Do Ciclocrosse para o XCO: Tom Pidcock e Puck Pieterse vencem Taça do Mundo de Nove Mesto na Morave!

A primeira ronda da Taça do Mundo de Mountain Bike para os atletas de Cross-Country terminou este domingo com as corridas de XCO dos Elites, apesar de juniores e Sub23 já terem cumprido as suas participações no sábado. As vitórias foram bastante sonantes, já que tivemos dois nomes de grande valia no Ciclocrosse a destacarem-se também nesta vertente! Tom Pidcock, que já é também o atual Campeão Europeu de XCO, e Puck Pieterse são os nomes em questão, e os primeiros líderes da Taça do Mundo neste novo formato que promete dar que falar em 2023!

Elites Masculinos

O Pódio Elite Masculino com Joshua Dubau – Tom Pidcock – Nino Schurter (da esquerda para a direita)

A corrida dos Elites terminou com uma grande vitória de Tom Pidcock (INEOS Grenadiers), ele que se destacou ainda bastante cedo, mas que teve ainda um infortúnio que trouxe mais emoção à corrida. O britânico chegou a solo após se isolar na última volta, e bateu o francês Joshua Dubau (Rockrider Ford Racing Team), que foi uma das grandes surpresas do dia e deste início de temporada, por 5s, e o Campeão Mundial, o suíço Nino Schurter (SCOTT – SRAM MTB Racing Team) por 23s.

Pidcock foi quem melhor abriu a corrida, e rapidamente colocou todo o pelotão em sentido na primeira volta. Após respirar por uns momentos, apesar de o ritmo se ter mantido alto, o Campeão da Europa atacou na terceira volta, e apenas Dubau o conseguiu seguir, após um erro do alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CCLCTV), que fez todo o restante grupo colocar o pé no chão e perder o contacto para não mais alcançar a dianteira. O ciclista alemão rapidamente perdeu o contacto com os dois, e juntou-se na perseguição a Nino Schurter.

Na quarta volta, a dupla na frente acabaria por aumentar a vantagem para os 30s, após Pidcock ter atacado Dubau por várias vezes, sem sucesso, e na perseguição Nino Schurter receberia a companhia do francês Jordan Sarrou (Team BMC). Na volta 5, Pidcock cometia um erro e caía, deixando Dubau na frente, mas o esforço do Campeão da Europa fê-lo reentrar já no início da volta 7, com a perseguição a estar reduzida a Schurter e Sarrou, a 21s. Na volta final, Pidcock fez a diferença e atacou para alcançar a vitória, com Dubau a 5s e Schurter a vencer o sprint pelo terceiro posto, a 23s.

Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) foi o único representante português, mas acabou por terminar a 1 volta do vencedor, após um arranque nada bom em que sofreu uma queda antes da primeira curva, que o colocou desde logo na parte de trás da corrida.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Elites Femininas

Puck Pieterse abriu a Taça do Mundo a bater a Campeã Mundial!

A corrida das Elites Femininas terminou com uma grande vitória de Puck Pieterse (Alpecin – Deceuninck), que se isolou na última volta para se estrear a vencer na Taça do Mundo entre as elites! A neerlandesa bateu a Campeã Mundial, a francesa Pauline Ferrand-Prevot (INEOS Grenadiers) por 5s, e a francesa Loana Lecomte (Canyon CCLCTV) por 11s.

A volta inaugural da corrida viu a sul-africana Haley Batten (Specialized Factory Racing) abrir melhor e ganhar vantagem sobre as restantes logo na primeira volta. A única que se conseguiu aproximar foi a britânica Evie Richards, mas na segunda volta o cenário acabou por mudar. Richards estava mais forte e isolou-se na dianteira, enquanto a 15s se formava um grupo perseguidor com Pieterse, Prevot, Batten, Sina Frei (Specialized Factory Racing) e Martina Berta (Santa Cruz Rockshox Pro Team).

O Pódio Elite Feminino com o top5: Evie Richards – Pauline Ferrand-Prevot – Puck Pieterse – Loana Lecomte – Alessandra Keller (da esquerda para a direita)

Na volta três, Pieterse e Prevot isolaram-se na perseguição, e na volta seguinte chegariam mesmo à dianteira, após um problema de Richards a ter colocado com 30s de atraso. Quem brilhava era Loana Lecomte, que se colocava na terceira posição, a 10s da dupla na liderança. Só na volta 6 nova diferença voltou a acontecer, com Ferrand-Prevot a isolar-se, mas não por muito tempo. Pieterse alcançou-a no início da volta final e atacou para uma grande vitória a solo, após um final recheado de emoção! Lecomte conseguia ser terceira, enquanto Richards era ainda quarta, a 16s, após ter feito as duas voltas finais mais rápidas!

Raquel Queirós terminou a sua primeira Taça do Mundo de XCO como Elite a 1 volta da vencedora! (Foto: DaniaPPhoto)

Raquel Queirós (MMR Factory Team) não terminou a corrida, ficando a uma volta da vencedora.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Sub-23 Masculinos

O Pódio Sub-23 Masculino com Dario Lillo – Oliver Solvhoj – Tom Schellekens (da esquerda para a direita)

Nos Sub-23 Masculinos a vitória sorriu ao dinamarquês Oliver Solvhoj, que triunfou perante o suíço Dario Lillo (Scott Davos MTB Project) por 2s após um final bastante animado entre os dois. O neerlandês Tom Schellekens foi terceiro, a 41s.

João Cruz foi 64º a 6:20 e Diogo Neves 69º a 6:48.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Sub-23 Femininas

O Pódio Sub-23 Feminino com Ginia Caluori – Heby Sofie Pedersen – Emilly Johnston (da esquerda para a direita)

Nas Sub-23 Femininas, a vitória sorriu também à Dinamarca, numa corrida completamente dominada por Heby Sofie Pedersen (Willier – Pirelli Factory Team), que triunfou a solo com 30s de vantagem sobre a suíça Ginia Caluori (Thomus Akros – YoungStars), e 1:20 sobre a canadiana Emilly Johnston (Trek Future Racing).

Ana Santos regressou à Taça do Mundo de XCO após a ausência prolongada por lesão em 2022! (Foto: David Simó)

Ana Santos (X-Sauce Factory Team) foi 51ª a 10:11, num dia que revelou ter sido menos bom em cima da bicicleta.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Juniores Masculinos

Nos Juniores Masculinos, a vitória sorriu ao dinamarquês Albert Philipsen (Canyon CLLCTV), que se destacou na volta final da corrida, onde recuperou de uma desvantagem de 18s para vencer com 38s sobre o norueguês Sivert Ekroll. O pódio ficou completo com o checo David Friedel, a 1:16.

Rafael Sousa foi o melhor português, na 42ª posição a 4:51, enquanto Guilherme Barros foi 100º a 10:15.

Juniores Femininas

Nas Juniores Femininas, a norte-americana Andelyn Aagard (Bear National Team) foi a grande vencedora, numa corrida que dominou desde a terceira de cinco voltas, batendo a norueguesa Kamilla Aasebo (SK Rye / Norway) por 47s e a canadiana Ava Holmgren por 48s.

Beatriz Guerra foi a melhor portuguesa, terminando na 36ª posição, a 7:58, enquanto Raquel Dias foi 43ª, a 9:40.

Fotos: UCI MTB / Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock