerlandesa não cometeu um erros e conquistou assim a sua terceira vitória da temporada. Alvarado esteve de perto de voltar às vitórias, mas acabou por ceder na fase final e terminou em 2º a 6s. Brand conseguiu ser 3ª 12s, após aguentar o forte ritmo de Van Empel, que terminou pela primeira vez nesta temporada fora do pódio.
Sara Casasola (FAS Airport Services – Guerciotti) e Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Bingoal) fizeram uma grande corrida e a italiana acabou por ser mais forte ao sprint que a jovem neerlandesa para ser 5ª a 1:58. Blanka Vas (Team SD Worx) fez uma boa corrida de trás para a frente e foi assim 7ª a 2:09. A jovem checa Kristyna Zemanová (Brilon Racing TEAM MB) também continua a mostrar a sua excelente forma nesta temporada ao conseguir ser 10ª a 2:35. Destaca-se a grande corrida da canadiana de 18 anos Ava Holmgren (Canada National Team) que foi 14ª a 2:59.
Ceylin Alvarado segue líder da Taça do Mundo de Ciclocrosse e soma agora uma pontuação confortável de 312pts. Lucinda Brand manteve-se na 2ª posição e está a 75pts da sua compatriota. Puck Pieterse também segue na 3ª posição e tem agora 220pts, estando a apenas 15pts de Brand.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: SportPic_Agency