Thibau Nys e Fem van Empel conquistam o Koppenbergcross e são os primeiros líderes do X2O Badkamers Trophee!

O X2O Badkamers Trophee de 2023/2024 teve hoje início, no tradicional circuito do feriado de Todos os Santos, em Oudenaarde, com duas corridas intensas e de grande qualidade, onde prevaleceram os dois nomes que mais fortes se têm apresentado ao longo da temporada, Thibau Nys (Baloise Trek Lions) e Fem van Empel (Jumbo – Visma)! Se a corrida feminina teve um sentido único, a masculina teve uma disputa intensa pelas posições de pódio, atrás do grande vencedor.

Corrida Masculina

O jovem belga Thibau Nys regressou hoje às vitórias, a sua terceira em cinco corridas esta temporada, ao triunfar no icónico X2O Badkamers Trophee de Oudenaard, vulgarmente conhecido como o Koppenbergcross, um palco onde o seu pai, Sven Nys, já havia vencido por nove vezes! Com um solo de quase 50min, Nys bateu o seu colega de equipa e Campeão dos Países Baixos, Lars van der Haar (Baloise Trek Lions) por 11s e o compatriota Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen Bingoal) por 16s.

O começo no duríssimo muro do Koppenberg trouxe os melhores ciclistas para a frente do pelotão, mas por rapidamente os erros começaram a aparecer, com Thibau Nys a ser tocado na roda traseira e a ficar para trás, assim como Michael Vanthourenhout. A primeira passagem pelas boxes levou desde logo a várias trocas de bicicleta, devido ao percurso bastante enlameado, mas permitiu que os dois ciclistas começassem desde logo a recuperar posições.

O início de corrida potenciou uma seleção natural de valores, com Thibau Nys e Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) a isolarem-se na frente da corrida, na companhia de um surpreendente Lander Loockx (TdT – Unibet). Os grandes candidatos além dos jovens da Baloise Trek Lions, Lars van der Haar (Baloise Trek Lions), Eli Iserbyt, e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) seguiam já mais atrás, e cruzavam a linha de meta com 15s de atraso para Thibau Nys, que já seguia isolado, após a primeira volta da corrida.

A segunda volta da corrida fez o jovem belga da TdT – Unibet quebrar, e os veteranos na perseguição aproveitaram para encostar em Pim Ronhaar, formando assim um grupo perseguidor com quatro unidades, que procurava alcançar Thibau Nys na dianteira. O jovem Ronhaar era mesmo quem passava por maiores dificuldades, com as zonas enlameadas e mais técnicas a fazerem-no perder terreno para os adversários. Ronhaar acabou mesmo por descolar do primeiro grupo perseguidor e foi alcançado por Loockx e por Cameron Mason (Cyclocross Reds), que seguiam cerca de 10s mais atrás.

O final dessa volta, acabou por partir ainda mais a corrida, mas Nys liderava com uma vantagem maior, tendo Iserbyt, Vanthourenhout, van der Haar e Mason a pouco menos de 25s de distância. As perdas de Pim Ronhaar faziam-se sentir, e o neerlandês rodava já a 52s do seu colega de equipa após uma volta onde perdeu mais de 45s!

Na terceira volta, Eli Iserbyt entrou à procura de fazer diferenças e perseguir Thibau Nys, e o quarteto na perseguição acabou por sentir isso mesmo, alongando-se durante várias centenas de metros. A vantagem de Nys foi mantendo-se, mas uma queda do jovem belga fez os adversários recuperar alguns segundos, mas sem aparentes consequências físicas. Na perseguição, Cameron Mason pagava a fatura e descolava dos adversários, mas era no Koppenberg que se voltavam a fazer diferenças, com Eli Iserbyt a atacar e a recuperar a desvantagem até aos 12s.

O avanço de Iserbyt sobre os restantes perseguidores acabou por se fechar logo no início da quarta volta devido a um erro do belga, que permitiu que van der Haar o alcançasse na companhia de Vanthourenhout. Os homens na perseguição foram trocando posições ao longo da volta, sem ganharem terreno a Thibau Nys, mas o Koppenberg acabou por selecionar valores, com Iserbyt a destacar-se, a pouco mais de 20s de Nys, com van der Haar a 27s e Vanthourenhout a quebrar completamente e a rodar já com 40s de atraso, atrás de Cameron Mason, que fazia uma grande prova!

Na volta final, foi Lars van der Haar a grande figura, com uma exibição de grande nível que lhe permitiu rapidamente encostar em Iserbyt sem forçar em demasia. Numa volta sem grandes dificuldades, Thibau Nys acabou por naturalmente confirmar uma grande vitória, a sua terceira da temporada num dos palcos mais icónicos do calendário, e com direito a dobradinha da Baloise Trek Lions após uma incrível subida de Lars van der Haar ao Koppenberg, que o colocou na segunda posição final, a apenas 11s do seu colega de equipa que celebrava uma grande vitória, a 10ª da família Nys em Oudenaarde. Iserbyt fechava em terceiro, a 16s, e Cameron Mason era quarto, a 36s, numa grande exibição! Vanthourenhout foi apenas quinto, já a 1:15.

O pódio Elite masculino com Lars van der Haar, Thibau Nys e Eli Iserbyt (da esquerda para a direita) (Foto: TFoto)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Corrida Feminina

Fem van Empel continua imbatível esta temporada! (Foto: Cor Vos)

A Campeã Mundial Fem van Empel (Jumbo – Visma) foi a grande figura da corrida feminina, dominando desde cedo e sem dar qualquer hipótese à concorrência, para conquistar o seu sexto triunfo da temporada em outras tantas corridas! A neerlandesa Denise Betsema (Pauwels Sauzen Bingoal) voltou aos pódios após o acidente do último verão, e foi segunda, já a uns longínquos 1:50. A britânica Anna Kay (Cyclocross Reds) foi uma das grandes surpesas do dia, e terminou na terceira posição, a 2:08.

A manhã de ciclocrosse em Oudenaarde abriu com a corrida Elite Feminina como a primeira grande corrida do dia, e foi logo após a primeira passagem pelo Koppenberg que se começaram a fazer as primeiras diferenças, com Fem van Empel a ganhar um grande avanço sobre as adversárias e Denise Betsema a destacar-se ligeiramente na segunda posição. Annemarie Worst (Cyclocross Reds) ainda se aproximou de Betsema durante a fase intermédia da primeira de três voltas ao longo circuito local, mas a subida ao Koppenberg fez a neerlandesa quebrar.

Na passagem pela meta após a primeira volta, van Empel liderava com 25s sobre Betsema e pouco mais de 50s sobre Kim van de Steene, Anna Kay e também Inge van der Heijden (Cyclocross Reds). Worst rodava já na sexta posição a mais de 1min. Na segunda volta destacaram-se van de Steene e Kay na luta pela terceira posição, com as restantes adversárias a quebrarem e van Empel a distanciar-se cada vez mais na liderança.

Van Empel entrou na última volta já com 1:15 de vantagem sobre Betsema, e com Anna Kay a destacar-se na luta pelo terceiro posto, cerca de 20s mais atrás. A terceira volta não viu qualquer alteração de posição nas posições de pódio, com van Empel a consagrar-se a grande vencedora, pela segunda vez neste circuito, deixando Betsema a 1:50 e Kay a 2:08. Destaque para as atletas que completaram o top5, com van de Steene a ser quarta, a 2:56, e a sua compatriota Kiona Crabbé (Proximus – Cyclis – AlphaMotorHomes CT) a ser quinta, a 3:09.

O pódio Elite feminino com Denise Betsema, Fem van Empel e Anna Kay (da esquerda para a direita) (Foto: TFoto)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: TFoto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock